Cruzeiro

MERCADO

Mattos promete tentar contratação de Fred, mas vê empecilhos na negociação

Jogador tem contrato com o Flu até 2015 e valor inflacionado no mercado brasileiro

postado em 10/12/2013 14:30 / atualizado em 10/12/2013 14:39

Gilmar Laignier /Superesportes

Fernando Cazaes/Photocamera

Fim de ano no Cruzeiro quase sempre é sinônimo de especulação do retorno de Fred à Toca da Raposa. Este ano, porém, essa possibilidade ganhou força por causa da queda do Fluminense à Série B e pela ascensão que vive o clube celeste técnica e financeiramente. Em 2013, o clube investiu R$ 40 milhões na formação do elenco.

O Superesportes apurou que, para 2014, o clube conta com o interesse de investidores para possíveis contratações caras. Fred, que está com 30 anos, poderia ser uma delas, desde que o Fluminense aceitasse negociar o atleta, que tem contrato até dezembro de 2015, e que o próprio jogador reduzisse seu salário para um valor compatível com as demais estrelas do plantel cruzeirense. Entre os conselheiros do clube, há uma ala que é contra a contratação do centroavante, justamente pelos valores inflacionados.

Outros sonham com o retorno do jogador que marcou 56 gols pelo Cruzeiro em 71 jogos, entre 2004 e 2005. O presidente Gilvan de Pinho Tavares e o diretor de futebol Alexandre Mattos fazem parte deste grupo. Mattos promete ir à carga para repatriar Fred, mas salienta que não é um negócio fácil de ser concretizado.

”É um sonho antigo do nosso presidente, eu diria que é o sonho da nação cruzeirense, até do diretor. Eu, pessoalmente, conheço o Fred, gosto muito dele, de longa data, desde a época de América. O que acontece é a gente entender o caminho que o Fred e o Fluminense vão adotar. A gente sabe que o Fred tem mais dois anos (de contrato). Não conheço os números do Fred, possivelmente iremos conhecer para ver a possibilidade real ou não para uma contratação. Se for alguma coisa viável e possível, e de interesse de todas as partes, a gente pode pensar em alguma coisa”, explicou Mattos, em entrevista à Rádio Itatiaia.

Para o dirigente, o fato de o Fluminense ter caído à Série B não impede que Fred continue sendo convocado para a Seleção Brasileira. Portanto, a queda do Tricolor não significaria necessariamente uma facilitação do negócio. O próprio Fred diz que, em princípio, pretende cumprir seu contrato e disputar normalmente a Segunda Divisão.

”Um exemplo é o zagueiro Henrique, que disputou a Segunda Divisão pelo Palmeiras e foi constantemente convocado e pode até ir à Copa do Mundo. Isso talvez não pese no sentido da permanência ou não do Fred. O que temos que entender é o caminho que o Fluminense vai adotar. Obviamente o Cruzeiro vai se informar. Volto a dizer, se for possível, analisando lado técnico, de característica do nosso elenco, se o Fred for compatível, e analisar situação financeira, se isso tudo for compatível, se for de interesse do Fluminense, do Cruzeiro e do jogador, aí sim podemos avançar alguma coisa”, finalizou Mattos.

Tags: fluminense especulação contratação mercado fred cruzeiro