Cruzeiro

CRUZEIRO

Liberdade para o gringo

Volta ao esquema com três volantes deixa Sánchez Miño como o homem mais avançado do meio-campo celeste. Principal missão do argentino será municiar Rafael Silva e Alisson

postado em 13/02/2016 12:00 / atualizado em 13/02/2016 09:54

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Deivid confirma: vai apostar no 4-3-1-2 contra o Tupi, amanhã, às 17h, no Mineirão, pelo Mineiro, na quarta partida oficial do Cruzeiro em 2016. O objetivo é conseguir maior consistência defensiva sem perda do poder ofensivo. Para isso, aposta no armador Marcos Vinícius como um dos três volantes e no argentino Sánchez Miño como o vértice mais avançado de um losango no meio-campo, dando suporte aos atacantes Rafael Silva e Alisson.

O ex-jogador do Estudiantes é o primeiro dos gringos contratados para a temporada a se firmar, como já fora o primeiro a chegar e também a atuar como titular, contra o Tombense, quando o esquema só tinha dois volantes. Com mais liberdade, ele tentará levar a Raposa ao segundo triunfo no Estadual. Além da confiança de Deivid, conta com o apoio dos companheiros. “Todo mundo viu a qualidade do Sánchez Miño logo no primeiro treino: mostrou que iria brigar por vaga desde o começo, e por isso está aí. Além do mais, é humilde, tranquilo e tem muita disposição para trabalhar, chega antes (do horário dos treinos), respeita alimentação e está merecendo cada chance que vem recebendo”, elogia o zagueiro Dedé.

Deivid reafirma a confiança no argentino e espera que ele supra uma lacuna que, acredita, não seja apenas celeste. “Pedi ao Sánchez Miño mobilidade, que saiba a hora de entrar (nos espaços deixados pelos adversários). Joguei com dois armadores que tinham muito essa noção, Alex e Ricardinho, e tentei passar para ele a movimentação que considero correta. Ele deve ficar à vontade para armar, mas, sem a bola, tem de recompor”, analisa o treinador, reafirmando que ninguém tem vaga assegurada. “Para a armação, temos muitas opções. Estamos tentando achar aquele que mais se encaixe na posição, que não é fácil. No Brasil quase não temos esse tipo de jogador.”

PACIÊNCIA Apesar da empolgação geral com Sánchez Miño, Deivid pede calma. Lembra que todos os estrangeiros contratados este ano precisam de tempo para render o que podem. “Temos de lançar os gringos na hora certa, ver como estão tecnicamente, fisicamente, se estavam competindo ou só treinando. Temos de ter cuidado para não queimar ninguém. O Ariel entrou em uma fogueira, que foi aquele jogo com a Ponte Preta (no Brasileiro do ano passado). Também foi assim com o Sánchez Miño (diante do Tombense). Ou seja, temos de ter calma, pois o ritmo aqui é outro.”


COMBATE AO AEDES AEGYPTI
O ministro do Esporte, George Hilton, e o secretário estadual de Esportes, Carlos Henrique, farão amanhã no Mineirão, antes de Cruzeiro x Tupi, uma ação que integra a mobilização nacional para o combate ao Aedes Aegypti, implementada pelo governo federal. Eles desenvolverão atividades educativas e informativas visando à erradicação do mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus. Os jogadores de cada equipe entrarão em campo com faixas da campanha #Zika Zero. Ações semelhantes ocorrerão em Corinthians x São Paulo, Joinville x Avaí, Goiás x Atlético-GO, Vasco x Flamengo, Santa Cruz x Bahia e, hoje, em Fortaleza X River-PI.

ESTRELADAS...

FÁBIO NO DM
O principal ausente no treino de ontem foi Fábio, que ficou no departamento médico se tratando de pancada no joelho esquerdo, sofrida na véspera. Segundo Deivid, porém, o goleiro estará em campo amanhã. “Fábio não é dúvida, vai jogar. Teve um trauma no joelho em uma disputa com o Alex, mas não preocupa.” Quem está vetado pelo segundo jogo seguido é o atacante Willian (foto), que iniciou ontem o recondicionamento físico, depois de se recuperar de lesão na coxa esquerda.

Arena do Jacaré
O Cruzeiro voltará à Arena do Jacaré, onde mandou jogos de junho de 2010 a dezembro de 2012, enquanto o Mineirão era reformado. O Tricordiano optou por mandar o jogo contra a Raposa, pela quarta rodada, no próximo sábado, às 19h30, em Sete Lagoas, em vez de Varginha, depois que a emissora dona dos direitos de transmissão do Estadual vetou o Estádio Elias Arbex.

Tags: interiormg cruzeiroec