Cruzeiro

CRUZEIRO

Inspiração para repetir o filme

De volta ao estádio onde comemorou o título brasileiro do ano passado, Cruzeiro espera reeditar o triunfo sobre o Vitória e interromper a sequência de três derrotas consecutivas

postado em 19/10/2014 11:00

Paulo Galvão /Estado de Minas

Ramon Lisboa/EM/D.A Press
Poucas vezes na temporada o Cruzeiro precisou tanto do triunfo quanto na partida contra o Vitória hoje, às 18h30, no Barradão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Vindo de três derrotas seguidas, o que não ocorria desde novembro de 2012, a equipe celeste corre o risco de ver os adversários se aproximarem perigosamente em caso de novo tropeço, sem contar o impacto emocional no grupo.

O local da partida não poderia trazer melhores recordações para a equipe celeste. Foi justamente no estádio do rubro-negro baiano que a Raposa conquistou o tricampeonato nacional, em 13 de novembro de 2013, ao vencer os donos da casa por 3 a 1, gols de Willian, Júlio Baptista e Ricardo Goulart. Mas só a memória não será suficiente para fazer a Raposa reencontrar o caminho das vitórias, e todos na Toca sabem disso. A ordem é deixar a má fase para trás e se mobilizar em busca dos três pontos.

Para tanto, o técnico Marcelo Oliveira usou o diálogo, pois não teve muito tempo para treinar. “Nossa conversa (na sexta-feira) foi de cobrança e indignação, pois oscilamos bastante (nos últimos jogos), mas também de incentivo, pois estamos nas semifinais da Copa do Brasil e somos líderes do Brasileiro. Temos só de retomar nossa caminhada”, afirmou o treinador.

Segundo Marcelo, o Cruzeiro está caindo de produção no segundo tempo, tem sido pouco incisivo e cometido erros que acabam resultado em gols dos adversários. Tudo isso precisa ser corrigido, sob o risco de “tudo o que foi construído com sacrifício e muito trabalho” ir por água abaixo.

Para voltar a vencer, o time celeste terá importante reforço: o armador Éverton Ribeiro voltou da Seleção Brasileira e tem escalação garantida. Com isso, a expectativa é que haja mais criatividade e que os outros jogadores também rendam mais, pois há maior entrosamento.

O armador, porém, deixa claro que não é o salvador da pátria celeste. Promete empenho máximo, mas ressalta que será preciso que todos se dediquem para que a Raposa volte a vencer. “Sei da minha responsabilidade, mas a gente não ganha sozinho o jogo, eu não ganhei sozinho anteriormente. É sempre com os companheiros que vamos conquistar os resultados”, destacou Éverton, que se juntou à delegação celeste em Natal, na tarde de sexta-feira, quando participou de atividade física na academia do hotel.

MAIS QUATRO Além de Éverton Ribeiro, Marcelo Oliveira terá a volta de mais quatro atletas que não enfrentaram o ABC, pela Copa do Brasil: o lateral-direito Mayke, o volante Lucas Silva, o armador Marquinhos e o atacante Marcelo Moreno. Por outro lado, ele continua sem poder contar com o armador Ricardo Goulart e o reserva imediato, Júlio Baptista, ambos contundidos. Já o volante Nílton está suspenso, enquanto os atacantes Borges e Dagoberto se machucaram.

Muito questionada depois de falhar nas últimas partidas, a dupla de zaga formada por Dedé e Manoel entrará em campo pressionada. O treinador, porém, demonstra confiança em seus defensores.


Vitória X Cruzeiro

Vitória
Wilson; Nino Paraíba, Roger Carvalho, Kadu e Juan; Luiz Gustavo, Richarlyson, Vinícius e Marcinho; Edno e Dinei
Técnico: Ney Franco

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Dedé, Manoel e Egídio; Lucas Silva, Henrique, Marquinhos (Willian), Éverton Ribeiro e Alisson; Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira


Estádio: Barradão
Horário: 18h30
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Herman Brumel Vani (SP)

Tags: oliveira marcelo raposa seriea cruzeiro