Cruzeiro

CRUZEIRO

Com ataque eficiente, Cruzeiro tem missão de equilibrar defesa para manter reação no Brasileiro

Equipe já sofreu 35 gols na competição e teve rede balançada nos últimos 13 jogos

postado em 23/08/2016 11:00

Edésio Ferreira/EM/D.A Press
Um dos melhores ataques do Campeonato Brasileiro, mais eficiente, por exemplo, que o do Flamengo, que está n G-4, o Cruzeiro tenta melhorar a defesa para seguir se recuperando na competição. A equipe já sofreu 35 gols na competição, o que deixa sua retaguarda com números piores que os do lanterna, o América, que levou dois gols a menos. Para completar, teve a rede balançada nas últimas 13 partidas, incluindo duas pela terceira fase da Copa do Brasil, na qual superou o Vitória.

A sequência ruim poderia ter sido interrompida no domingo, quando o time celeste ganhava por 2 a 0 do Figueirense, tinha um jogador a mais em função da expulsão do armador Carlos Alberto e controlava o jogo. Porém, uma bobeada do volante Henrique aos 43min da etapa final permitiu que o adversário diminuísse.

Isso não chegou a tirar a alegria dos cruzeirenses pelo triunfo, mas o técnico Mano Menezes reclamou. Afinal, desde que chegou, diz que um de seus primeiros objetivos era dar mais consistência defensiva à Raposa.

“Infelizmente, deixamos escapar a chance de sair de uma partida sem sofrer gols. Mas o mais importante foi mesmo a vitória”, disse o treinador. “O time parou de jogar um pouco, ficou tocando a bola sem objetividade e a gente não pode fazer isso no futebol, senão dá muita moral para o adversário. De toda forma, os jogadores estão de parabéns, entenderam o que tinham que fazer, que precisávamos jogar de forma mais simples, por isso conseguimos a vitória. Estamos muito contentes, eu principalmente.”

Amanhã, ele começa a preparar a equipe para enfrentar o Santa Cruz, domingo, às 11h, no duelo que marcará a volta do Cruzeiro ao Mineirão. Mano não contará com Henrique, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo, mas pode ter à disposição os volantes Ariel Cabral e Denílson, que participaram normalmente da atividade técnica realizada ontem à tarde na Toca da Raposa II para os que não atuaram em Florianópolis.

O treinador não adiantou quem começará jogando, mas se mostra tranquilo com as opções que tem. A tendência é de que ele mantenha o esquema tático, com dois volantes, três armadores e, na frente, o artilheiro Ramón Ábila, autor de quatro gols nas últimas quatro partidas.

Além de confiar nos jogadores, o comandante celeste espera que a torcida compareça e ajude o time a superar a equipe pernambucana: “É um bom horário (11h) e vamos fazer tudo para ficar ainda melhor. O torcedor gosta. No passado fizemos um jogo contra o Figueirense, na minha estreia, nesse horário e goleamos por 5 a 1. Também é o retorno do Cruzeiro ao Mineirão. Temos muitos motivos para estar juntos novamente. Então, convoco o torcedor celeste para que ele compareça em massa, porque a gente precisa muito nesse momento especial. A demonstração que demos em Florianópolis favorece a confiança. Todos sentem que somos capazes de sair do Z-4, e a participação do torcedor é fundamental. Ele dá um brilho especial ao jogo, sem ele a gente não é a mesma coisa”.


Contribuição O Cruzeiro contou com a ajuda do Corinthians, ontem à noite, para encerrar a 21ª rodada do Brasileiro fora da zona de rebaixamento. No Itaquerão, o alvinegro paulista bateu o Vitória por 2 a 1, de virada. O rubro-negro abriu o placar aos 42min do primeiro tempo, com gol contra de Yago. A reação corintiana passou diretamente pelo ex-crueirense Marlone, autor do gol de empate, aos 5 da etapa final, e do passe para Marquinhos Gabriel selar a vitória, aos 26min. Com o resultado, o time baiano permanece com 23 pontos, como o Cruzeiro, mas atrás da Raposa nos critérios de desempate. Já o Timão está em terceiro lugar.

Tags: cruzeiro seriea interiormg defesa