Cruzeiro

CRUZEIRO

Cruzeiro de Paulo Bento: domínio de posse de bola, mas falhas na defesa e pontaria ruim

Raposa demonstra maior organização, mas comete erros na defesa e no ataque

postado em 30/05/2016 12:00 / atualizado em 31/05/2016 09:34

Leandro Couri/EM/D.A Press
Aos poucos, é possível observar o efeito do trabalho do técnico Paulo Bento à frente do Cruzeiro. Embora não tenha vencido com o português, a Raposa demonstra uma face mais organizada em campo. Essa é a opinião de 91% dos internautas que participaram de enquete do Superesportes. Em busca de um ajuste satisfatório, o treinador terá que dedicar mais tempo para corrigir as falhas defensivas e a pontaria ruim dos jogadores. Por outro lado, a boa notícia é que o time consegue dominar os adversários em muitos momentos dos jogos, com superioridade na posse de bola.

Com Paulo Bento, o Cruzeiro passou a ser uma equipe que procura mais o gol. Cresceu significativamente o número de finalização com o português. Na primeira rodada, ainda sem o treinador europeu, a Raposa chutou apenas quatro vezes à meta do Coritiba – uma no alvo. Na partida contra o Figueirense, foram 18 tiros (10 errados). O número subiu contra Santa Cruz e América: 20 (14 errados) e 27 (20 errados). No geral, são 47 finalizações erradas e 22 no alvo, de acordo com o Footstats. As falhas nos arremates ajudam a entender a dificuldade de resultados positivos neste início de campeonato.

As estatísticas defensivas também preocupam. Ainda segundo dados da Footstats, a cada 2,4 chutes certos do adversário, o Cruzeiro sofre um gol. É o maior índice, seguido de Atlético-PR (3,2), Sport (3,8) e Corinthians (4,3). Esta conta considera a rodada de estreia do Campeonato Brasileiro, quando Paulo Bento ainda não tinha assumido o comando da equipe. No jogo contra o Figueira, os catarinenses acertaram cinco vezes a meta de Fábio, com dois gols. Na partida contra o Santa Cruz, foram quatro finalizações certas da equipe coral, todas elas entraram. Já na última partida, o América atingiu a meta em quatro finalizações e comemorou um gol. O treinador Paulo Bento chegou a trocar a zaga por causa do desempenho ruim. Bruno Rodrigo e Bruno Viana erraram muito nos últimos jogos. O primeiro foi sacado para dar lugar a Leo.

Apesar das dificuldades no início do trabalho, Paulo Bento demonstra que quer montar uma equipe que valorize a bola. Essa era uma das características do time do técnico Deivid, que deixou o cargo após a eliminação para o América na semifinal do Campeonato Mineiro. A diferença é que o time do português é mais produtivo e parece ter mais consciência do que faz com a redonda nos pés. A Raposa teve mais posse em todos os jogos do Nacional: Coritiba (55,8% x 44,2%), Figueirense (60,4% x 39,6%), Santa Cruz (54,3% x 45,7%) e América (62,8% x 37,2%). Os dados também são do Footstats.

Números com Paulo Bento:

Posse de Bola
Figueirense (60,4% x 39,6%)
Santa Cruz (54,3% x 45,7%)
América (62,8% x 37,2%)

Finalizações erradas
Figueirense (10)
Santa Cruz (14)
América (20)

Finalizações certas
Figueirense (8)
Santa Cruz (6)
América (7)

Passes Certos

Contra Figueirense
Certos: 425
Errados: 45
Aproveitamento: 90,4%

Contra Santa Cruz
Certos: 472
Errados: 37
Aproveitamento: 92,7%

Contra América
Certos: 485
Errados: 51
Aproveitamento: 90,4%

Obs: Figueirense, Santa Cruz e América acertaram, respectivamente, 139, 214 e 207 passes nesses jogos

Tags: defesa erros chutes finalizações posse cruzeiroec