Cruzeiro

CRUZEIRO

Goleada e mão celeste na vaga

Cruzeiro atropela Santa Rita, em sua 1.000ª vitória no Mineirão, fica perto das quartas

postado em 28/08/2014 11:00

Eugênio Moreira /Estado de Minas

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

O futebol, às vezes, surpreende, mas não foi o que aconteceu na noite de ontem, no Mineirão. A superioridade técnica do Cruzeiro sobre o Santa Rita-AL foi traduzida no placar do primeiro jogo pelas oitavas de final da Copa do Brasil. A goleada por 5 a 0, na 1.000ª vitória do clube no Gigante da Pampulha, praticamente garantiu a classificação celeste para as quartas de final. O jogo de volta, mais para cumprir tabela, será quarta-feira, também às 19h30, em Arapiraca, no interior alagoano, quando muitos titulares deverão ser poupados. Nas quartas de final, somente em outubro, o adversário será Vasco ou ABC, que empataram o jogo de ida, em São Januário, por 1 a 1. No sábado, a Raposa recebe a Chapecoense, pelo Brasileiro, às 18h30, no Mineirão.

Além dos cinco gols, a equipe de Marcelo Oliveira, sem cinco titulares, mandou três bolas na trave, duas com Marcelo Moreno, que ainda teve um gol anulado, tudo isso no primeiro tempo, e outra com Marlone. Além disso, o goleiro Jeferson, do Santa Rita, se destacou com boas defesas. No fim da partida, os jogadores do Cruzeiro vestiram uma camisa alusiva às mil vitórias no estádio. “Feliz por atingir essa marca e dando esse presente ao torcedor”, comemorou Marcelo Moreno.

Marcelo Oliveira decidiu poupar o zagueiro Léo, os armadores Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart e o atacante Willian. Outra mudança foi a entrada de Samudio, que foi dispensado pela Federação Paraguaia dos amistosos no início de setembro, por causa da fratura na mão esquerda de Egídio. Mesmo com as modificações, o Cruzeiro começou o jogo pressionando o adversário, que, deu o primeiro chute a gol do jogo, com Lucas aos 4min, mas não resistiu a mais que oito minutos.

O primeiro gol nasceu num levantamento de bola de Lucas Silva da esquerda, que Marcelo Moreno desviou de cabeça para o canto esquerdo de Jefferson. Aos 17min, Alisson cobrou escanteio na direita e Dedé cabeceou fora do alcance do goleiro. Na sequência, Marcelo Moreno teve um gol anulado e acertou a trave pela primeira vez. O terceiro gol também foi de cabeça. Aos 34min, Mayke cruzou da direita, e Júlio Baptista cabeceou no canto esquerdo de Jeferson.
Na saída para o intervalo, o volante Adriano Lobinho resumiu o ânimo do time alagoano: “Sabíamos que seria complicado. Sem forçar, sem apertar, o Cruzeiro fez 3 a 0. Agora é tomar cuidado para não passar uma vergonha maior, no segundo tempo”.

MAIS GOLS Nem esse objetivo o Santa Rita conseguiu. No segundo tempo, o Cruzeiro marcou outras duas vezes. Aos 9min, Lucas Silva arriscou da intermediária, Jeferson rebateu e Marcelo Moreno aproveitou para fazer seu segundo gol. A saída do boliviano e de Lucas Silva, dois destaques da partida, diminuiu a força ofensiva da equipe, apesar de Neilton ter demonstrado muita vontade de corresponder ao apoio da torcida, que chegou a pedir “mais um, mais um”. O quinto gol saiu somente aos 41min, depois que Dedé levantou a bola na área, a zaga rebateu e Henrique finalizou da entrada da área.

Fica marcado na história do clube, vai estar lá que o Dedé participou da vitória de número 1.000 no Mineirão. Estou realizando o sonho de criança de jogar em um time grande e marcar história” Dedé