O presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, fez todos os esforços para segurar Montillo na Toca da Raposa II, mesmo com as ofertas tentadores dos clubes paulistas. Apesar disso, a situação financeira difícil pela qual passa o clube impede o mandatário de competir com as grandes equipes do futebol nacional.
O último caso de perda de reforço para rival brasileiro por problema financeiro foi o atacante Jajá Coelho, que estava no Al Ahli, mesmo clube de Osvaldo, e foi contratado pelo Internacional. Jajá esteve perto de ser contratado pelo Cruzeiro, mas o clube celeste considerou alta sua pedida salarial. A princípio, a diretoria negou o negócio. Posteriormente, assumiu que não houve evolução por conta dos valores elevados.
O pai do jogador, Eisenhouwer, confirmou ao Superesportes que o salário foi o grande entrave para o negócio. ”O Cruzeiro demonstrou interesse sim e o Jajá foi a BH para conversar, mas esbarrou na parte salarial”. Os valores couberam no bolso do Internacional e o Colorado contratou o atacante, revelado pelo América e que fez toda a sua carreira no futebol do exterior.
O zagueiro Anderson, destaque do Atlético-GO no último Brasileiro, também esteve muito perto de assinar com o Cruzeiro, mas acabou transferindo-se para o Fluminense. O defensor marcou gol em sua estreia com a camisa tricolor, na última semana, contra o Volta Redonda.
Osvaldo e Marcos Aurélio
Outro jogador perdido pelo Cruzeiro para o Internacional foi o atacante Marcos Aurélio, que estava no Coritiba. Nesse caso, a diretoria celeste confirmou o interesse e as investidas para contar com o atleta desde o início. O negócio se arrastou por algumas semanas e o Colorado acabou fazendo proposta melhor que a do Cruzeiro. No clube gaúcho, Marcos Aurélio é reserva de Leandro Damião e Dagoberto, e já marcou um gol no Campeonato Gaúcho, contra o Veranópolis.
Mais conhecida da torcida cruzeirense, a novela Osvaldo se estendeu por alguns meses. O clube celeste demonstrou interesse no atleta em novembro do ano passado. Em dezembro, enviou um representante aos Emirados Árabes Unidos, o advogado Breno Tanure, para formalizar a proposta de compra de 100% dos direitos econômicos do jogador. O São Paulo entrou na negociação posteriormente e, mesmo com a garantia do empresário do atleta de preferência ao Cruzeiro, o clube celeste perdeu o negócio.
Fabrício e outros contratos encerrados
O Cruzeiro também perdeu jogadores em término de contrato para adversários brasileiros. O caso mais emblemático foi o do volante Fabrício, que tinha grande identificação com a torcida celeste. O São Paulo acabou oferecendo contrato mais vantajoso para o atleta e o tirou da Toca da Raposa II.
Em outros dois casos, o Cruzeiro optou por não renovar vínculo. O volante Marquinhos Paraná não chegou a acordo com a diretoria e assinou com o Sport Recife, que subiu para a Série A este ano. O zagueiro Naldo terminou contrato de empréstimo e o Cruzeiro pediu reempréstimo ao empresário do atleta, em vez de exercer o direito de compra. Por isso, o defensor acabou se transferindo para o Grêmio.