Cruzeiro

Mancini vê gesto de Alessandro como 'injeção de ânimo' para novo clássico

Cruzeiro e América se reencontrarão no domingo, às 16h, na Arena do Jacaré

postado em 24/04/2012 19:53 / atualizado em 24/04/2012 20:06

Jorge Gontijo/EM/D.A Press

A comemoração polêmica do atacante Alessandro durante a vitória do América por 3 a 2, no domingo, pelo primeiro jogo da semifinal do Campeonato Mineiro, será usada como estímulo para o Cruzeiro para a decisão de uma vaga na final. Esse foi o pedido do técnico Vágner Mancini para seus comandados.
 
O treinador avalia que o episódio envolvendo o atacante do Coelho tem de ser levada a campo neste domingo, quando Cruzeiro e América se enfrentam pelo segundo jogo de volta da semifinal do Mineiro, na Arena do Jacaré.
 
“Acho que tem de levar, porque não é uma coisa que tem de ser vista como hábito do jogo. Não surgiu depois do primeiro gol ou do segundo. Surgiu depois do terceiro. A gente que está um pouco de fora tem de tentar fazer que nosso time possa render durante a semana e possa reverter a situação. Tudo que foi dito acaba sendo usado como injeção de ânimo. Todos ficaram chateados com isso e tenho certeza que vai servir como estímulo para domingo”, analisou o treinador cruzeirense.

Depois do gesto polêmico de Alessandro na comemoração, o Cruzeiro reagiu e marcou duas vezes, dando números finais ao placar: 3 a 2. Para Vágner Mancini, o sentimento de ter sido provocado foi determinante para que o time celeste se reerguesse em campo.

"Naquele momento, o gesto do Alessandro foi fundamental, porque tínhamos uma equipe desconcentrada em campo. Assim, você precisa de um fato novo para reengrenar. Vestir a acamisa do Cruzeiro é motivação extrema para entrar em campo e ganhar, mas quando você está desconcentrado, você tenta reagir de outras formas", afirmou.
 
Vágner Mancini, entretanto, ressaltou que o Cruzeiro não pode perder o foco no reencontro com o América. Derrotado no primeiro jogo, o time celeste precisa vencer neste domingo para se classificar para a final do Campeonato Mineiro.
 
“É importante quando você usa como estímulo, não como atitude de jogo, se não você vai entrar desfocado do que deve, que é jogar futebol. Não dá para iniciar semana decisiva pensando em ganhar de qualquer forma. Fundamental que neste momento a gente recorra à calma, mas sem sair da linha de raciocínio, que vinha bem. Não há motivo para apavorar. Há motivo para usar todas as ferramentas que temos”, observou.
 
Técnico defende Roger
 
Depois de o América abrir 3 a 0 na partida de ida, Alessandro comemorou com sinal de “finalizado”.  Após o Cruzeiro reagir e diminuir a desvantagem para 3 a 2, o meia Roger condenou a atitude do atacante do Coelho.
 
Para o técnico Vágner Mancini, a atitude de Alessandro não pode ser comparada à provocação que Roger fez à torcida do Atlético durante clássico pela primeira fase do Estadual. “São dois casos diferentes. Naquela situação, Roger foi ofendido e fez aquele gesto. Nesse caso, há gesto do Alessandro com risadinha que a gente sabe o que significa. Ser humano é livre para fazer o que quer. Nós entendemos de forma ofensiva. O Cruzeiro é um time de peso. Agora é até uma oportunidade de se falar que o time que chegar à final chegue jogando futebol, sem usar violência”, comentou.