Cruzeiro

CRUZEIRO

Sem parte de grupo campeão nacional, Cruzeiro se apresenta para o Mineiro contra o Democrata

Egídio, Nilton, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart dão lugares a Leandro Damião, Joel e outros. Jovens da base também tentam mostrar forças no Estadual

postado em 01/02/2015 08:00 / atualizado em 01/02/2015 08:53

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

O Cruzeiro começará o ano com uma formação bem diferente em relação ao elenco campeão brasileiro de 2014. A equipe não terá o lateral-esquerdo Egídio, os volantes Nilton e Lucas Silva e os armadores Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, negociados pela diretoria nas últimas semanas. Marcelo Moreno, centroavante goleador, retornou ao Grêmio. Dedé e Manoel se machucaram, e Dagoberto está fora dos planos. Aos poucos, o torcedor azul se acostuma aos novos nomes: Leandro Damião, Joel, Riascos, Mena, De Arrascaeta, Seymour, entre outros. Para a primeira rodada do Campeonato Mineiro, contra o Democrata de Governador Valadares, muitos contratados não ganharam condições de jogo. Somente Damião e Joel poderão jogar. Além deles, jovens da base como Judivan, Eurico, Bruno Edgar e Fabrício ganham força. A Raposa mostra sua nova face diante da Pantera a partir das 19h30, no Estádio Mamudão.

O técnico Marcelo Oliveira diz que ao longo das primeiras rodadas do Campeonato Mineiro o Cruzeiro ganhará entrosamento e voltará a ser o time rápido e envolvente das duas últimas edições do Brasileirão. “Em relação ao time, às vezes, vejo pessoas dizendo que o Cruzeiro perdeu com a saída de jogadores, mas dá para lapidar. Temos que encaixar uma nova equipe com equilíbrio de jogadores. Demanda um pouco de tempo, mas o fundamental é que os atletas se conheçam em campo. O time ideal é aquele que os atletas sabem o que o outro quer. Esse é o trabalho do técnico, vamos formar um time competitivo e treiná-lo para que seja envolvente”, pontua.

O primeiro teste no Estadual permitirá ao treinador observar um esboço para a Copa Libertadores da América, competição na qual o Cruzeiro estreará em 25 de fevereiro, contra o Universitário de Sucre, da Bolívia. Obviamente, os atletas contratados a peso de ouro, como o uruguaio Giorgian De Arrascaeta (custou 4 milhões de euros) tendem a ganhar a titularidade assim que tiverem suas situações regularizadas.

Marcelo também terá chance de ver os jovens promovidos da base em ação. O volante Eurico e o atacante Judivan começarão jogando em Valadares. Ambos são grandes promessas do clube. “Eles vão ter as oportunidades imediatas em função das ausências de alguns jogadores, mas são atletas que já vêm de um ambiente profissional e fazendo bom trabalho. No Campeonato Mineiro, começando, é um bom momento. O Judivan já mostrou qualidades especiais de um atacante, é habilidoso. O Eurico é um atleta de forte marcação, sabe passar bem a bola. Faz parte do trabalho da comissão técnica também agregar valores. Isso representa um jogador com um objetivo maior, com um vínculo maior com o clube. Esperamos que eles possam ir bem, mas se não forem também, podem melhorar”, declara.

Escalado titular, Eurico espera corresponder da melhor forma a oportunidade concedida pelo comandante do clube. “O Marcelo Oliveira passa muita confiança para todos os atletas, principalmente para nós que viemos da base. Ele vê que no dia a dia a gente está trabalhando, esforçando e procurando conquistar o nosso espaço”, observa o jovem de 20 anos.

Vice-campeão do Módulo II de 2014, o Democrata de Valadares tem alguns nomes conhecidos no futebol mineiro. No gol há o veterano Fábio Noronha, de 39 anos, que defendeu Flamengo e Fluminense na década de 1990. Na lateral direita o titular é Osvaldir, ex-jogador de América-TO, Araxá e CAP de Uberlândia. Já o meia Kaio Wilker, emprestado pelo América até abril, não poderá estrear pela Pantera em virtude da falta de documentos que o regularizam na competição estadual.

DEMOCRATA-GV X CRUZEIRO

DEMOCRATA-GV
Fábio Noronha; Osvaldir, Hyago, Leomar e Denilson; Marcel, Júlio César, Leandro Alves e Marcus Vinícius; Rodrigão e João Paulo
Técnico: Gilmar Estevam

CRUZEIRO
Fábio; Mayke, Léo, Bruno Rodrigo e Gilson; Henrique, Eurico, Marquinhos, Judivan e Willian; Leandro Damião
Técnico: Marcelo Oliveira

Motivo: primeira rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Mamudão, em Governador Valadres
Data: domingo, 1º de fevereiro de 2015, às 19h30
Árbitro: Igor Júnior Benevenuto (CBF/FMF)
Auxiliares: Marconi Helbert Vieira (CBF/FMF) e Ricardo Junio de Souza (CBF/FMF)

Tags: interiormg cruzeiro democrata Campeonato Mineiro