Cruzeiro

CRUZEIRO

Artilheiro na berlinda

Longe da rede há um mês e meio, Leandro Damião luta para recuperar o bom futebol, ser de novo titular e poder ajudar o Cruzeiro a reagir na classificação do Brasileiro

postado em 29/07/2015 11:00 / atualizado em 29/07/2015 08:20

EM DA PRESS
A campanha irregular do Cruzeiro no Brasileiro passa pela má fase de um dos seus principais jogadores. Artilheiro da equipe em 2015 (15 gols), Leandro Damião completou 45 dias em jejum, o que lhe custou a condição de titular. Situação impensável quando desembarcou em janeiro na Toca da Raposa, emprestado pelo Santos. A última vez que ele superou um goleiro foi em 13 de junho, nos 3 a 1 sobre o Vasco, em São Januário. Naquela noite, ao deixar sua marca duas vezes, garantiu a terceira vitória nos três primeiros jogos sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Mas o embalo não foi mantido: o time oscila na tabela de classificação e o atacante não mais encontrou o caminho da rede.

Leandro Damião, ressalte-se, caiu de rendimento junto com o time. Nas oito partidas que se seguiram à dos últimos gols do camisa 9, o Cruzeiro fez oito partidas, mas venceu apenas duas, empatando uma e perdendo cinco. O jogador participou de seis delas, mas somente em duas atuou os 90 minutos, o que ajuda a explicar por que não tem conseguido ajudar o time. Duas vezes ele foi substituído e em outras duas entrou durante o jogo.

Apesar de não ter escalado o atacante nas três últimas rodadas, Vanderlei Luxemburgo garante que confia na qualidade do atleta. “Expliquei ao Damião que, mesmo ele sendo experiente, o futebol é dessa forma. Às vezes não se rende o esperado, é normal. Daqui a pouco, a bola bate na bunda dele e entra, muda tudo o que está se falando agora. Você tem de puxar o freio de mão. Os mesmos que o criticam hoje vão elogiá-lo lá na frente”, afirmou o treinador.

Os companheiros também se mostram confiantes na recuperação não só de Damião, mas também dos demais atacantes. “A gente tem um grupo forte e é com todo mundo que vamos nos recuperar. Leandro Damião é artilheiro nato, o Willian sempre fez gols, o Marquinhos também. Mas o momento não é bom e só com trabalho vamos superá-lo”, avaliou Marinho.

Ele próprio sabe que está devendo. Depois de estrear fechando a vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR, no Mineirão, o atacante não voltou a superar os goleiros adversários, embora tenha mostrado boas atuações. Para o jogador, o momento exige que cada um busque se doar um pouco mais em treinos e jogos para que a equipe volte a vencer. “Às vezes, o adversário tem uma chance e a aproveita. Já a gente cria várias oportunidades, mas a bola não entra. Temos de continuar buscando, persistindo. Uma hora as coisas vão dar certo.”

A torcida só espera que a reação comece no domingo, no Recife, diante do Sport, o melhor mandante do Brasileiro – sete triunfos e um empate. Mesmo assim, os jogadores acreditam ser possível voltar a Belo Horizonte com três pontos na bagagem, ganhando tranquilidade. “Vamos aproveitar a semana para trabalhar bastante, pois temos de nos focarm no próximo jogo. É difícil jogar contra o Sport, uma equipe qualificada, ainda mais na casa deles, mas temos condições de conquistar três pontos lá”, afirmou Marinho.

DESFALQUE NA LATERAL
Para o jogo contra o rubro-negro pernambucano, o Cruzeiro não contará com o lateral-direito Ceará, que contundiu o músculo adutor da coxa direita. Mayke recupera a posição em que se destacou nos dois últimos anos.

JEJUM DO ATACANTE

Data Placar/adversário Estádio Tempo em campo
21/6 0 x 1 Chapecoense Mineirão 90 minutos
28/6 0 x 1 Coritiba Couto Pereira Saiu aos 23min do 2º
1º/7 0 x 1 Grêmio Arena Grêmio Saiu no intervalo
9/7 0 x 1 Fluminense Maracanã 90 minutos
19/7 1 x 1 Avaí Mineirão Entrou aos 31min do 1º
26/7 0 x 1 São Paulo Morumbi Entrou no intervalo
Obs.: cumpriu suspensão na vitória sobre o Atlético-PR, em 4/7, e ficou no banco no triunfo sobre o Goiás, em 12/7, no Mineirão