Cruzeiro

CRUZEIRO

Cruzeiro evita clima de 'já ganhou', mas torcida azul já está em festa pelo tetra do Brasileiro

Jogadores e comissão técnica do Cruzeiro pedem calma, pois time precisa vencer o Goiás para garantir o tetra. Torcida lota a Toca e leva incentivo na véspera da 'decisão"

postado em 23/11/2014 08:05 / atualizado em 23/11/2014 08:25

Renan Damasceno / Estado de Minas

Fotos: Leandro Couri/EM/D.A Press

O Cruzeiro tem se resguardado para que a ansiedade não atrapalhe os jogadores em campo, mas tente convencer algum torcedor cruzeirense a não preparar a festa do tetracampeonato brasileiro para hoje. Com 73 pontos, sete de vantagem sobre o segundo colocado, São Paulo, e probabilidade de título na casa dos 99%, o time celeste recebe o Goiás, às 17h, no Mineirão, pela antepenúltima rodada do Brasileiro. O time celeste fica com o título antecipado mesmo com revés, desde que o tricolor – único ainda com remota chance de ser campeão – não vença o Santos, no mesmo horário, na Arena Pantanal. Os ingressos para a partida já estão esgotados desde sexta-feira.

“Temos que ser envolventes e ter muita concentração para concretizar o trabalho feito ao longo do campeonato”, explicou o técnico Marcelo Oliveira, que comandou treino para os reservas ontem, enquanto os titulares faziam trabalho de recuperação física na academia. A concentração pedida por Marcelo é inversamente proporcional à euforia dos cerca de 200 torcedores que foram à Toca da Raposa para incentivar, tietar e tirar fotos mostrando os quatro dedos levantados – em referência ao esperado tetra.

“Impossível não se empolgar com esse time”, comentou o torcedor Eberton Neves, que levou à Toca o filho Lucca Carvalho, de quatro meses e já com o uniforme do Cruzeiro. Ele e dois amigos se reuniram para ir com os filhos ao CT, entre eles Pedro Henry, de 8 anos, que sonha em ser goleiro inspirado em Fábio.

A empolgação se justifica pela entrega dos jogadores nas duas últimas rodadas: a visível superação do cansaço na vitória sobre o Santos, por 1 a 0, na Vila Belmiro, e a reação empolgante na virada contra o Grêmio, por 2 a 1, quinta-feira, que motivou cerca de 400 torcedores a esperarem o grupo no aeroporto de Confins, na sexta-feira. “Saímos para dois jogos importantes e nos mobilizamos muito para alcançar bons resultados. Não podemos achar que agora será mais fácil”, explicou o treinador.

Os dois triunfos animaram os jogadores, que depois da vitória sobre o Grêmio se reuniram no centro do campo e se abraçaram. “A concentração e o foco serão os mesmos. Claro que (os triunfos) motivam e dão confiança. A autoestima aumenta”, afirmou Henrique.

MOTIVAÇÃO Os dois triunfos deixaram o Cruzeiro com excelentes condições de garantir o título no Gigante da Pampulha, onde o time venceu 12 de seus 15 jogos, com apenas duas derrotas e aproveitamento de 80%. No Mineirão, o clube venceu 12 dos 19 jogos diante dos esmeraldinos, além de três empates e apenas três derrotas – a última há seis anos.

Motivação não falta: é a chance de título em casa, já que a conquista do ano passado foi concretizada no triunfo sobre o Vitória, por 3 a 1, na 34ª rodada, em Salvador. A outra inspiração é que com o título garantido aumenta a confiança para tirar a desvantagem de dois gols para o Atlético, quarta-feira, na partida de volta da final da Copa do Brasil. “Perguntas sobre a Copa do Brasil ficam para segunda-feira”, afirmou Marcelo Oliveira, sempre preocupado em manter a concentração dos jogadores.

Do que precisa a Raposa

1. Vencer um de seus três jogos restantes: Goiás (hoje, no Mineirão), Chapecoense (dia 30, na Arena Condá) ou Fluminense (7/12, no Mineirão)

2. Ou que o São Paulo empate um de seus últimos três jogos, contra Santos (hoje, na Arena Pantanal), Figueirense (dia 30, no Morumbi) ou Sport (7/12, na Ilha do Retiro)

Time no Mineirão

No Brasileiro

12
vitórias

80%
de aproveitamento

1
empates

2
derrotas

35
gols marcados

14
gols contra