Cruzeiro

CRUZEIRO

Com novo esquema, Cruzeiro desafia força do Sport em Pernambuco para amenizar pressão

Diante do melhor mandante, time celeste busca se distanciar das últimas posições

postado em 02/08/2015 08:00 / atualizado em 01/08/2015 19:28

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Com uma nova formação tática, o Cruzeiro tentará bater o melhor mandante do Campeonato Brasileiro neste domingo. Às 18h30, diante do Sport, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo busca amenizar a pressão pela campanha irregular. O duelo, válido pela 16ª rodada, será disputado na Arena Pernambuco.

Nos últimos quatro jogos, o Cruzeiro venceu apenas uma vez. Vanderlei Luxemburgo já admite que a missão agora é deixar o time mais distante das últimas colocações. A zona de rebaixamento está a quatro pontos da Raposa. “Não adianta vender ilusão. O Brasileiro mudou um pouco de figura”, destacou o treinador.

Se os resultados não vêm, Luxemburgo busca a formação ideal. Contra o Sport, ele utilizará a 12ª escalação diferente em 12 jogos. Desta vez, haverá mudança na formação tática. O time celeste entrará em campo com três volantes e esquema 4-3-3.

São quatro as mudanças em relação à derrota para o São Paulo, por 1 a 0, na rodada passada. Os laterais Ceará, lesionado, e Fabrício, suspenso, serão substituídos por Mayke e Mena. Já o volante Willians entrará na vaga do meia Marcos Vinícius, enquanto Alisson volta ao time depois de quase dois meses. Para o retorno do camisa 11, Willian ficará no banco de reservas.

Com a nova formação, Luxemburgo aposta em meio-campo mais consistente e mobilidade do trio ofensivo, composto por Alisson, Marinho e Vinícius Araújo. “Dou consistência para os atacantes se movimentarem mais ainda”, disse o treinador, que se inspirou na campeã mundial Alemanha. “Esse caminho é o do futebol que se joga hoje. A Alemanha foi campeã com três jogadores de meio e três atacantes. Barcelona e Bayern jogam assim. Caminhamos para o que acontece no futebol”, acrescentou.

Na missão de reencontrar as vitórias, o Cruzeiro deve encontrar um grande obstáculo neste domingo. O Sport tem aproveitamento superior a 90% quando joga em Pernambuco. Invicto em casa, o time comandado por Eduardo Baptista venceu sete jogos e empatou apenas um.

Apesar da campanha irregular do Cruzeiro, o treinador do Sport adota discurso respeitoso. "É um confronto direto. O Cruzeiro, embora ainda não venha tão bem, vejo como um time que tem um elenco e um treinador para se recuperar. Uma vitória hoje você soma três pontos e impede o adversário de somar três. Vejo lá na frente o Cruzeiro como adversário direto na luta pelo G4. É teoricamente um jogo de seis pontos", analisou Eduardo Baptista.

O Sport terá novidade em sua escalação. Régis herdará a vaga de Élber, que está emprestado pelo Cruzeiro e não poderá jogar por impedimento contratual.

Sport x Cruzeiro

Sport

Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rithley, Wendel, Marlone, Régis e Diego Souza; André
Técnico: Eduardo Baptista

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Manoel, Paulo André e Mena; Willians, Charles e Henrique; Marinho, Vinícius Araújo e Alisson
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Motivo:
16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Arena Pernambuco
Data: 2 de agosto (domingo), às 18h30

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO)