Cruzeiro

CRUZEIRO

Talismã fora de combate

Marcelo Oliveira ganha mais um problema para armar o Cruzeiro para o jogo contra o Botafogo, no domingo. Com fratura na costela, Willian pode desfalcar a equipe por até seis semanas

postado em 31/10/2014 11:00

Paulo Galvão /Estado de Minas

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Não bastassem jogadores desgastados física e mentalmente – o que levou o técnico Marcelo Oliveira a dar folga extra ontem –, o Cruzeiro corre o risco de ficar sem uma de suas armas para a reta final do Campeonato Brasileiro e a disputa pela vaga na final da Copa do Brasil. Herói da vitória por 1 a 0 sobre o Santos, na noite de quarta-feira, quando marcou o gol celeste, o atacante Willian sofreu fratura na costela ainda no primeiro tempo, depois de choque com o atacante Rildo.

O departamento médico do Cruzeiro não informa prazo para recuperação, mas a literatura médica fala entre três e seis semanas, o que o permitira ao jogador retornar ao time nas duas últimas rodadas do Nacional ou na segunda partida da decisão do torneio mata-mata, caso o time celeste avance. Mas um exemplo no maior rival pode deixar os cruzeirenses otimistas: o atleticano Luan sofreu lesão semelhante justamente no clássico, em 21 de setembro, e 10 dias depois estava de volta aos gramados, enfrentando o Corinthians.

De acordo com o médico cruzeirense Sérgio Freire Júnior, Willian já está medicado e vai iniciar a fisioterapia, para diminuir a dor. Não há imobilização do local, mas recomenda-se cuidado com os movimentos.

A fratura chegou a ser uma surpresa. Afinal, o lance com Rildo ocorreu aos 12min do primeiro tempo e o camisa 25 ficou em campo até os 19min da etapa final, quando deu lugar a Dagoberto. O atacante chegou a reclamar da dor e teve o desempenho comprometido no período que em permaneceu em campo, após o choque com o santista. “A pancada acabou me limitando muito. Como o jogo é corrido, não tive tempo para respirar. Tentei dar meu máximo, mas chegou uma hora que já não estava conseguindo acompanhar mais na marcação e saí”, afirmou Willian, que teve sua melhor atuação desde que foi contratado em definitivo pelo Cruzeiro, em julho.

Com a baixa do atacante, Marcelo Oliveira vê suas alternativas se escassearem. Para o jogo com o Botafogo, domingo, no Mineirão, pela 32ª rodada do Brasileiro, ele deverá escalar Marquinhos na posição. Porém, no jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil contra o Santos, quarta-feira, na Vila Belmiro, ele terá de procurar outro substituto, já que Marquinhos não pode atuar por já ter disputado a competição pelo Vitória.

O armador Alisson, que vinha sendo um dos destaques da equipe, ainda se recupera de estiramento no músculo posterior da coxa esquerda, sofrido no jogo com o Palmeiras, na semana passada. A expectativa é que ele volte a treinar, dando mais opções a Marcelo.

LIBERDADE Essas situações devem ficar mais claras a partir de hoje à tarde, quando os atletas se reapresentam na Toca da Raposa II. Ontem, eles tiveram folga, que foi anunciada pela comissão técnica só depois da partida com o Santos.

Segundo Marcelo Oliveira, a intenção da folga extra foi ganhar gás para a reta final da temporada. “Quisemos tirar um pouco os jogadores do clube, que eles esquecessem um pouquinho o futebol, ficassem com a família, com os filhos”, disse o treinador, garantindo que a pausa em nada vai atrapalhar a Raposa em momento tão decisivo. “Pelo contrário, na sexta-feira (hoje) estarão todos na Toca dando o máximo, o grupo vai se preparar bem para o jogo de domingo.”

Baixa também no time carioca

O Botafogo não terá o ex-cruzeirense Wallyson no jogo de domingo, no Mineirão. Ele sofreu uma forte entorse no tornozelo direito durante treino de finalizações na quarta-feira, no Engenhão, e não há nem previsão de retorno aos gramados. A lesão ocorre no momento em que Wallyson voltava a mostrar o bom futebol e os gols de seus primeiros jogos com a camisa alvinegra, tornando-se peça fundamental do técnico Vágner Mancini. Nas últimas quatro partidas, o atacante havia balançado as redes três vezes. Outro que pode desfalcar o alvinegro carioca é o zagueiro André Bahia, que, com dor na coxa direita, não treinou ontem.

FABIANO, REFORÇO PARA 2015

O Cruzeiro não quer falar em contratações antes do fim da temporada, mas a verdade é que diretoria e comissão técnica já começaram a planejar 2015. Com isso, já foi acertada a contratação do lateral-direito Fabiano, atualmente na Chapecoense. O jogador, de 22 anos, fez exames na Toca II quando a equipe catarinense esteve em Belo Horizonte para enfrentar o Atlético, em 18 de outubro. Os direitos dele foram adquiridos por um grupo de empresários, que o emprestará ao clube celeste. Fabiano pode não ser o único jogador do time de Chapecó a usar a camisa azul a partir do ano que vem – o atacante Leandro, de 23 anos, autor de sete gols no Brasileiro, também está na mira.

Tags: seriea Cruzeiro Willian Fabiano Marcelo Oliveira Cruzeiro