Cruzeiro

Polícia Federal faz busca e apreensão na casa de ex-presidente do Cruzeiro

Alvimar é suspeito de fraudar licitações para fornecer alimentação em escolas e presídios

postado em 26/06/2012 08:35 / atualizado em 26/06/2012 17:01

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
Agentes da Receita Estadual e da Polícia Militar cumpriram na manhã desta terça-feira, no apartamento do irmão do senador Zezé Perrella, o empresário Alvimar de Oliveira Costa, mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça. O empresário é dono da empresa Stillus Alimentação e é suspeito de chefiar esquema criminoso para manipular licitações para fornecimento de comida para presídios e escolas públicas em seis cidades mineiras e em Palmas, no Tocantins. Ele e outros cinco empresários foram alvo de investigação do Ministério Público Estadual (MPE) por participarem de contratos que movimentaram a soma R$ 166 milhões, dos quais R$ 55 milhões podem ter sido desviados. As outras cinco empresas citadas pelo MPE de participar da fraude apurada são Bom Menu, Gaúcha Alimentos, Gomes Maciel, MC Alimentação e Nutrição Refeição.

A presença dos policiais e auditores fiscais na casa de Alvimar faz parte da Operação Laranja com Pequi, iniciada simultaneamente, na manhã desta terça-feira, em Belo Horizonte, Juiz de Fora, Itaúna, Patos de Minas, Três Corações e Montes Claros, além da capital de Tocantins. A operação é comandada pelo Ministério Público Estadual, com apoio das polícias Federal e Militar, além da Receita Estadual.

Em Belo Horizonte, são suspeitos de participar do esquema criminoso, de acordo com promotores públicos estaduais, funcionários públicos das secretarias de Defesa Social e de Planejamento e Gestão, e, também, servidores do DER/MG. Os promotores também disseram que o principal alvo da Operação Laranja com Pequi é a Prefeitura de Montes Claros.

Montes Claros

Em Montes Claros, no Norte de Minas, a Polícia Federal cumpre seis mandados de prisão e um de busca e apreensão na Prefeitura Municipal, que está fechada ao público. No local, a presença apenas de agentes federais e auditores da Receita estadual que para análise de documentos e apreensão de computadores. Já estão presos na sede da Polícia Federal, naquela cidade, o vereador Athos Mameluque (PMDB), o empresário Vítor Oliveira, o ex-secretário de Serviços Urbanos João Ferro e o assessor especial da prefeitura de Montes Claros, Noélio Oliveira. Mais dois mandados de prisão devem ser executados ainda hoje, envolvendo funcionários públicos da prefeitura de Montes Claros.

Formação de quadrilha

De acordo com a Polícia Federal, a operação em Montes Claros busca desarticular quadrilha suspeita de fraudar licitação em órgãos estaduais e em diversos municípios mineiros para compra de merenda escolar e fornecimento de comida para presídios. A Polícia Federal cumpre, em Minas e em Tocantins, 27 mandados, sendo oito de prisão de agentes públicos e 19 mandados de busca e apreensão em residências e empresas e, ainda, nas sedes da Prefeitura e da Câmara Municipal de Montes Claros. Os demais mandados estão sendo executados sob a alçada do Ministério Público de Minas Gerais, em parceria com a Receita Estadual e Polícias do Estado/MG.

As investigações começaram em 2010, quando foi instaurada pela Polícia federal, naquele município, inquérito policial destinado a apurar direcionamento da licitação e o consequente desvio de recursos públicos do Fundeb destinados à aquisição de merenda escolar. O inquérito foi remetido para o Ministério Público Estadual, que também investigava o mesmo assunto, além do fornecimento de alimentação a sistemas prisionais e escolas públicas em municípios mineiros. Se condenados, as penas máximas aplicadas aos crimes ultrapassam 30 anos.

Cruzeiro


A gestão dos irmãos Perrella no Cruzeiro durou 17 anos e teve como carro-chefe a conquista de 22 títulos. Zezé assumiu a presidência celeste em 1995 e ficou até 2002. Na temporada 2003, ano em que o clube ganhou a Tríplice Coroa, o comando do clube estava nas mãos de Alvimar. Ele ficou à frente do Cruzeiro até 2008, quando passou o bastão, novamente, para Zezé. A era dos irmãos Perrella findou em 2011. O responsável em gerir o time celeste neste ano é Gilvan de Pinho Tavares, candidato que foi apoiado pelos antecessores na eleição do ano passado.