Cruzeiro

CRUZEIRO

Fim do intervalo: é hora de decisão

Depois de 15 dias se preparando em campo, enquanto os bastidores do clube vivem tempos agitados, Cruzeiro parte para duelo com São Paulo por vaga nas quartas da Libertadores

postado em 06/05/2015 08:27 / atualizado em 06/05/2015 08:29

PAULO FILGUEIRAS / EM DA PRESS
Foram 15 dias para descansar de uma sequência pesada, que incluiu a eliminação pelo Atlético nas semifinais do Campeonato Mineiro e a garantia do primeiro lugar no Grupo 3 da Copa Libertadores, mas também para trabalho intenso. Hoje, às 22h, o Cruzeiro tenta mostrar, contra o São Paulo, num Morumbi lotado, pela rodada de ida das oitavas de final da competição continental, que aproveitou bem o período sem atuar, melhorando principalmente a intensidade de jogo, que ainda varia muito, até mesmo dentro da mesma partida. Vivendo dias agitados fora de campo, com a diretoria procurando, mas não tendo sucesso na contratação de reforços, a Raposa vai com o que tem para buscar a vaga nas quartas de final.

Marcelo Oliveira deu folga aos jogadores no primeiro dia depois de avançar na Libertadores e também no fim de semana seguinte, mas também exigiu bastante dos comandados, em treinos físicos, técnicos e táticos, que contribuíram para deixá-los otimistas em bom resultado diante do tricolor paulista. “O adversário tem jogadores talentosos, mas fizemos um trabalho intenso para chegar ao Morumbi e não ser surpreendidos. Procuramos fazer tudo aquilo que o treinador pediu da melhor forma e vamos com tudo para fazer um grande jogo”, afirma o volante Willians, uma das armas celestes para barrar as investidas de Paulo Henrique Ganso, Alexandre Pato e cia.

Igualmente preocupado com a força ofensiva do rival, o lateral-esquerdo Mena lembra que o enfrentou algumas vezes quando defendia o Santos, até o fim do ano passado, e alerta: “O São Paulo tem jogadores importantes, de muita qualidade, principalmente do meio para a frente. Por isso, temos de tomar muito cuidado, principalmente nos primeiros minutos”. Tais cuidados, porém, não significam que o time entre em campo apenas para se defender. O próprio chileno ressalta que, se são bons com a bola no pé, os homens de frente são-paulinos são pouco eficientes na marcação, podendo facilitar a saída de bola do Cruzeiro.

O objetivo do lateral celeste é municiar bastante os companheiros, principalmente Leandro Damião. O artilheiro não enfrentou o Universitario de Sucre-BOL, em 21 de abril, por causa de contusão na coxa esquerda. Recuperado, aprimorou o condicionamento físico e se diz pronto para tentar ajudar o Cruzeiro a conquistar a vitória, facilitando a situação para o jogo de volta, na próxima quarta-feira, no Mineirão. “Leandro Damião está fazendo muitos gols e sua volta é muito importante para a nossa equipe”, diz Mena, que tem duas assistências para gol na Libertadores, uma delas em cobrança de lateral, na goleada por 3 a 0 sobre o Mineros-VEN, no Mineirão. Para o jogador, é fundamental a equipe saber jogar esta noite, porque haverá o jogo de volta. “Temos de ser inteligentes, tentar sair de lá sem tomar gols para decidir em casa.”

TROCA NA ZAGA Enquanto Leandro Damião retorna, no lugar de Henrique Dourado, a zaga que atuou contra o Universitario de Sucre será mantida, com Manoel e Leo. Paulo André, que cumpriu suspensão diante dos bolivianos, fica como opção no banco.

A preparação foi encerrada ontem à tarde, no Morumbi. O time exercitou finalizações depois de cobranças de faltas e escanteios, além de cobranças de pênalti, critério que pode decidir a classificação a partir destas oitavas.

FICHA TÉCNICA

São Paulo x Cruzeiro
São Paulo: Rogério Ceni; Bruno, Rafael Tolói, Lucão e Reinaldo; Denílson, Souza, Wesley e Paulo Henrique Ganso; Centurión e Alexandre Pato
Técnico: Mílton Cruz
Cruzeiro: Fábio; Mayke, Leo, Manoel e Mena; Willians, Henrique, Marquinhos, De Arrascaeta e Willian; Leandro Damião
Técnico: Marcelo Oliveira
Estádio: Morumbi
Horário: 22h
Árbitro: Carlos Amarilla (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo e Milcíades Saldivar (PAR)
TV: Globo, Sportv e Fox Sports

ESTRELADAS...
Proposta por Mayke recusada
O Cruzeiro recusou duas propostas para vender o lateral-direito a clubes portugueses. A informação foi dada pelo gerente de futebol Valdir Barbosa ao participar de programa na Fox Sports ontem, em São Paulo. “Houve interesse este ano do Porto e também do Benfica, de forma oficial, sobre o Mayke, mas o assunto não rendeu porque o que ofereceram não foi o desejado pelo Cruzeiro. Chegaram a oferecer 7 milhões de euros (cerca de R$ 24 milhões)”, disse o dirigente, que não revelou o valor pretendido pela Raposa.

Novo patrocínio vem de táxi
A diretoria do Cruzeiro anunciou ontem novo patrocinador para 2015. A 99Taxis, maior aplicativo para chamadas de táxi do Brasil, vai estampar sua marca abaixo do número da camisa e nos calções, além do painel de entrevistas da Toca da Raposa e do site oficial do clube. A estreia já será no jogo de hoje contra o São Paulo, no Morumbi. Os valores não foram divulgados.