Cruzeiro

CRUZEIRO

Padrasto de James Rodríguez detalha parceria e brinca com futuro de meia do Real no Cruzeiro

Juan Carlos, que voltará em dezembro a BH, concedeu entrevista ao Superesportes

postado em 26/08/2015 09:00 / atualizado em 26/08/2015 14:37

Vinnícius Silva/Portre Imagens/Divulgação
O Cruzeiro recebeu, na última semana, visita do padrasto do colombiano James Rodríguez, meia do Real Madrid e destaque da seleção local. Na Toca da Raposa I, Juan Carlos Restrepo selou parceria com as categorias de base do clube celeste para 'exportar' jovens do país, que serão observados por analistas celestes em busca de espaço no time profissional. Nessa segunda-feira, ainda em Belo Horizonte, ele atendeu a reportagem do Superesportes e deu detalhes da aliança.

“A parceria vem sendo construída há alguns meses, por intermédio do Luiz Rocha e do Teo Cruz (agentes de Lucas Silva), em conversas anteriores na Espanha. Eles nos contaram o processo de formação de atletas que o Cruzeiro vem implementando para profissionalização. Desta forma, depois de escutar e analisar esse conceito e das reuniões com o Bruno Vicintin, definimos que era proveitoso para o projeto de alto rendimento que tocamos na Colômbia (de formação de jovens talentos)”, destaca.

Vinnícius Silva/Portre Imagens/Divulgação
Desde que liderou a negociação de Lucas Silva com o Real Madrid, Luiz Rocha se mudou para Madri e tem prospectado alguns negócios para o Cruzeiro no velho continente. Durante a última janela de transferências, trouxe ao presidente Gilvan de Pinho Tavares a possibilidade de contratar Cristian Rodriguez, então jogador do Atlético de Madrid. O negócio, no entanto, não vingou por entraves contratuais.

Restrepo também comentou sobre as metas traçadas para a parceria. O pai da jovem revelação colombiana pretende voltar a Belo Horizonte em dezembro, com mais talentos do país, para participar de um torneio Sub-15 que o clube celeste organiza anualmente, o Cruzeiro Youth Cup. O primeiro passo, porém, é profissionalizar o jovem Sebastian Felipe Guzman, de 18 anos, que já começou a treinar com o time Sub-20 na Toca da Raposa I.

Vinnícius Silva/Portre Imagens/Divulgação
“Ele (Guzman) já atuou nas Seleções Sub-15, Sub-17 e Sub-20. É nascido em 1997, tinha oferta do Atlético Nacional, mas confiamos que será melhor sua progressão em um clube como o Cruzeiro. É o primeiro passo que estamos dando. Em dezembro, esperamos trazer um clube da categoria Sub-14 para uma competição que o clube organiza para, enfim, formalizar a parceria”, conta Juan Carlos, que detalha os objetivos da parceria.

“Para nós, a entrada numa grande instituição como o Cruzeiro é também um desafio. Abrir espaços de divulgação, formação e exploração do talento colombiano no futebol brasileiro. Esse é nosso principal objetivo: trazer os principais talentos que possamos captar em nossa terra e que o Cruzeiro nos dê a oportunidade de profissionalizá-los na metodologia que pode render grandes frutos para torcida do Cruzeiro e para nós”, disse.

James no Cruzeiro

Reprodução
A reportagem perguntou ao padrasto de James, em tom de brincadeira, sobre a possibilidade de a parceria colocar seu filho, atual camisa 10 do Real Madrid, no Cruzeiro. Muito ponderado e quase eloquente, Restrepo não descartou o clube celeste no futuro e disse que seria mais um dos orgulhos que o afilhado daria ao ‘pai’.

“James tem seus desafios. Está nascendo um novo, com a chegada do Rafa Benítez, e ele, como profissional do futebol, está em seu dever de ganhar espaço, ratificar a boa temporada que fez em 2014 que, graças a Deus, pôde concretizar a expectativa do povo colombiano e da nossa família. James é um atleta que está concentrado em seu processo de ganhar um espaço no time titular do Rafa Benitez e seguir conquistando o coração dos torcedores do Real Madrid”, disse, antes de responder sobre o futuro de James na Toca.

“No futuro, é muito possível que, como o atleta sempre projeta, James vá pensar atuar em outras esferas e não descarto, em nenhum momento, que chegue ao Cruzeiro. Seria, para mim, mais um êxito, uma alegria a mais que James me daria como filho”, concluiu.

Tags: cruzeiro futinternacional parceria James Rodríguez