Cruzeiro

CRUZEIRO

Alterar menos ou mais? Eis a questão

Mano Menezes deixa para hoje a definição sobre o substituto de Alisson contra o Grêmio: Leandro Damião, que obrigaria Willian a mudar de função, ou Júlio Baptista

postado em 03/10/2015 11:00

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Uma dúvida de ordem tática impede Mano Menezes de definir o Cruzeiro para enfrentar o Grêmio amanhã, às 16h, no Mineirão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador ainda não escolheu o substituto do contundido Alisson: Leandro Damião e Júlio Baptista, que disputam a vaga, foram testados no coletivo de ontem à tarde, na Toca da Raposa – o atacante começou como titular, mas foi o armador quem mais tempo treinou na equipe principal.

A entrada de Leandro Damião vai alterar mais a formação celeste, embora Júlio Baptista também não tenha a característica de atuar pelas extremidades do campo, como Alisson. “Precisamos ter uma variante do sistema, com um jogador de beirada. Vamos ter de pensar para não perder força na frente e equilibrar o setor do meio-campo com quantidade”, avisa Mano, que espera fazer os ajustes necessários no treino de hoje pela manhã.

“O Damião é um jogador com características diferentes das do Alisson, e eu inverteria a posição do Willian. Mas há a necessidade de equilibrar o meio-campo muito forte que o Grêmio tem. Aí, manteria o Willian e colocaria um meia-ponta para termos a bola bem trabalhada para chegar com qualidade”, explica o treinador.

Para ele, o aspecto físico não vai pesar tanto na escolha. “Os dois estão fisicamente muito próximos, em termos de rendimento. Os dois estão vindo de uma parada: o Júlio Baptista, maior, e o Leandro Damião, mais recente, que o atrapalhou tanto quanto. O que causa dúvida é o posicionamento tático, porque são jogadores de características diferentes.”

Júlio Baptista voltou a jogar contra o Coritiba, domingo, depois da operação no joelho direito que o afastou dos campos desde o início do ano. Leandro Damião ainda não atuou com Mano – por causa de uma contusão no tornozelo, não joga desde a vitória sobre a Ponte Preta por 2 a 1, em 2 de setembro.

No coletivo, o técnico orientou o time reserva a atuar como o adversário normalmente faz. “Os jogadores se empenharam e as dificuldades apareceram onde eu esperava. O Grêmio vem jogando sem um centroavante, com exceção do Bobô. Douglas e Luan flutuam muito no meio e, com o Giuliano e o Pedro, são os responsáveis pela criação”, analisa.

DESFALQUES Outra opção para o lugar de Alisson seria Marquinhos, mas, no início do treino, o atacante caiu de mau jeito e deslocou o ombro direito. Com muita dor, foi para o vestiário, examinado pelo médico Sérgio Freire Júnior e vetado para a partida de amanhã. O lateral-direito Ceará, autor de belo gol contra o Coritiba, com dor no joelho direito, não treinou ontem e também está fora do jogo.

Outras duas mudanças no time são as voltas do zagueiro Bruno Rodrigo, na vaga de Paulo André, expulso contra o Coxa, e do volante Willian, que cumpriu suspensão pelo cartão vermelho diante da Chapecoense.

Retorno indefinido
Alisson já se recupera em casa da cirurgia para correção de lesão no menisco medial do joelho direito (foto), à qual se submeteu na noite de quinta-feira. Segundo o médico do Cruzeiro, Sérgio Freire Júnior, a operação foi tranquila e feita com certa rapidez. A partir de terça-feira, o armador e atacante começará a fazer fisioterapia na Toca da Raposa. O clube estuda se o jogador retornará aos gramados na reta final do Brasileiro ou se será preservado para a pré-temporada de 2016.


O ADVERSÁRIO
Assimilar o golpe

Eliminado de certa forma até surpreendentemente pelo Fluminense na Copa do Brasil, quarta-feira, com o empate por 1 a 1 em casa, depois do 0 a 0 no Maracanã, o Grêmio quer logo esquecer a competição eliminatória e concentrar suas forças nas últimas rodadas do Brasileiro, na briga com Corinthians e Atlético pelas primeiras posições. Edinho admite a frustração, mas promete reação a partir de amanhã, no Mineirão: “A eliminação é uma situação que machucou muito a gente, é complicado, mas temos de tocar a vida. Todos estaremos bem para voltar a brigar pelo Brasileirão”. O experiente volante procura mostrar confiança: “O trabalho tem sido feito de modo correto. Temos de assimilar o golpe o mais rápido possível. Temos tudo para terminar o ano bem”.

Tags: cruzeiroec damiao mano