Cruzeiro

CRUZEIRO

Sem chance de Libertadores, Cruzeiro tenta se despedir da torcida em alta e com recorde

Clube celeste não pode mais alcançar G4, mas tem outros objetivos no Mineirão

postado em 29/11/2015 08:00 / atualizado em 28/11/2015 21:30

Rodrigo Clemente/EM/D.A. Press
O Cruzeiro receberá o Joinville, neste domingo, às 17h, no Mineirão, sem o peso de precisar vencer para brigar por uma vaga na Libertadores, já que o sonho não existe mais depois da vitória do São Paulo nesse sábado, diante do Figueirense. O time de Mano Menezes, porém, terá duas responsabilidades: se despedir da torcida celeste em alta e bater seu próprio recorde de invencibilidade na era dos pontos corridos.

No jogo contra o Palmeiras, no último fim de semana, o clube celeste igualou suas maiores sequências de invencibilidade no atual modelo de disputa do Brasileirão. Em três oportunidades, a equipe celeste permaneceu 12 partidas sem derrotas. Se não sair derrotado do Mineirão neste domingo, o Cruzeiro alcançará o 13º jogo seguido em que pontuou na competição nacional.

Para alcançar o feito, o técnico Mano Menezes terá que lidar com algumas novidades diante do Joinville. A começar pela defesa, já que Bruno Rodrigo está fora, se recuperando de lesão na coxa, e dará lugar a Paulo André. Sem atuar há um ano e meio, Dedé voltou a ser relacionado e estará no banco de reservas do Mineirão. Ainda nesse setor, o lateral-direito Mayke poderá ganhar uma oportunidade entre os titulares, conforme revelou o próprio treinador.

“Você faz um planejamento de jogo, mas cada jogo tem sua história. Pode não ser possível fazer o que pensamos. Primeiro temos de vencer o Joinville, é o último jogo diante do torcedor. Queremos terminar bem. Qualquer coisa depois disso aí vai tentar respeitar o que planejamos. O Dedé está relacionado para o jogo. Treinamos uma parte com o Mayke ontem, tentando se houver a possibilidade de utilizar outros nomes, que a equipe esteja familiarizada com isso”, disse.

Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o uruguaio Arrascaeta também é desfalque neste domingo. Durante os treinos, ao longo da semana, Mano confirmou que Alisson será o substituto. Dessa forma, o jovem meia-atacante deverá formar o trio de ataque celeste com Marcos Vinícius e Willian.

Além de Dedé, outro protagonista no banco de reservas é o próprio Mano. A torcida do Cruzeiro espera que o jogo deste domingo também não seja a despedida definitiva do treinador do Mineirão. Nos últimos dias, seu nome foi especulado como substituto de Cuca no Shandong Luneng, da China. Internamente, a diretoria celeste não descarta a transferência, mesmo com a alta multa de rescisão contratual. Desde que chegou à Toca, Mano já comandou a Raposa em 14 jogos – 7 vitórias, 6 empates e apenas uma derrota.

Do outro lado do gramado, o Cruzeiro encontrará um Joinville desacreditado. Rebaixado para Série B do Campeonato Brasileiro na última rodada, quando saiu derrotado de jogo para o Vasco, o clube atuará em Belo Horizonte com a única expectativa de honrar a camisa. Foi assim que o técnico PC Gusmão, conhecedor da capital mineira, tentou motivar seus atletas ao longo da semana. “Não adianta falar que o Joinville não tem chance, que está desmotivado. Se botou o pé em campo, tem que ter motivação de estar fazendo o seu trabalho”, disse.

CRUZEIRO X JOINVILLE

Cruzeiro:
Fábio; Ceará (Mayke), Manoel, Paulo André e Fabrício; Henrique, Willians e Ariel Cabral; De Alisson, Marcos Vinicius e Willian
Técnico: Mano Menezes

Joinville:
Agenor; Mario Sérgio, Domingues, Guti e Diego; Danrlei, Edson Ratinho, Kadu, Ítalo e Marcelinho Paraíba; Kempes
Técnico: PC Gusmão

Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 29 de novembro de 2015, às 17h
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA/CBF)
Assistentes: Alessandro A Rocha de Matos (BA/FIFA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA/CBF)

Tags: recorde despedida mineirão joinvillesc libertadores recorde cruzeiro seriea Mano Menezes