Cruzeiro

CRUZEIRO

Saldo positivo para o xerife

Zagueiro Dedé fala sobre sua segunda temporada como jogador do Cruzeiro

postado em 22/12/2014 11:00 / atualizado em 22/12/2014 07:38

Eugênio Moreira /Estado de Minas

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

A segunda temporada do zagueiro Dedé no Cruzeiro foi marcada por duas contusões no joelho direito que atrapalharam seu rendimento. Mesmo assim, o jogador terminou 2014 com muitos motivos para comemorar: em campo, conquistou o bicampeonato brasileiro; fora dele, casou-se com a jornalista Patrícia Gonçalves, na sexta-feira, depois de seis anos de namoro. “O ano termina com coisas boas. Estou feliz pra caramba com a conquista do título brasileiro. O casamento também faz parte dessa alegria”, festeja o zagueiro celeste, que foi eleito para a Seleção do Campeonato Brasileiro por jornalistas, técnicos e jogadores ouvidos pela CBF.

Dedé encerrou o ano apenas como torcedor. Uma torção no joelho direito, na partida contra o Santos (empate por 3 a 3), na Vila Belmiro, quando o time se classificou para a final da Copa do Brasil, o tirou das últimas partidas da temporada e permitiu que o companheiro Bruno Rodrigo, recuperado de cirurgia no pé esquerdo, pudesse voltar a jogar depois de cinco meses. Curiosamente, em maio, Dedé também havia machucado o joelho direito na vitória sobre o Coritiba por 3 a 2, no Mineirão, quando deu oportunidade para Leo se firmar como titular da equipe do técnico Marcelo Oliveira.

Maior contratação da história do clube (R$ 14 milhões em abril de 2013), Dedé, de 26 anos, garante que não ficou decepcionado por ter ficado fora da Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo em casa: “Pelo contrário, fiquei muito feliz por ter sido lembrado. Não foi decepção. Graças a Deus, levo as coisas pelo lado positivo”. Sua última convocação foi em outubro de 2013, na vitória por 2 a 0 sobre Zâmbia, em Pequim, quando marcou um gol. Na lista final, o técnico Luiz Felipe Scolari optou por chamar Henrique, do Napoli, com quem havia trabalhado no Palmeiras.

Apesar das duas contusões, Dedé foi o zagueiro que mais atuou pela Raposa em 2014, com 48 dos 76 jogos disputados pela equipe, mesmo total do companheiro Leo. No Brasileiro, foram 21 partidas. O ex-vascaíno marcou cinco gols no ano. Enquanto aproveita as merecidas férias, o jogador faz planos para a próxima temporada. “Ano que vem é outra história. Teremos a Libertadores pela frente. Por enquanto, vou procurar apagar um pouco de futebol e comemorar bastante, que foi um ano difícil para a gente”, avisa Dedé.

NEGOCIAÇÃO

 

Nos próximos dias, o Cruzeiro tentará a liberação do atacante Leandro Damião junto ao Santos para oficializar o acerto. O clube paulista tenta se livrar do pagamento integral do salário do jogador, que recebe cerca de R$ 700 mil por mês. Na negociação, o armador Éverton ou Pedro Ken e o atacante Dagoberto seriam cedidos aos paulistas. Entre a Raposa e Damião está praticamente tudo certo.

Tags: dedé cruzeiro raposa seriea futnacional brasileiro