Cruzeiro

No cenário preferido

Sequência de três jogos consecutivos no Mineirão aumenta a motivação do Cruzeiro, que atuou 24 vezes no estádio nesta temporada e em apenas uma não balançou as redes

postado em 30/09/2014 11:00 / atualizado em 30/09/2014 08:58

Paulo Galvão /Estado de Minas

RODRIGO CLEMENTE EM DA PRESS
Depois de dois jogos longe de Belo Horizonte, o Cruzeiro terá três partidas consecutivas no Mineirão, onde, com o apoio da China Azul, está um dos seus pontos fortes. O primeiro desafio será contra o ABC amanhã, às 19h30, na rodada de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O objetivo celeste é vencer, de preferência por boa margem de gols, para ficar tranquilo no jogo de volta, dia 15, na Arena das Dunas. O segundo, mais decisivo, será no sábado, diante do seu mais próximo perseguidor na liderança do Campeonato Brasileiro, o Internacional, em confronto apontado por muitos como “final”. Na quarta-feira da próxima semana o adversário será o Corinthians, também pelo Nacional.

Nas três partidas em casa, a torcida cruzeirense espera que o ataque volte a funcionar depois de passar em branco no empate com o Sport, sábado, na Arena Pernambuco. No Gigante da Pampulha, apenas uma vez neste ano a Raposa deixou o gramado sem conseguir balançar as redes: no 0 a 0 com o Atlético, que lhe deu o título mineiro. Nos outros 24 jogos que disputou no Mineirão em 2014, o time fez 60 gols e sofreu apenas 17.

Ainda que preguem respeito ao adversário, os jogadores da Raposa acreditam ter todas as condições de se impor como mandante. “Acho que estamos mais preparados do que no ano passado. Nosso grupo é mais forte do que o de 2013. Tomara que a gente consiga aproveitar o mando de campo nos próximos jogos, para seguir bem tanto na Copa do Brasil quanto no Brasileiro”, diz Willian, que cumpriu suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo e está novamente à disposição de Marcelo Oliveira.

Para o atacante, o Cruzeiro precisará ter inteligência nos próximos jogos. Diante do ABC, a expectativa é usar o toque de bola para superar a provável retranca da equipe potiguar. “Não tem jogo fácil. Temos de respeitar todos os adversários, mas também temos de nos impor e mostrar nossa força dentro do Mineirão.”

Sem fazer gol desde 6 de julho, quando marcou o primeiro na vitória por 2 a 0 sobre o Chivas-MEX, em amistoso nos Estados Unidos, quando ainda esperava ser contratado em definitivo pelo clube mineiro, Willian não perde a tranquilidade. “Procuro sempre fazer o melhor no dia a dia e isso se reflete nos jogos. Claro que o gol é importante, dá confiança, mas também fico feliz em ajudar a equipe com assistências, recompondo a marcação, sendo obediente taticamente. O importante é o coletivo sair vencedor.”

POUPADOS Hoje, Marcelo deve definir a escalação para a partida contra o ABC. Seguindo orientação dos preparadores físicos e dos fisiologistas, ele tende a poupar jogadores mais desgastados. Para Willian, a motivação é grande para estar em campo, porque aproveitou a pausa da suspensão para aprimorar o fôlego. “Estou com o gás todo e espero poder ajudar os companheiros a conquistar mais uma vitória.”

Os mais cotados para ser poupados amanhã são os armadores Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart e o volante Lucas Silva. Além dos jogos pelo Cruzeiro, eles também se desgastaram em amistosos das seleções principal e Sub-21, com deslocamentos ao exterior, no início de setembro. Quem também viveu essa situação foi o armador e atacante Alisson, que se recupera, porém, de contusão na coxa esquerda e está vetado para o jogo pela Copa do Brasil, assim como o armador Júlio Baptista.


ESTRELADAS
Comodidade
Os ingressos para Cruzeiro x ABC estarão à venda, das 10h às 18h, no ginásio do Barro Preto e na Bilheteria Sul do Mineirão, com preços entre R$ 50 e R$ 200. Quem optar pelas cadeiras Premium vendidas pela Minas Arena terá a facilidade de usar cartões Visa e do celular TIM, sem necessidade de retirar o bilhete nas bilheterias ou recebê-lo em casa. Basta acessar mineiraopremium.com.br e efetuar a compra, com o próprio cartão sendo usado na catraca. Caso opte pelo sistema de telefonia móvel, basta informar o número na hora da aquisição, que um ingresso virtual será enviado para o aparelho. A comodidade está sujeita a 10% de taxa de conveniência.

Desfalques
Além de Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, que vão defender a Seleção Brasileira em amistosos nos dias 11 e 14 de outubro, na Ásia, o Cruzeiro também perderá Marcelo Moreno, artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 12 gols. O atacante foi convocado para os amistosos da Seleção Boliviana contra o time Sub-21 do Brasil e diante do Chile, nas mesmas datas. O trio ficará de fora dos jogos contra Corinthians e Flamengo, pelo Brasileiro, e o de volta diante do ABC, pela Copa do Brasil.