Cruzeiro

CRUZEIRO

Com desfalques, Bento cogita mudar estratégia de jogo do Cruzeiro para enfrentar o Vitória

Técnico não definiu os substitutos dos lesionados Mayke e Henrique, vetados do jogo

postado em 01/07/2016 13:59 / atualizado em 01/07/2016 19:49

Paulo Filgueiras/EM/D.A Press
Desfalcado do lateral-direito Mayke (lesão na panturrilha esquerda) e do volante Henrique (concussão cerebral), o Cruzeiro pode ter sua estratégia de jogo alterada visando ao duelo de domingo, às 11h, contra o Vitória, no Mineirão, onde tentará vencer pela segunda vez como mandante para subir na tabela do Campeonato Brasileiro.

Em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira, na Toca da Raposa II, o técnico Paulo Bento expôs algumas observações à imprensa e deu a entender que sua grande dúvida é no meio-campo. O substituto natural de Henrique seria o uruguaio Federico Gino, porém Bento poderá optar por Lucas Romero à frente da zaga e escalar outro jogador mais adiantado.

“Em relação ao Gino não é fácil ele entrar num jogo a decorrer. Apesar de estarmos a ganhar, o Gino entrou no lugar do Henrique, um jogador extremamente importante e que tem se demonstrado fundamental para a equipe. A possibilidade de colocar o Gino existe, como existe outra possibilidade que Romero seja recuado. Podemos também mudar o desenho da equipe. Todas as possibilidades existem”, disse Paulo Bento.

Uma coisa é certa: o português não utilizará Bruno Ramires como primeiro volante. “Se for para jogar como volante defensivo não. Poderemos jogar até na mesma estratégia, mas Bruno não será o primeiro volante”.

Conforme as observações do treinador, crescem as chances de o argentino Ariel Cabral ser titular. Isso porque Robinho, apesar de estar recuperado de edema na coxa direita, ainda é visto com cautela por Paulo Bento. “Clinicamente podemos dizer que está recuperado. Mas, para competir é um caso diferente. Ele acabou de se recuperar de um problema físico que o fez parar por duas vezes. Hoje treinou conosco, também analisaremos até o último dia de treino. Neste momento longas paragens causam algum risco. Os jogadores podem não estar tão bem preparados para jogar”.

O treinador também não adiantou se o zagueiro Manoel, já à disposição da equipe, e o meia-atacante Alisson, poupado da partida contra a Chapecoense por dores musculares, serão convocados. “Nesse contexto é muito difícil. Mesmo com o jogo sendo domingo e a coletiva sendo na sexta-feira, torna-se muito difícil prever, pois temos o sábado para pensar. Nesse caso, com o sábado inteiro de treinos e de preparação da estratégia, teremos que ver como os jogadores reagem até amanhã. Um teve pequena paragem por causa das dores. Outro ficou fora por mais tempo. Com relação ao Manoel, sua presença entre os relacionados está mais próxima. Se não for domingo, pode ser na quarta (o Cruzeiro volta a enfrentar o Vitória, mas no Barradão, em Salvador, pela Copa do Brasil).

Independentemente de quem entrar, o pedido do técnico é para que a postura da equipe diante do Vitória seja completamente distinta da apresentação da última quarta-feira, na derrota por 3 a 2 para a Chapecoense, em Santa Catarina. Na visão de Bento, o time não teve ambição de ampliar o marcador quando abriu 1 a 0 e, desta forma, acabou castigado com o tropeço no Sul do país.

“Depois do pouco que produzimos no último jogo conversamos muito. Houve sim uma frustração pelo que deixamos de apresentar. Não apenas em relação ao nível tático, mas pela postura, ambição. Isso só nós podemos mandar, mais ninguém. No último jogo, no meu ponto de vista, fizemos pouco e fomos penalizados. Era a chance para fazermos três vitórias consecutivas, mas não aproveitamos. Não há de quem se queixar mais a não ser de nós próprios”.

Tags: bento vitoriaba seriea cruzeiro paulo bento