Cruzeiro

CRUZEIRO

Robinho engrossa relação de negociações frustradas do Cruzeiro na temporada 2015

Em busca de meia, diretoria viu transações malsucedidas ainda em outras posições

postado em 01/07/2015 17:15 / atualizado em 01/07/2015 19:04

Montagem com fotos de Reprodução, AFP Photo e EM/D.A. Press
Depois de considerar que havia apresentado uma proposta “imbatível” a Robinho para os padrões brasileiros, o Cruzeiro viu o atacante ser seduzido pelo poder financeiro de clubes de outros países. O ex-jogador do Santos engrossa a lista de negociações frustradas da diretoria celeste nesta temporada.

Nesta quarta-feira, Robinho agradeceu o interesse do Cruzeiro, dirigido por Vanderlei Luxemburgo, seu ex-comandante, mas garantiu que não defenderá nenhum clube brasileiro no momento. Ele tem algumas propostas do exterior, como do Querétaro do México e do Guanghzou Evergrande da China, e disse que definirá seu futuro com calma.

"Respeito as propostas do Brasil, mas acho difícil jogar em outro time agora no Brasil que não seja o Santos. Respeito as propostas, Luxemburgo é um excelente treinador, tive a felicidade de trabalhar com ele, mas enfim, estou pensando em sair fora do Brasil. Agora vou descansar e decidir para onde eu vou”, disse.

Com as perdas de cinco titulares em transações no início de 2015, o Cruzeiro foi ao mercado para reforçar o elenco. A principal meta era encontrar um substituto para Everton Ribeiro, mas em mais de um semestre de procura, a diretoria ainda luta para anunciar esse reforço.

Lucas Lima, Valdívia, Cleiton Xavier, Wagner, Ronaldinho Gaúcho... Foram diversas as negociações malsucedidas por um armador. Entretanto, as frustrações não se resumiram apenas a essa posição. Relembre, abaixo, as tentativas de transações que não foram concluídas com êxito pela diretoria cruzeirense.

Clique no nome dos jogadores para ler a reportagem da época.

Zagueiros
Henrique (Napoli-ITA)
Com Dedé lesionado, o Cruzeiro foi em busca de um zagueiro para a disputa da Copa Libertadores. Presente na última Copa do Mundo, Henrique esteve próximo da Toca, segundo o presidente Gilvan de Pinho Tavares.

Leandro Almeida (Coritiba) foi para o Palmeiras
Comandado no início da carreira por Marcelo Oliveira, o zagueiro foi um pedido do treinador à diretoria, mas os valores pedidos pelo Coritiba afastaram a possibilidade de um acordo.

Dória (Olympique de Marselha) – foi para o São Paulo
Dória foi mais um alvo na tentativa de encontrar um substituto para Dedé. Sem espaço com o técnico argentino Marcelo Bielsa no Olympique de Marselha, o jogador revelado pelo Botafogo acertou com o São Paulo.

Lateral-direito
Rodinei (Ponte Preta)
Indicado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, o lateral-direito esteve na pauta cruzeirense, mas a diretoria não conseguiu acordo com a Ponte Preta para que ele fosse liberado.

Volante
Arouca (Santos) – foi para o Palmeiras
Arouca acionou a Justiça do Trabalho para deixar o Santos. Embora apostasse no apoio de investidor, o Cruzeiro perdeu a concorrência com o Palmeiras.

Armadores
Alex (aposentado) – não quis voltar a atuar
Grande ídolo do Cruzeiro, Alex decidiu deixar a carreira de jogador após a última temporada. O presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, revelou que tentou fazê-lo mudar de ideia e contratá-lo para a disputa da Copa Libertadores.

Alex (Internacional)
Segundo o supervisor de futebol do Cruzeiro, o técnico Marcelo Oliveira rejeitou a contratação do armador que havia sido oferecido à diretoria.

Wagner (Fluminense)
Ex-jogador do Cruzeiro, Wagner foi um dos alvos da diretoria na busca por um meia. Entretanto, o Fluminense não aceitou negociá-lo.

Robinho (Coritiba) – foi para o Palmeiras
Jogador pretendido pelo técnico Marcelo Oliveira, Robinho ficou mais distante da Toca da Raposa depois da saída do diretor Alexandre Mattos.

Cristian Rodríguez (Atlético de Madrid) – foi para o Grêmio e já voltou à Europa
O Cruzeiro chegou a ter acerto salarial com "Cebolla", mas não ficou satisfeito com o período de cessão oferecido pelo Atlético de Madrid.

Cleiton Xavier (Metalist) – foi para o Palmeiras
Cleiton Xavier se desvinculou do Metalist-UCR após acionar a Justiça. O Cruzeiro entrou em contato com empresários do jogador para manifestar interesse pelo meia, que preferiu retornar ao Palmeiras.

Ronaldinho Gaúcho (Querétaro-MEX) – negocia com Antalyaspor da Turquia
Ex-jogador do Atlético, Ronaldinho chegou a negociar contrato com o Cruzeiro, mas o clube não conseguiu apoio de investidores para bancar os salários.

Lucas Lima (Santos)
Era o sonho da diretoria celeste. O Cruzeiro montou uma operação de guerra para contratá-lo após o Campeonato Paulista. Porém, o Santos rejeitou a proposta feita pela Raposa.

Valdívia (Palmeiras) – foi para o Al-Wahda (Emirados Árabes)
Próximo do fim de contrato com o Palmeiras, Valdívia recebeu proposta do Cruzeiro. No entanto, não houve acerto para que o clube paulista o liberasse antes do vínculo e, assim, os dirigentes cruzeirenses desistiram da negociação.

Quintero (Porto)
Foi oferecido pelo ex-jogador e empresário Deco ao Cruzeiro, mas os problemas físicos do jogador e a dificuldade de liberar o atleta por parte do Porto fizeram com que a negociação fosse encerrada.

Renato Cajá (Ponte Preta)
Segundo o supervisor de futebol do Cruzeiro, Benecy Queiroz, a diretoria conversou com os dirigentes da Ponte Preta quando as equipes se enfrentaram pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão. Os valores pedidos pelo clube paulista foram considerados altos e a negociação não avançou.

Meia-atacante
Gedoz (Club Brugge-BEL)
O Cruzeiro tinha o interesse na contratação do meia-atacante para que fosse refeita a dupla com o uruguaio De Arrascaeta, mas os altos valores pedidos pela diretoria do Club Brugge, da Bélgica, fizeram o clube desistir da negociação.

Nenê (Al-Gharafa-CAT) – foi para o West Ham (ING)
Desde o fim da temporada 2014 que o Cruzeiro negociava com o meia-atacante. As tratativas, porém, não avançaram e o clube desistiu da contratação.

Atacante
Lucas Barrios (Montpellier-FRA) – foi para o Palmeiras
Além dos diretores, o técnico Vanderlei Luxemburgo e o seu genro Fabiano tentaram convencer o atacante a jogar no Cruzeiro. Contudo, o empresário do jogador disse que o clube celeste chegou tarde demais na negociação.

Robinho (Santos) - negocia com Guangzhou Evergrande, da China
O atacante foi a última cartada da diretoria até o momento. Depois de uma proposta ‘imbatível’, o Cruzeiro viu o jogador ser seduzido pelos milhões do Guangzhou Evergrande.

Tags: negociações diretoria fracassos santossp seriea cruzeiro