Cruzeiro

CRUZEIRO

Ariel Cabral: inativo há 4 meses, provável reforço do Cruzeiro é "camisa 8" e fez dupla com Pratto

postado em 03/08/2015 20:05 / atualizado em 03/08/2015 20:01

AFP PHOTO
O Cruzeiro aguarda exames médicos e ajustes finais para anunciar o argentino Alejandro Ariel Cabral, de 27 anos, como novo meia da equipe para o restante do Campeonato Brasileiro e disputa da Copa do Brasil. Especialista do ‘Futebol Portenho’, ouvido pelo Superesportes, avaliou o provável reforço celeste. De acordo com o jornalista Tiago de Melo, Ariel pode atuar como segundo volante – tradicional “camisa 8” – ou como armador em esquema específico.

Reprodução
“No Vélez ele já fez função de armador e de segundo volante. Na melhor fase do time em que ele estava presente, foi bem como camisa 8. Mas o titular sempre foi o Zapata. Cabral e o Canteros, hoje no Flamengo, eram os reservas. É um segundo volante, mas dependendo do esquema joga de 10. Na maior parte do tempo, num esquema 4-3-1-2 característico da Argentina, ele fazia o lado esquerdo, do volante que buscava o jogo. Ele marca e avança. Dependendo do esquema, ele pode ser ou um 8 ou atuar pela esquerda”, opinou Tiago, que classificou Alejandro como um jogador comum.

“Não entendi a contratação, porque é um jogador com uma certa idade (27), até foi da Seleção de base da Argentina (quando venceu o Mundial Sub-20, em 2007), mas não virou grande coisa. É um jogador bem comum. Tem uma saída boa e pode adiantar ao Cruzeiro. Mas não é nada demais”, afirmou.

Alejandro Cabral foi criado nas categorias de base do Vélez Sarsfield. De acordo com o jornalista ouvido pela reportagem, o meia é da mesma geração de Escudero, que defendeu o Atlético no passado e hoje está no Vitória, e de Zárate, com passagens por Lazio, Internazionale e West Ham. “Ele chegou a ser de Seleção Sub-20 da Argentina, mas em nenhum time bom do Vélez ele foi titular”, disse Tiago.

Segundo plano

AFP PHOTO
Em crise, o Vélez tenta remontar o time e reformular seu elenco de jogadores. Experiente, Ariel acabou sendo deixado de lado e treinou em separado até o fim de seu contrato, na última temporada. “O Vélez está numa fase muito ruim, perdeu quase todos os jogadores. O técnico está tentando promover uma renovação no elenco, e nesse processo alguns atletas perderam o espaço. O Cabral foi colocado em segundo plano”, afirmou o jornalista.

O último jogo de Cabral pelo Vélez foi em 29 de março, quando entrou no segundo tempo, no lugar de Leandro Desábato, na derrota por 1 a 0 para o Unión, na 7ª rodada do Campeonato Argentino. No início de abril ele foi afastado da equipe principal e acabou não renovando o contrato por considerar baixos os novos vencimentos oferecidos pela equipe argentina.

AFP PHOTO
Proximidade com Lucas Pratto

Grande ídolo do Atlético na atualidade, Lucas Pratto conhece bem Ariel Cabral. Os dois atuaram juntos durante temporadas em que o Vélez não teve grande rendimento. “O Vélez já estava em decadência quando o Pratto jogava lá. Por isso, o Cabral foi titular com ele na maior parte do tempo. Eles costumavam participar juntos de várias jogadas pela esquerda. No Vélez, o Pratto atuava diferente do Atlético, buscava o jogo, e aí os dois participavam muito juntos”, concluiu o jornalista do “Futebol Portenho”.

Os números de Ariel Cabral

Em 2015, no Campeonato Nacional, o jogador disputou oito jogos, sendo cinco deles como titular. Ariel marcou um gol. Já na temporada passada, ele esteve em campo em 41 partidas do Vélez Sarsfield, sempre como titular. Substituído apenas três vezes, não balançou as redes e recebeu 10 cartões amarelos.

Ariel Cabral tem grande experiência internacional. Além de ter sido campeão mundial sub-20 pela Argentina em 2007, ele disputou quatro edições da Copa Libertadores (2007, 2010, 2012 e 2014). Na principal competição entre clubes do continente, foram 22 partidas disputadas.