Cruzeiro

CRUZEIRO

Melhor no Brasileiro, Raposa muda o foco

Cruzeiro esquece a campanha na Série A e inicia busca pelo penta na Copa do Brasil

postado em 26/08/2014 11:00 / atualizado em 26/08/2014 08:54

Eugênio Moreira /Estado de Minas

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

Com uma campanha inquestionável, o Cruzeiro já assegurou o título simbólico de campeão do turno do Campeonato Brasileiro e está com sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o São Paulo. Essa é a maior diferença na era dos pontos corridos na 17ª rodada (veja quadro nesta página) e foi a primeira vez que uma equipe garantiu a melhor campanha da primeira metade da competição com duas rodadas de antecedência.

A equipe do técnico Marcelo Oliveira está invicta há 14 jogos (incluindo os cinco amistosos nos Estados Unidos) e lidera o Brasileiro desde a sexta rodada. Com a vitória sobre o Goiás por 1 a 0, domingo, no Serra Dourada, voltou a ter a melhor campanha como visitante (cinco vitórias, dois empates e duas derrotas), com 63% de aproveitamento, superior ao total do vice-líder São Paulo. É ainda o melhor mandante, com 91,7% de aproveitamento. A Raposa, que venceu 12 dos 17 jogos, tem o melhor ataque, com 34 gols, e o artilheiro da competição, Ricardo Goulart, com nove. Apenas a defesa não é a melhor, apesar de não sofrer gols nos últimos quatro jogos. Com 13 sofridos, fica atrás do Corinthians (com 11 gols) e ao lado de Internacional e Santos.

O Cruzeiro agora deixa esses números positivos de lado para começar a busca pelo quinto título da Copa do Brasil. A estreia será amanhã, às 19h30, no Mineirão, contra o desconhecido Santa Rita-AL, no jogo de ida pelas oitavas de final – como participou da Copa Libertadores, a Raposa entra direto nesta fase da competição. A partida também poderá entrar para a história do clube e do estádio, como a 1.000ª vitória da equipe celeste no Gigante da Pampulha.

O técnico Marcelo Oliveira ainda não antecipou se pretende poupar alguns titulares, mas já avisou que quer uma estreia com vitória, de preferência por boa margem de gols. “Precisamos muito dessa vitória, e, se for com mais gols, melhor, respeitando muito o adversário. E respeitar o adversário para mim é marcar bem e botar a bola lá dentro da rede. Então, é para isso que a gente vai se preparar. Espero contar com número grande de torcedores para nos incentivar na Copa do Brasil”, declarou o treinador.

Arte/Estado de Minas


SEM FOLGA Para o lateral-direito Ceará, o Cruzeiro tem a obrigação de vencer no Mineirão por boa diferença de gols para ter mais tranquilidade na partida de volta, dia 3 de setembro, em Arapiraca, no interior alagoano – anteriormente, o jogo seria no Estádio Rei Pelé, em Maceió, mas a diretoria do Santa Rita fez a mudança, acreditando numa melhor renda. “Temos a obrigação de partir para cima e tentar fazer um placar que nos dê uma vantagem para o jogo de volta. Vamos com força total para este primeiro jogo”, afirmou Ceará, que voltou a ser titular na partida contra o Goiás.

O atacante Ricardo Goulart, que não viajou para Goiânia, por estar com dores musculares, poderá voltar ao time. Os jogadores voltam a treinar hoje à tarde, na Toca da Raposa, quando Marcelo Oliveira definirá se algum titular ficará de fora da partida contra o Santa Rita-AL. O calendário, a partir de agora, será uma preocupação a mais para a Comissão Técnica celeste. Enquanto estiver na Copa do Brasil, o Cruzeiro terá dois jogos por semana. Se o time chegar à final da competição, somente terá um meio de semana de folga no início de dezembro, entre a penúltima e a última rodada do Brasileiro.

A diretoria revelou ontem que irá, outra vez, à CBF para reclamar da arbitragem de Francisco Carlos do Nascimento, que marcou um pênalti de Dedé, no fim do jogo contra o Goiás.

Tags: santa rita copa do brasil seriea cruzeiro