Cruzeiro

CRUZEIRO

Lucas Silva aumenta lista de atletas que atuaram pelo Cruzeiro e vestiram a camisa do Real Madrid

Volante já foi apresentado pelo clube merengue, onde vestirá a camisa 16

postado em 27/01/2015 08:01 / atualizado em 27/01/2015 14:10

AFP PHOTO / PIERRE-PHILIPPE MARCOU - AFP PHOTO/TOSHIFUMI KITAMUR - Cruzeiro/Divulgação

Bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro, Lucas Silva foi apresentado nesta segunda-feira pelo Real Madrid. O volante, revelado nas categorias de base da Raposa, foi vendido por aproximadamente 14 milhões de euros (cerca de R$ 40,6 milhões). Com contrato de seis anos e meio com seu novo clube, o jovem passa a integrar um seleto grupo de jogadores que defenderam tanto a equipe mineira quanto os merengues.

Impossível não lembrar do caminho trilhado por Ronaldo. O ex-atacante também foi lançado pelo Cruzeiro e defendeu a equipe entre 1993 e 1994. O período curto com a camisa celeste foi suficiente para que o Fenômeno chamasse a atenção dos holandeses do PSV, que o contrataram por 6 milhões de dólares, na ocasião. Pouco depois da transferência, ainda com 17 anos, foi convocado para a Copa dos Estados Unidos.

Ronaldo deixou o Cruzeiro com a impressionante marca de 56 gols marcados em 58 partidas, sendo 55 delas como titular. Além disso, foi campeão e artilheiro do Mineiro de 1994. Antes de chegar ao Real Madrid, ainda passaria pelo rival Barcelona e pela Inter de Milão. Em 2002, foi adquirido pelos merengues por 39 milhões de euros. O camisa 9 chegou à capital espanhola com muita expectativa, em virtude do pentacampeonato conquistado pela Seleção Brasileira e da terceira Bola de Ouro ostentada pelo atleta. Apesar dos títulos do Mundial de Clubes (2002), do Espanhol (2002/2003 e 2006/2007) e da Supercopa da Espanha (2003), sofreu com um problema que seria recorrente até o fim de sua carreira: o excesso de peso. Com 104 tentos assinalados em 177 confrontos pelo Real, deixou a Espanha rumo ao Milan, por 7,5 milhões de euros. Ainda atuaria pelo Corinthians antes de se aposentar.

No atual elenco do Cruzeiro, Lucas Silva teve a oportunidade de atuar ao lado de um jogador que defendeu o Real Madrid ao lado de Ronaldo. Trata-se de Júlio Baptista, que trilhou um caminho inverso ao da revelação celeste. Revelado pelo São Paulo, o camisa 10 se transferiu para o Sevilla em 2013. Na Espanha, deixou de atuar como volante, sua posição de origem, e passou a jogar mais avançado. Campeão da Copa das Confederações em 2005, assinou contrato de cinco anos e acertou sua transferência ao Real Madrid por 20 milhões de euros. Amargando a reserva do time merengue, foi emprestado ao Arsenal entre 2006 e 2007. De volta ao Real Madrid, teve a oportunidade de conquistar um Campeonato Espanhol em sua última temporada pelo clube.

Júlio Baptista ainda passou por Roma e Málaga antes de ser repatriado pelo Cruzeiro em 2013. Aos 33 anos, é um dos jogadores mais experientes do plantel bicampeão brasileiro. Com a saída de Ricardo Goulart, deve disputar com o uruguaio De Arrascaeta o posto de principal armador celeste. Ao menos nesta pré-temporada, o brasileiro larga na frente para a disputa no setor, já que começou entre os 11 inicias nos dois confrontos do Cruzeiro em 2015 - diante do Londrina e do Shakhtar Donetsk.

Na contramão de Ronaldo e Júlio Baptista, há jogadores que tiveram passagens de menos destaque pelos dois times. É o caso de Freddy Rincón, destaque da talentosa Colômbia da Copa de 1994. O meia chegou ao Real Madrid em 1996, após passar por Independiente Santa Fe, América de Cali, Palmeiras e Napoli. Com desempenho abaixo do esperado, deixou a equipe após atuar em apenas 14 jogos, sem marcar nenhum gol. Depois de poucos meses na Espanha, voltou ao Palmeiras, foi Campeão Mundial pelo Corinthians, em 2000, e defendeu o Santos até ser anunciado pelo Cruzeiro. Em 2001, se transferiu sem custos para a Toca da Raposa. Ao lado de Edmundo, foi uma das grandes decepções do time cheio de estrelas que o Cruzeiro havia montado para aquele ano. Sem engrenar, o colombiano teve contrato rescindido pela diretoria celeste.

Companheiro de Rincón no Mundial de 2000, pelo Timão, o lateral Vítor é um dos atletas mais vitoriosos do futebol brasileiro. Com quatro Libertadores no currículo – São Paulo (1992 e 1993), Cruzeiro (1997) e Vasco (1998), teve passagem curta pelo Real Madrid. Em 1993, depois de se destacar pelo tricolor paulista, acertou sua transferência para a Espanha. No clube merengue, conviveu com lesões que o impediram de ser melhor aproveitado. Sem chances no clube espanhol, voltou ao São Paulo em 94 e foi para o Corinthians na temporada seguinte. Defendeu o Cruzeiro entre 96 e 97, onde conquistou, além do título continental, o bicampeonato mineiro e uma Copa do Brasil (1996).

Outro que teve a oportunidade de vestir as duas camisas foi o meia Luiz Fernando Gomes. O jogador despontou no Internacional em 1991 e de lá foi para o Real Madrid. Atuou na Espanha entre 92 e 93, conquistando uma Copa do Rei. Retornou ao Colorado no ano seguinte e foi contratado pelo Cruzeiro na sequência. Chegou ao clube celeste em 95 e permaneceu por duas temporadas, levando os títulos da Copa do Brasil e do Campeonato Mineiro de 1996.

Além desses jogadores, Cruzeiro e Real Madrid também tiveram um técnico em comum. À beira do gramado, as duas equipes foram comandadas por Vanderlei Luxemburgo. Único treinador a conquistar o Brasileirão em cinco oportunidades, Luxa ficou na Toca entre 2002 e 2003, sendo campeão da Série A, da Copa do Brasil e do Mineiro pela Raposa. Em seguida passou pelo Santos antes de ir para o Real Madrid. Sofrendo para administrar o estrelado elenco merengue, ficou no cargo apenas durante metade da temporada, até ser demitido, em dezembro de 2005.

Outros dois treinadores celestes atuaram no Real Madrid, mas como atletas. Evaristo de Macedo vestiu a camisa do gigante espanhol entre 1962 e 1965, e treinou o Cruzeiro em 1991. Já o bicampeão mundial Didi atuou pelo Real em 1959 e 1960. Posteriormente, ele treinou a Raposa, em 1981.