Cruzeiro

CRUZEIRO

Comendo pelas beiradas

Na melhor fase da carreira e sem muito alarde, Ricardo Goulart já se tornou o principal jogador do Cruzeiro no ano, marcando 16 gols e dando assistências para os companheiros

postado em 24/07/2014 08:44 / atualizado em 24/07/2014 08:47

Paulo Galvão /Estado de Minas

ALEXANDRE GUZANSHE / EM DA PRESS
Ao melhor estilo mineiro, trabalhando em silêncio, o armador Ricardo Goulart vai se tornando o principal jogador do Cruzeiro em 2014. Com 16 gols marcados, sendo 11 nos últimos 12 jogos, assistências e boa movimentação, o atleta vem cumprindo tudo o que se espera dele, depois de um início de ano em que esteve um pouco abaixo de seu potencial.

O desejo da torcida celeste é de que ele continue assim diante do Figueirense, sábado, às 18h30, no Mineirão, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Se depender do jogador, não há motivo para preocupação, pois ele nunca se sentiu tão bem em campo.

“Digo que é que a melhor fase da minha carreira. As coisas estão acontecendo e, neste momento que estou passando, os meus companheiros estão me ajudando bastante. Espero que possa dar sequência a esta fase até o final do campeonato”, diz Ricardo Goulart, que foi formado pelo Santo André-SP e passou por Internacional e Goiás antes de chegar ao Cruzeiro, no início de 2013.

Se durante todo o ano passado ele marcou 14 gols, este ano já foram dois a mais. E ainda faltam mais de 2/3 do Brasileiro, além de jogos pela Copa do Brasil.

Não que a temporada inteira tenha sido maravilhosa. Afinal, depois de marcar logo no primeiro jogo, na vitória por 1 a 0 sobre a URT, pelo Campeonato Mineiro, ele amargou alguns jejuns de gols. No primeiro, iniciado em 1º de fevereiro, foram sete partidas sem marcar. Já no segundo, a partir de 1º de março, mais 10 partidas em branco. No último, iniciado em 13 de abril, outras nove.

De lá para cá, porém, ele só passou em branco em três das últimas 12 partidas. Mas tirou a diferença em algumas, como ao marcar duas vezes nos 3 a 2 sobre o Coritiba, pelo Nacional, ou nos 2 a 0 no amistoso com o Tigres-MEX. Mais ainda ao marcar um golaço, chutando do meio-campo, diante do Chivas-MEX, também em partida amistosa.

A artilharia tanto da equipe quanto do Brasileiro, porém, não parece seduzir tanto o camisa 28. “Sou armador e minha primeira função é organizar a equipe. Claro que, quando as chances surgirem, quando a bola sobrar, espero estar bem posicionado para aproveitá-las e ajudar a equipe”, declara Ricardo Goulart.

DE OLHO
A boa fase também não o faz reivindicar vaga na Seleção Brasileira, ainda que muitos o vejam como merecedor, principalmente agora que a nova comissão técnica deverá promover uma reformulação em relação ao grupo que disputou a Copa do Mundo no Brasil. “Não tenho de mandar recado para ninguém, mas, sim, trabalhar forte no Cruzeiro. Fico feliz pelo trabalho que venho desenvolvendo aqui e tenho de provar a cada jogo meu valor. Tenho certeza que as coisas vão acontecer na hora certa”, afirma o armador, de 23 anos.

Justamente por isso, ele prega todo o respeito ao Figueirense, ainda que o adversário de sábado esteja na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e tenha sido eliminado pelo Bragantino da Copa do Brasil terça-feira. “Sabemos que o futebol é jogado dentro de campo, nos 90 minutos, 11 contra 11. Tem que respeitar o adversário sempre. O Figueirense tem grandes jogadores e se a gente der bobeira dentro de casa eles vão querer a vitória também. Temos que entrar ligados e conseguir estes três pontos para permanecermos com esta vantagem.”


ESTRELADAS

DE FORA
O técnico Marcelo Oliveira não poderá contar com o armador Júlio Baptista diante do Figueirense. O jogador reclamou de dor na panturrilha esquerda depois do treino coletivo contra a equipe júnior na segunda-feira e, depois de se submeter a exame de imagem, ficou constatada uma pequena lesão, que o impedirá de atuar no sábado.


TRANSIÇÃO
A novidade nas atividades em dois períodos, ontem, na Toca da Raposa, foram as presenças do zagueiro Bruno Rodrigo, do volante Nílton e do armador Alisson. Eles ainda estão tratando de contusões, mas já iniciaram o chamado período de transição do departamento médico para a preparação física. Ainda não há previsão de quando os três voltarão a ficar à disposição do técnico Marcelo Oliveira.


ENQUANTO ISSO...
Nada de Robinho

A diretoria do Cruzeiro reafirmou, ontem, que não tem interesse na contratação do atacante Robinho, pois entende que o grupo já conta com muitos jogadores para a posição. A intenção é direcionar os esforços – e recursos – para conseguir manter o também atacante Willian, cujo empréstimo do Metalist-UCR se encerrou em 14 de junho. Também pesa contra o ex-santista, que está de saída do Milan, a pedida salarial, que seria de R$ 1 milhão por mês. Robinho estaria a caminho do Orlando City, que deseja emprestá-lo até o fim do ano, pois só vai estrear na Primeira Divisão Norte-Americana em 2015.

Tags: cruzeiroec