Cruzeiro

CRUZEIRO

'Revelador', Cruzeiro tem na base jogadores promissores em posições carentes no profissional

Laterais, meia e atacante têm se destacado nas divisões inferiores da Raposa

postado em 26/06/2016 08:00 / atualizado em 26/06/2016 10:19

Divulgação/Assessoria P2
O elenco do Cruzeiro tem posições consideradas ‘carentes’ para a disputa do Campeonato Brasileiro. As laterais, por exemplo, sofrem com a falta de jogadores. O ataque também estava sendo questionado, no entanto, a diretoria anunciou as contratações de Ábila e Rafael Sóbis que chegam para tentar sanar essa ‘deficiência’. A solução para tais ‘problemas’ pode ser encontrada nas categorias de base do clube. Jogadores como Tonhão, Kevin, Victor Luiz, Vander, Andrey e Rick Sena vêm se destacando e podem ganhar chances em breve com o técnico Paulo Bento.

Alguns jogadores importantes na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano já estão nos profissionais, casos do meia Alex e do zagueiro Fabrício Bruno. Outras revelações, como o artilheiro do time, Rick Sena e os laterais Kevin e Victor Luiz, ainda não subiram para a equipe principal. “A Copa São Paulo é uma grande vitrine, mas eles ainda são jovens, estavam entrando para o segundo ano de júnior. Para eles, no momento, a questão de jogar mais, ganhar mais vivência é importante, e no sub-20, atualmente, tem grandes competições para eles chegarem mais preparados aos profissionais”, disse o treinador da equipe sub-20, Marcos Valadares.

Klauss Camara, diretor de base do Cruzeiro, afirmou que a integração entre divisões inferiores e profissional vem sendo muito bem feita e, inclusive, os auxiliares de Paulo Bento acompanham o cotidiano dos jovens valores do clube. “Eu vejo que, hoje, temos um integração muito boa. Os auxiliares do Bento seguem, conhecem os jogadores. A diretoria conhece todos os jogadores também e esse fator se deve à integração e ao projeto de esperar o momento certo (de subir o jogador) para não ficar essas idas e vindas”, comentou o diretor.

Atualmente, a lateral esquerda do Cruzeiro tem Bryan como titular. Ele é o único disponível para a posição. Antes da vinda do ex-jogador do América, o time celeste improvisava o argentino Sánchez Miño, que não faz mais parte dos planos do clube. Para o setor, Victor Luiz, mais conhecido como Vitinho, de 18 anos, é uma jovem promessa da base e foi convocado recentemente para a Seleção Brasileira da categoria. “O Vitinho tem potencial, na base é destaque, mas ainda é muito jovem”, disse Klauss Camara.

Cruzeiro/Divulgação
Goleador, Rick Sena também chegou a ser cotado para subir aos profissionais no início deste ano, porém, os poucos jogos pelo sub-20 pesaram na decisão. “Rick Sena ficou bastante tempo sem jogar no Cruzeiro. A Copa São Paulo foi a primeira competição dele com a camisa do Cruzeiro na categoria sub-20. Tem que ter cuidado para subir o jogador que não está com uma condição boa, porque senão pode queimar um talento”, afirmou o dirigente.

No atual grupo do Cruzeiro, cerca de 34% dos jogadores são oriundos da base do clube: os goleiros Rafael e Lucas França, os zagueiros Bruno Viana e Fabrício Bruno, o lateral-direito Mayke, o volante Bruno Ramires, os meia-atacantes Alisson, Marcos Vinícius, Allano, Elber e Alex, e o atacante Judivan. Todos eles já foram titulares ao menos uma vez. No momento, Alisson e Elber são considerados titulares absolutos.

Conheça algumas das promessas do sub-20 do Cruzeiro

Tonhão (emprestado até o fim de 2016)

Antônio Josenildo Rodrigues de Oliveira, o Tonhão, chegou à Toca da Raposa em março de 2015. O zagueiro, de 18 anos, foi chamado recentemente por Paulo Bento para compor o banco de reservas da equipe na partida entre Cruzeiro e Flamengo, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Vander (setembro de 2016, renovação em andamento)


Com apenas 17 anos, Vander já é o camisa 5 da equipe sub-20. O volante, que chegou ao Cruzeiro em agosto de 2014, participou do jogo-treino entre os profissionais contra a Seleção de Ibirité, em março deste ano. Em maio, o jogador se destacou em um torneio disputado pelo Cruzeiro na Holanda, sendo o artilheiro da equipe, com quatro gols.

Victor Luiz (contrato até o fim de 2019)


No Cruzeiro desde 2010, Victor Luiz, mais conhecido como Vitinho, acumula duas convocações para a Seleção Brasileira da categoria. Devido à carência na posição, o lateral-esquerdo já treinou no profissional em algumas oportunidades. Assim como Tonhão, Vitinho foi relacionado para a partida do Cruzeiro diante do Flamengo. O jogador também participou do amistoso contra a Seleção de Ibirité. Nesse teste, marcou um dos gols da vitória cruzeirense. O lateral é um jogador com boa marcação e chegada ao fundo do campo.

Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Kevin (emprestado até o fim de 2016)

Destaque da base do Cruzeiro na temporada passada, Kevin chegou ao clube há pouco tempo. Após se destacar na Copa São Paulo de 2015, pelo Mirassol, ele foi comprado por empresários, que o colocaram no profissional do Avaí, aos 17 anos. No meio do ano passado, o clube celeste apresentou um projeto de amadurecê-lo na base e conseguiu contratá-lo. Em 2016, o lateral-direito foi eleito o melhor da posição na Copinha e ganhou um chance na Seleção Brasileira Sub-20. Nos profissionais, Kevin, agora com 18 anos, chegou a treinar com o técnico Deivid, quando a equipe encontrava problemas pelo lado direito devido às lesões dos jogadores do setor.

Rick Sena (contrato até o fim de 2018)

Rick Sena fez uma grande Copa São Paulo neste ano, sendo artilheiro da equipe com cinco gols. O atacante chegou a ser ‘especulado’ nos profissionais. No entanto, por ainda ser muito jovem (18 anos) permaneceu na base para ganhar mais maturidade. Nesta temporada, em 22 jogos oficiais o jogador tem 9 gols e 4 assistências.

Andrey (contrato até agosto de 2017)

Andrey, de 20 anos, chegou ao Cruzeiro no ano passado, depois da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2015. O jogador atua mais no ataque, como um ponta. Porém, no Mineiro deste ano, o treinador, Marcos Valadares, optou por escalá-lo no meio, armando as jogadas. Nesta temporada, Andrey já fez 19 jogos oficiais, marcou 7 gols e deu 4 assistências.