Cruzeiro

CRUZEIRO

Mano conta com novo departamento do Cruzeiro para "enxugar" elenco para próxima temporada

Treinador já indicou qual o número ideal de jogadores para trabalhar no clube

postado em 11/10/2015 10:10

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

Após a chegada de Mano Menezes à Toca da Raposa, o Cruzeiro implementou um novo departamento. O clube agora colhe estatísticas dos próprios jogadores e de adversários através de profissionais responsáveis pela análise de desempenho. Com esses números em mãos, a comissão técnica e a diretoria planejarão a próxima temporada.

Embora ressalte a necessidade de o Cruzeiro escapar de vez do rebaixamento, Mano indicou como a análise de desempenho poderá ajudar no planejamento para 2016. “Falo sempre que planejamento bem feito se faz todos os dias durante o ano. Sempre é preciso tomar decisões importantes que vão influenciar na mudança de temporada. Há a própria análise dos jogadores que temos. A gente conversa muito sobre isso. Estamos introduzindo avaliação mais criteriosa, mais técnica, para basear decisões em scouts mais efeitovos de produção na temporada inteira, em jogos e em custo”, destacou.

“Como estamos introduzindo a análise de desempenho, estamos elaborando um trabalho que influenciará nas decisões, para os dirigentes poderem tomar as decisões. Mas, o Cruzeiro não pode se descuidar do momento. Isso será a maior influência na temporada seguinte. Temos de ter atenção com isso”, acrescentou o treinador cruzeirense.

O departamento de análise de desempenho deverá exercer grande influência na reformulação do elenco do Cruzeiro para a próxima temporada. Atualmente, o elenco comandado por Mano Menezes é composto por 38 atletas. O treinador, entretanto, já apontou o número de jogadores com que espera trabalhar, inclusive para evitar problemas de desmotivação.

“Eu gosto de trabalhar com 30 jogadores no máximo. É um bom número. Isso faz com que a maioria dos jogadores esteja muito envolvida. É muito ruim um jogador ficar fora do treinamento. Esses dias, nós tínhamos duas equipes (de reservas) para treinar contra o time sub-20. Isso cria um jogador distante da decisão, do que é principal. Isso cria um problema para o técnico na gestão das pessoas. O jogador gosta de ver as coisas ali na frente. Isso é do mundo, as coisas estão imediadistas. Reduzir número para 30 jogadores dá sequencia para não ficar com carências. Se surgir emergências, o trabalho da base de um clube como o Cruzeiro tem de ser capaz de supri-las”, salientou.

Para compor o departamento de análise de desempenho, o clube celeste contratou Rafael Vieira, com que Mano Menezes já havia trabalhado no Corinthians e na Seleção Brasileira. Outro profissional que exerce essa função é André Batista. Nos últimos treinamentos na Toca da Raposa II, ele tem sido responsável por filmar as atividades, que servem de respaldo para o treinador corrigir possíveis falhas na equipe.

O elenco atual do Cruzeiro:

Goleiros: Fábio, Rafael, Elisson e Alan
Laterais-direitos: Ceará, Mayke e Fabiano
Zagueiros: Bruno Rodrigo, Manoel, Paulo André, Douglas Grolli, Leo, Dedé e Alex
Laterais-esquerdos: Fabrício, Mena e Pará
Volantes: Henrique, Willians, Ariel Cabral, Charles, Willian Farias, Uillian Correia, Eurico e Bruno Edgar
Meias: De Arrascaeta, Alisson, Gabriel Xavier, Júlio Baptista e Marcos Vinícius
Atacantes: Willian, Marquinhos, Leandro Damião, Vinícius Araújo, Allano, Marinho, Joel e Judivan

Tags: cruzeiro mano planejamento