Cruzeiro

CRUZEIRO

Comissão técnica de Mano Menezes filma treinos do Cruzeiro para corrigir erros dos jogadores

Treinador pretende usar imagens com frequência para orientar melhor a equipe

postado em 09/10/2015 15:10

Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Se quiser verificar passo a passo como foi o treinamento do Cruzeiro nesta sexta-feira, Mano Menezes poderá recorrer a um vídeo. Toda a atividade foi filmada por um assistente. A ideia do treinador é que isso se repita com frequência para corrigir os erros coletivos e individuais.

“Não é a primeira vez que acontece. Vocês verão com muita frequência, porque ter a imagem para, numa conversa com o jogador, aliar às palavras é muito importante. Às vezes, você vai para uma conversa e o jogador acha que não fez o que você fala. Aí você mostra as imagens”, justificou Mano Menezes.

O técnico cruzeirense citou alternativas utilizadas por clubes europeus para ter um ângulo aberto de toda a movimentação dos jogadores em campo. “Hoje, na Europa, se usa o drone com muita frequência, para pegar o ângulo de cima. Você sabe que um setor não preenche um espaço, você chama e mostra. Isso acontecerá com frequência aqui”, acrescentou.

O responsável pelas filmagens foi o analista de desempenho André Batista. Recentemente, o Cruzeiro criou um setor específico para colher dados de jogadores do próprio time e também do adversário. A iniciativa visa fornecer informações ao treinador e à diretoria para a tomada de decisões sobre a equipe e possíveis contratações.

Além de André Batista, outro analista de desempenho do Cruzeiro é Rafael Vieira, com quem Mano Menezes trabalhou no Corinthians e na Seleção Brasileira.

Tags: cruzeiro