Cruzeiro

DA ARQUIBANCADA

Mano, a China é aqui!

"A torcida do Cruzeiro, meu amigo, quando entra em sintonia com diretoria e jogadores, mostra por que é a Maior de Minas"

postado em 01/12/2015 12:00 / atualizado em 01/12/2015 09:52

JUAREZ RODRIGUES / EM DA PRESS
Não precisa ir longe, um monte de gente com o mesmo semblante (a felicidade inerente) você encontra logo aqui. Entendo que uma suposta proposta dos chineses deixou Mano financeiramente balançado sobre seu futuro no comando do Cruzeiro, mas tenho certeza de que sua cabeça e seu coração sabem que a China Azul – o craque moral do Campeonato Brasileiro de 2015 – é capaz de grandezas incontestáveis. E não há dinheiro que pague entrar pro rol de ídolos eternos do Cruzeiro.

Admito que após dois anos intensos de cálculos, expectativas, decisões e muitos títulos, eu acreditava que o Cruzeiro tiraria umas férias do futebol por algum tempo. Um ano sabático, daqueles que não se almeja nada e se torce pelo prazer de ser Cruzeiro. Felizmente, isso não foi possível. O clube pagou pela má administração do começo do ano e chegou a assustar, flertando com o indesejável Z4. Um infeliz turbilhão de lama em águas passadas. Mas aí entrou o fator torcida...

E a torcida do Cruzeiro, meu amigo, quando entra em sintonia com diretoria e jogadores, mostra por que é a Maior de Minas: mesmo tão combatidos, nos tornamos jamais vencidos! E não estou apenas parafraseando o hino. Ostentamos 13 jogos sem perder e, de uma situação caótica, chegamos até a sonhar com a chance de estarmos na Libertadores em 2016. Não veio, para o azar da Libertadores!

Comparações não são necessárias. Os números, jogando a nosso favor, também são facilmente descartados. Quando a torcida do Cruzeiro resolve que vai empurrar o time, não há erro de arbitragem que acabe com nossa festa. Da mesma forma, nunca queira que ela se volte contra você. Se duvida disso, basta perguntar para o nosso arquirrival monocromático e entenderá que o desdém é proveniente da inveja. Afinal, mesmo que o Mineirão pertença ao povo... sabemos que ele é realmente do povo que torce pro time do povo!

Agora, é deixar pra trás o 2015 conturbado, confiar na paixão dos nossos diretores Bruno Vicintin e Sérgio Rodrigues e no profissionalismo de Thiago Scuro e Mano Menezes. É hora de fazer essa torcida louca da cabeça sair da quarta maior média de público pagante do Brasil (contando séries A, B e C, hein?!) chegar em 1º, manter o maior estádio de Minas lotado e embalar o time ao caminho da retomada, trazer de volta a Belo Horizonte a taça do Campeonato Brasileiro. Uma vez – ou melhor, quatro vezes – que o Cruzeiro é único de Minas Gerais que parece ainda lembrar o “caminho da roça”.

Pra isso, o planejamento deve ser traçado de forma bem clara: apesar do ótimo final de ano, é necessário contratar e reforçar. Mas isso é papo pra outra hora e pra outro texto, não vamos tentar racionalizar aqui. Aqui eu só quero ter deixado bem claro para você e, principalmente, para o nosso técnico Mano Menezes que não há melhor cenário político-ecônomico-social do que comandar o Cruzeiro hoje! Nesse mundo do futebol, tudo fica mais simples de entender quando você determina assim: a parte fácil fica com os cartolas. A parte difícil, fica por conta da torcida do Cruzeiro. Ou República Popular da China Azul, como preferir!

* Stefano Marchesini
é um pai e um jornalista, ambos sempre em formação, além de um cruzeirense louco da cabeça que torce com coração e muito amor pelo gigante incontestável de Minas Gerais. Na próxima semana, será novamente a vez de um atleticano. Mais um espaço para os torcedores mineiros, que já são representados nas colunas fixas do cruzeirense Henrique Portugal, às quartas-feiras; do americano Paulo Vilara, às quintas; e do atleticano Fred Melo Paiva, aos sábados.

Tags: cruzeiromg Cruzeiro