Cruzeiro

Continua o impasse sobre oficialização do título estadual do Cruzeiro de 1926

Federação Mineira teria reconhecido título do Cruzeiro de 1926 e voltado atrás; clube celeste acusa instituição de partidarismo e FMF desconhece reconhecimento

postado em 16/05/2011 18:09 / atualizado em 16/05/2011 20:37

Reprodução/Revista do Cruzeiro/Site Oficial da FMF/Maio de 2000

Quantas vezes o Cruzeiro foi campeão mineiro? Depois da conquista do título de 2011, nesse domingo, alguns órgãos de imprensa publicaram que essa foi a 37ª conquista estadual estrelada (posição oficial do Cruzeiro), outros disseram que foi a 36ª e alguns outros, pautados pela posição oficial da Federação Mineira de Futebol, divulgaram o número 35, que consta no site da entidade maior do futebol mineiro.

Leia também sobre a história do Campeonato Mineiro


O Superesportes procurou entender os motivos desse impasse e se deparou com uma questão no mínimo inusitada. O Cruzeiro considera o título do Supercampeonato Mineiro de 2002 como estadual e ainda o de 1926, quando houve a disputa de dois torneios, um vencido pelo Galo, outro pela Raposa. Esta conquista teria sido oficialmente reconhecida pela FMF em 1998 e publicada no site oficial da entidade, mas atualmente a página aponta somente o Alvinegro campeão daquele ano e o Cruzeiro vice, embora os registros do clube celeste apontem que a equipe sequer participou do torneio vencido pelo Atlético.

De acordo com o gerente de futebol do Cruzeiro, Valdir Barbosa, a oficialização do título de 1926 ocorreu, de fato, em 1998, sem nenhuma solenidade. Na época, Barbosa era assessor de imprensa do clube. A Revista do Cruzeiro número 47, de maio de 2000, traz uma reprodução do site oficial da FMF da época com a oficialização do título de 1926. Na lista dos campeões, havia um asterisco no ano especificado, com a observação da Federação: “Havia dois campeonatos organizados por duas ligas diferentes. O título do Palestra de 1.926 foi reconhecido em 98, pela Federação”.

Para Barbosa, a possível ‘desoficialização’ do título de 1926 é um ato de partidarismo da FMF. “Dois campeonatos tão antigos em uma época que o futebol era tão amador, de repente opta-se por um. Era bom que eles esclarecessem de verdade os critérios da opção. A coisa está ficando cada dia mais escandalosa em termos de partidarismo. Esse título, para te falar a verdade, não faz falta nenhuma para o Cruzeiro, mas por que o outro vale e este não vale?”, questionou o gerente de futebol celeste.

”Na ocasião, foi um trabalho feito pelo Carlos Henrique, ele era nosso historiador e fez uma série de pesquisas em jornais da época, trabalhou em cima disso aí e a Federação se comprometeu e disse que estaria oficializado, depois pularam no mato, o que é normal. A gente não estranha esse tipo de comportamento. Na ocasião, disseram que realmente a pesquisa tinha razão e dois campeões deveriam ser decretados, como já aconteceu em outra ocasião, em 1932, quando Atlético e Villa disputaram dois campeonatos. Nesse ano valeu os dois. Mas não tem problema, eles fazem o que eles quiserem. Deixa isso para lá, a satisfação é deles, nós temos outro tipo de satisfação”, disparou Barbosa.

Entenda o caso

Em 1926, houve a disputa de dois campeonatos distintos em Belo Horizonte, realizados por duas ligas diferentes. O Cruzeiro foi campeão do torneio organizado pela Associação Mineira de Esportes Terrestres e o Atlético venceu a competição da Liga Mineira de Desportos Terrestres, que acabou transformando-se, mais tarde, na Federação Mineira de Futebol. A FMF considera o Cruzeiro vice-campeão mineiro da competição conquistada pelo Galo, embora o clube celeste afirme que não tenha disputado o torneio.

De acordo com os registros históricos da Raposa, o campeonato disputado pela equipe contava ainda com os clubes Minas Geraes, Avante, Olympic, Fluminense, Grêmio e Santa Cruz, já o torneio vencido pelo Atlético contou com outras seis equipes: América, Calafate, Guarany, Syrio, Palmeiras e Sete de Setembro. O vice-campeão desse torneio teria sido o Palmeiras, do bairro Santa Efigênia, e não o Cruzeiro, como informa o site da FMF.

Um caso semelhante ocorreu em 1932. Cruzeiro, América, Villa Nova, Sete de Setembro, Grêmio Calafate e Vespasiano foram os dissidentes da LMDT e houve novamente dois campeonatos. O Galo foi campeão de um deles (o 'oficial') e o Villa foi o campeão do outro. O torneio vencido pelo Alvinegro teria contado com a participação de Alves Nogueira, Sport Calafate, Carlos Prates, Fluminense, Guarany, Retiro e Santa Cruz. A FMF reconhece os títulos do Villa Nova e do Atlético oficialmente.

Federação desconhece reconhecimento

Procurada pelo Superesportes, a FMF justificou, por meio da sua assessoria de imprensa, que jamais reconheceu o título de 1926 e que o campeonato vencido pelo Cruzeiro foi extraoficial. Já o chefe do departamento de futebol da entidade, Edmar Francisco Pires, revelou que não sabia desse imbróglio e apontou alguns veículos de imprensa como mais credíveis do que a própria Federação para dar uma posição mais bem apurada sobre o assunto.

“Eu não tenho como te informar. O que tenho é o que consta no nosso informativo, que foi o Atlético campeão e o Cruzeiro vice. Essa informação que o senhor está me passando eu não tenho conhecimento. Eu tenho que conversar com outras pessoas, mas vai ser difícil aqui, porque os funcionários antigos daqui já saíram todos. Isso aí você tem que ver se tem no Estado de Minas ou na Rádio Itatiaia, um desses dois veículos pode ser que te informe melhor do que a gente”, disse Edmar.

”Eu sou responsável pelas estatísticas do tempo que eu estou aqui na Federação mexendo com esse departamento, as informações anteriores eu acompanho pelo que está escrito aí. O que eu posso informar é o que está no arquivo, no nosso site”, completou.

O presidente da Federação, Paulo Schettino, também reafirmou os dados publicados no site oficial da instituição. “O campeão mineiro pela Federação Mineira de Futebol é o Atlético. O que a Federação descobriu até através do próprio Cruzeiro é que neste ano o Cruzeiro disputou depois outro campeonato, mas o campeonato da Federação, que na época me parece que chamava Liga Mineira de Desportos Terrestres, tem o Atlético campeão e o Cruzeiro vice. Nunca houve um reconhecimento deste título do Cruzeiro por parte da Federação. Eu conversei agora inclusive com o Edmar (chefe do departamento de futebol) e não houve”, disse Schettino.

Tags: