Cruzeiro

CRUZEIRO

Dirigente do Cruzeiro fala sobre futuro de Marcelo, reformulação e possíveis reforços

Gerente de futebol Valdir Barbosa concedeu entrevista coletiva nesta quinta-feira

postado em 28/05/2015 17:59 / atualizado em 28/05/2015 18:41

Alexandre Guzanshe/EM/D.APress
O dia seguinte à eliminação trágica do Cruzeiro para o River Plate foi de tristeza e explicações na Toca da Raposa II. Os jornalistas presentes pediram uma entrevista ao gerente de futebol Valdir Barbosa, que atendeu à solicitação. O dirigente garantiu a permanência de Marcelo Oliveira, falou sobre possíveis novas contratações, e analisou a reformulação da equipe em 2015. Abaixo, você lê, na íntegra, todas os temas abordados pela imprensa e as respostas de Valdir Barbosa.

Eliminação da Libertadores e situação do time

“Primeiramente, a gente entende o momento do torcedor, que nós do clube vivemos. É uma fase de transição. Tivemos dois anos vitoriosos. Todos sabem que o Brasil é país vendedor de atletas. Formamos time campeão em 2013 e 2014 com alguns jogadores desconhecidos que se transformaram em destaques, como Everton Ribeiro, Lucas Silva e Ricardo Goulart. Lucas esteve em excursão em 2013 na Eslováquia. A equipe que montamos não veio de uma vez só. Temos jogadores de boa qualidade técnica. Sabemos que precisamos de mais uma ou duas peças para até o fim do ano. Trabalhamos sem apavoramento. Não adianta anunciar contratação para tentar iludir o torcedor. Presidente tem mantido serenidade. Nós vamos nos recompor de alguma forma, principalmente quando janela da Europa for aberta”.

Futuro de Marcelo Oliveira

“Marcelo deve ter propostas e conversas, afinal é campeão brasileiro. Mas ele é nosso técnico, está mantido. Essas notícias de momento não são realidade”.

Reformulação da equipe

“O futebol é dinâmico, não para. Você tem de trazer e tem de sair, isso é normal. Nunca deixamos de dizer que traríamos mais jogadores. Não existem propostas para saídas, nem temos nomes concretos para chegada. O Marcelo está mantido, participa do trabalho de reformulação do clube. Ele está pagando pelas mudanças. Não há tsunami, nenhum abalo na forma de trabalhar. Só trabalhamos para que as coisas se encaixem”.

Chegada de um diretor de futebol

“Acho que é uma resposta que tem de vir do presidente. Ele determinou a forma de trabalhar e seguimos do jeito que ele pediu. Se ele pensa em uma pessoa para a função, não posso responder, porque não tive conversa com ele sobre esse assunto”.

Possíveis erros de avaliação na formação do grupo

“Essas contratações que não dão certo acontecem em qualquer época de clubes, perdedores ou vencedores. Nesse elenco de 2012, 2013, e 2014, vários jogadores não deram certo. Só que não há destaque porque a equipe está em momento muito bom. É normal algum jogador não ser aproveitado. O Riascos tem contrato mais longo e pode voltar no ano que vem.

Possível retorno de Vinicius Araújo

“O Cruzeiro tem 50%, está emprestado ao Standard Liège. Não havia passado pela minha cabeça sobre repatriá-lo. É um jogador que não tínhamos falado a respeito dele”.

Reforços

“Vários jogadores foram contratados nesse início de ano. O problema é que tentamos trazer dois jogadores de muito peso. Tivemos uma situação praticamente acertada, mas o clube que tem os diretos federativos optou por não vendê-lo. Hoje, você tem dificuldade de trazer jogadores de destaque. A chegada de jogadores é natural. Existe período de entra e sai, aqui também vai acontecer”.

Jogadores que chegaram foram pedidos por Marcelo?

“Os jogadores que vieram, de alguma forma, em todos os casos a diretoria e a comissão participaram da avaliação para contratá-los. Serem titulares ou não é questão técnica, adaptação ao sistema de jogo do treinador. É normal não ter percentual exato de contratação e aproveitamento. Em todo negócio há um risco”.

Vendas de jogadores no início do ano

”Não pegou de surpresa. A gente sabia que jogadores estão valorizados, mas não tínhamos certeza de que seriam vendidos. É difícil contratar imaginando que jogador seria vendido. Tem de esperar a venda. O Cruzeiro formou equipe muito boa. Às vezes, você encontra jogador de qualidade técnica semelhante, mas ele não se adapta”.

Reforços por vir

“Temos de trazer jogadores que se encaixem nas posições que o Marcelo pretende. O meia, nós pretendemos trazer. Mas, nada impede de trazer jogadores que não sejam meias. Isso depende do que o Marcelo pedir”.

Lucas Lima

“Acho que o Lucas Lima, não. O Santos já foi taxativo ao dizer que não negocia. O jogador tem contrato em vigor. Por mais que exista investidor, o valor federativo é do Santos. Se não querem liberar, não adianta ficar em insistência. Há outras opções. Alguma coisa tem de acontecer".

Robinho

“Desde que houve a negativa do presidente do Santos em negociar Lucas Lima e Robinho, após o Campeonato Paulista, o Cruzeiro não manteve mais contato, em respeito ao Santos, que disse que não liberaria mais os jogadores”.