Cruzeiro

SÉRIE A

De volta à Boa Terra

Cruzeiro inicia caminhada no Brasileiro'2014 em Salvador, cidade onde festejou a conquista do título nacional no ano passado. Goleiro Fábio será o único titular da equipe celeste

postado em 20/04/2014 10:01

Paulo Galvão /Estado de Minas

O Cruzeiro começa a defender o título de campeão brasileiro justamente na cidade onde confirmou matematicamente a taça no ano passado – o triunfo sobre o Vitória por 3 a 1 no Barradão foi apenas a cereja do bolo, pois a Raposa já tinha sido beneficiada pela derrota do Atlético-PR para o Criciúma. De volta a Salvador, a equipe celeste enfrenta o Bahia hoje, às 16h, na Fonte Nova, pela primeira rodada da competição, o que, para os supersticiosos, é bom presságio. Já para o técnico Marcelo Oliveira e os jogadores, não passa de mera coincidência. Entre os cruzeirenses, a expectativa é de uma partida complicada, na qual eles terão de lutar bastante para conquistar a primeira vitória no Campeonato Brasileiro’2014.

O pensamento se apoia, sobretudo, no fato de o treinador ter decidido poupar praticamente todos os titulares, em função do desgaste provocado pelas seis partidas disputadas entre 30 de março e 16 de abril, todas decisivas – pelo Campeonato Mineiro e pela Copa Libertadores. Assim, apenas o goleiro Fábio está escalado hoje, tendo a missão de comandar em campo uma equipe que conta com atletas de qualidade e currículo vencedor, mas que deverá sentir a falta de entrosamento.

Para que tudo saia como desejado, Marcelo Oliveira aposta na mobilização dos jogadores e se diz tranquilo em relação ao desempenho dos reservas esta tarde: “Temos um elenco bom. A gente perde um pouco no entrosamento, com um ou outro jogador sem ritmo, mas a qualidade é boa. E a oportunidade é ótima para esses jogadores mostrarem suas qualidades”.

Entre os que terão chance na capital baiana está o volante Tinga. Aos 36 anos e multicampeão, ele acredita que a responsabilidade do Cruzeiro é maior que a dos outros times, por ser o atual campeão. Por isso, na opinião de Tinga, a Raposa é, hoje, a equipe a ser batida na competição. “No Brasil, os clubes demoraram um pouco para entender que nos pontos corridos cada jogo é decisivo. Então, em cada rodada você tem de dar o máximo, e é isso que vamos procurar fazer já a partir do jogo com o Bahia”, afirmou o jogador, lembrando que no ano passado o Cruzeiro arrancou bem, o que foi importante para a sequência do campeonato.

Para ele, o fato de a Raposa usar um time B esta tarde não a exime da necessidade de buscar a vitória: “Fomos campeões mineiros pela força do grupo, muitas vezes foram os reservas que foram escalados no Estadual e nos permitiram chegar ao mata-mata com vantagem. Então, temos de procurar manter essa pegada no Brasileiro, como foi no ano passado”.

NOVO ESQUEMA Além da mudança de peças, haverá também alteração na forma de jogar do Cruzeiro, com a troca do 4-2-3-1 pelo 4-4-2. O meio-campo atuará em forma de losango, com Nílton como primeiro volante, Tinga pela direita, Souza pela esquerda e Marlone centralizado, armando as jogadas. Na frente, Willian fará companhia a Borges.

“Se você olhar a escalação, verá que são jogadores que já foram titulares aqui ou em outras equipes. Tem também aqueles que já passaram pela Seleção. Por isso, digo que vamos fortes para esse primeiro jogo no Brasileiro”, destacou Tinga.

Para Marlone, o importante é o Cruzeiro manter o pensamento vencedor: “Aqui temos de almejar títulos sempre. Ficamos felizes com a conquista do Mineiro e com certeza queremos o Brasileiro. Vamos procurar começar com o pé direito”.

O ADVERSÁRIO
Meta baiana é se manter na elite
O Bahia entra no Brasileiro com um objetivo claro: não ser rebaixado. Para tanto, é fundamental não perder pontos em casa, mesmo enfrentando o atual campeão, Cruzeiro. No último treino antes da partida, ontem, o técnico Marquinhos Santos reuniu os jogadores no auditório do Fazendão e mostrou alguns vídeos do time mineiro. Após a aula teórica, os atletas foram para o campo disputar o tradicional rachão e, na sequência, fizeram um trabalho voltado para as bolas paradas. O argentino Maxi Biancucchi treinou e está à disposição do treinador. Já o ex-atleticano Guilherme Santos, em recuperação de lesão muscular, ficou na academia. Além do lateral-esquerdo, o Bahia não poderá contar com o volante Uélliton, emprestado pelo próprio Cruzeiro, por questões contratuais.

Bahia x Cruzeiro

Bahia
Marcelo Lomba; Diego Macedo, Demerson, Titi e Pará; Fahel (Hélder), Rafael Miranda, Lincoln e Anderson Talisca; Maxi Biancucchi (Rafinha) e Rhayner
Técnico: Marquinhos Santos

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Leo, Wallace e Egídio; Nílton, Tinga, Souza e Marlone; Willian e Borges
Técnico: Marcelo Oliveira

Estádio: Fonte Nova
Horário: 16h
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Flávio Gomes Barroca e Lorival Cândido das Flores (RN)
TV: Globo e pay-per-view