Cruzeiro

CRUZEIRO

PESADELO CELESTE

Torcedor procurou incentivar, mas sonho do tri se transformou em decepção. Longe do time que venceu em Buenos Aires, equipe foi dominada pelos Millonarios

postado em 28/05/2015 08:26 / atualizado em 28/05/2015 08:31

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

A torcida preparou bela festa. Os jogadores prometeram empenho extra. O técnico Marcelo Oliveira buscou preparação especial. Mas nada disso adiantou e o Cruzeiro está fora da Copa Libertadores, eliminado pelo River Plate nas quartas de final em pleno Mineirão, com direito a goleada: 3 a 0, que transformaram em pesadelo o sonho da conquista da América pela terceira vez. Foi a quinta queda do Cruzeiro para argentinos na Libertadores, a quarta dentro de casa. O time também foi eliminado outras quatro vezes como mandante.

Se o tri continental está adiado, o time celeste terá de juntar os cacos e partir para a busca do penta brasileiro. No domingo, visita o Figueirense, domingo às 18h30, pela quarta rodada, em busca da primeira vitória e de sair da zona de rebaixamento.

Para isso, será preciso jogar bem mais que vem jogando. Tirando poucas partidas na temporada, como quando venceu o próprio time argentino por 1 a 0 em Buenos Aires, a Raposa nem de longe lembra a equipe que foi campeão nacional nos dois últimos anos.

“Peço desculpa aos torcedores, já fui torcedor e sei como é difícil. Estamos triste e esperamos que a torcida continue conosco, pois é ruim para eles e para nós também”, afirmou o atacante Leandro Damião, que não encontrou explicações para o desastre. “Estávamos muito motivados e entramos para fazer nossa parte. Mas demos espaço e isso é fatal para um time forte como o River. Até tivemos chances no começo, mas não aproveitamos e isso é fatal.”

Ontem, as coisas começaram a dar errado para o Cruzeiro antes mesmo de a equipe chegar ao Mineirão, pois ônibus ficou preso no trânsito e a equipe só chegou por volta das 20h50. Os torcedores, porém, mostram entusiasmo e aplaudiram bastante quando surgiu o nome do técnico Marcelo Oliveira no telão. Também foi desfraldada bandeira com foto do treinador e a mãe dele, Luiza, que morreu no dia anterior, aos 86 anos – foi respeitado um minuto de silêncio antes do início da partida

Quando a bola rolou, o time celeste tratou de ir para cima, empurrado pela torcida que cantava sem parar. Antes dos 3min, Willian ganhou na entrada da área, mas bateu por cima. Na sequência, porém, os argentinos deram prova do que eram campazes e chegaram duas vezes.

Como precisava da vitória, o River tratou de ir ao ataque, fazendo a maior parte do Mineirão prender o fôlego em alguns momentos. O silêncio da maioria foi mais intenso aos 19min, quando Sanchéz concluiu bom contra-ataque com chute rasteiro, vencendo Fábio.

A partir de então, a minoria argentina começou a cantar mais alto no Mineirão. A partir dos 30min o Cruzeiro e a torcida voltaram a se encontrar. Faltou, porém, mais capricho nas jogadas.

Assim, quem teve a chance de voltar a marcar foram os visitantes, aos 43min, com Mora, aproveitando para falha de Mayke, mas mandando para fora ao tentar tirar de Fábio. Porém, no minuto seguinte Maidana não errou a cabeçada e fez o segundo, depois de escanteio da esquerda.

TENTATIVAS Os jogadores deixaram o gramado sob vaia de parte da torcida celeste, enquanto reservas como Alisson tentavam levantar o moral deles. Já os argentinos vibraram tanto no gramado quanto na arquibancada.

O Cruzeiro voltou para o segundo tempo com Gabriel Xavier no lugar de De Arrascaeta e com Willian pedindo para a torcida incentivar o time. A resposta do torcedor foi imediata, principalmente porque a equipe mostrou muita vontade.

Mas a ducha de água fria definitiva veio aos 6min, quando Teo Gutierrez passou como quis por Bruno Rodrigo e bateu sem chance para Fábio, fazendo 3 a 0. A partir de então só se ouviu os argentinos cantarem no Mineirão.

Nem mesmo duas bolas na trave, de Leandro Damião e Alisson, mudaram o panorama. Já no fim, Gabriel Xavier segurou Martínez quando ele se preparava para marcar e foi expulso, mas pouca gente viu, pois a maioria já havia deixado o estádio.

Cruzeiro 0 x 3 River Plate

Cruzeiro:
Fábio; Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo e Mena; Willians (Joel 26 do 2º), Henrique, Marquinhos, De Arrascaeta (Gabriel Xavier, intervalo) e Willian (Alisson 10 do 2º); Leandro Damião. Técnico: Marcelo Oliveira

River Plate: Barovero; Mercado (Pezzella 15 do 2º), Maidana, Funes Mori e Vangioni; Sánchez, Kranevitter, Ponzio (Mayada 26 do 2º) e Rojas; Mora e Teo Gutierrez (Martínez 33 do 2º). Técnico: Marcelo Gallardo

Estádio: Mineirão
Gols: Sánchez 19 e Maidana 44 do 1º; Teo Gutierrez 6 do 2º
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Wilson Berrio e Alexandre Guzmán (COL)
Cartão amarelo: Barovero, Mena, Mercado e Willian
Cartão vermelho: Gabriel Xavier
Pagantes: 54.898
Renda: R$ 3.646.216

Tags: libertadores cruzeiro river plate