Cruzeiro

Brandão está de saída para o Grêmio

Clube gaúcho negocia transferência do atacante e deve anunciá-lo nas próximas horas

postado em 02/08/2011 19:55 / atualizado em 02/08/2011 20:16

Vipcomm/Washington Alves
Sem poder contratar Wellington Paulista, impedido pela Fifa de jogar em um terceiro clube brasileiro na mesma temporada, o Grêmio foi atrás de Brandão e está perto de um acordo. O jogador deve ser o primeiro reforço anunciado pelo novo diretor de futebol do clube gaúcho, Paulo Palaipe.

Brandão chegou a ser relacionado pelo técnico Joel Santana para enfrentar o Flamengo, nesta quarta-feira, em Sete Lagoas, pela 14ª rodada do Brasileirão, mas deve deixar a concentração para acertar os últimos detalhes do seu contrato com o Grêmio.

O jogador ficou fora das convocações dos últimos quatro jogos. Como Brandão tem salário alto e não correspondeu em Belo Horizonte, a diretoria pretendia há algum tempo a sua saída.

Brandão chegou ao Cruzeiro em março vindo por empréstimo gratuito do Olympique de Marselha (FRA), mas só pôde estrear diante do Once Caldas, em Manizales, no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores, em 27 de abril. Nesse dia, ele teve uma lesão muscular na coxa esquerda e só voltou a ser titular no empate por 1 a 1 com o Palmeiras, pela segunda rodada do Brasileiro.

O atacante ainda entrou como suplente nos jogos contra Fluminense, América, Coritiba e São Paulo.

Nesses seis jogos pelo Cruzeiro, Brandão não marcou gols nem deu assistências.

Histórico na Europa


Brandão estava na Europa desde 2002, quando se transferiu do São Caetano para o Shakhtar Donetsk da Ucrânia, onde foi ídolo e conquistou sete títulos. Individualmente, ele se destacou como artilheiro do Campeonato Ucraniano de 2006, com 15 gols.

Em janeiro de 2009, Brandão foi adquirido pelo Olympique de Marselha por seis milhões de euros. Desde então, firmou-se como titular da equipe dirigida pelo ex-craque Didier Deschamps e conquistou a Copa da Liga e o Campeonato Francês de 2010.

Na última temporada europeia, Brandão disputou 19 jogos pelo Francês (13 como titular), marcou apenas um gol e recebeu dois cartões amarelos. Por torneios europeus, ele fez oito apresentações e um gol.

Em dois anos, Brandão fez 16 gols em 54 jogos pelo Olympique.

Sua melhor temporada na Europa foi a de 2005/06, pelo Shakhtar, com 15 gols em 26 partidas.

O atacante ainda tem contrato a cumprir com o Olympique de Marselha até julho de 2013. Sua multa rescisória está fixada em 4 milhões de euros.

Escândalo

Em março, Brandão foi indiciado pelo Ministério Público francês por suposto estupro de uma jovem de 23 anos. O caso ocorreu numa madrugada do dia 2 de março, em Aix-en-Provence, após o jogador deixar uma boate com a garota. Exames apontaram que ambos estavam embriagados.

Brandão alega que teve relação sexual com o consentimento da jovem.

Ainda assim, o presidente do Olympique de Marselha, Jean-Claude Dassier, considerou o caso grave, por ter ocorrido às vésperas de um jogo importante contra o Lille.

Sentindo que Brandão não teria mais ambiente no Olympique de Marselha, Jean-Claude Dassier entendia, já àquela altura, que o melhor era a liberação do atacante para jogar em outro clube. (UAI)

Tags: