Cruzeiro

CRUZEIRO

Em enquete, Vicintin é o preferido da torcida para substituir Gilvan; Perrella aparece em 2º

Bruno Vicintin recebeu 34% dos votos, 5% à frente de Zezé Perrella

postado em 08/09/2016 12:14 / atualizado em 08/09/2016 12:33

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
O vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Bruno Vicintin, é o favorito da torcida para substituir Gilvan de Pinho Tavares na presidência do clube. Pelo menos foi isso que indicou enquete realizada pelo Superesportes entre os dias 6 e 8 de setembro. Ao todo, mais de 13 mil internautas participaram.

Bruno Vicintin recebeu 34% dos votos. Ele ficou 5% à frente de Zezé Perrella, segundo colocado, com 29%. Pedro Lourenço, dono do Supermercados BH, terminou em terceiro, com 22%.

Como apenas conselheiros têm direito a voto no Cruzeiro, a simulação teve o objetivo de medir a popularidade de possíveis candidatos.

Apesar de liderar a enquete e de ser um dos nomes preferidos de Gilvan, Vicintin não sabe se poderá disputar o cargo porque depende de uma mudança no estatuto do clube. Ainda há tempo hábil para isso, já que as eleições ocorrerão apenas em outubro de 2017. Vicintin assumiu cargo no futebol profissional em agosto de 2015. Na ocasião, o Cruzeiro sofria com o desmonte do time bicampeão nacional e corria risco de queda. Sua primeira medida foi a escolha do técnico Mano Menezes para comandar o time. A mudança foi positiva, e o Cruzeiro encerrou o ano em alta.

Ao lado do diretor Thiago Scuro e do presidente Gilvan, Vicintin participou do planejamento do time para esta temporada. A Raposa começou o ano mal, com eliminações precoces no Campeonato Mineiro e na Primeira Liga. Dois treinadores foram demitidos apenas em 2016: Deivid e Paulo Bento. Embora ainda se encontre em situação difícil no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro evoluiu com a volta de Mano Menezes. O time ainda disputa a Copa do Brasil.

Perrella quer voltar ao Cruzeiro

Marcos Michelin/Estado de Minas
Liderança histórica, Zezé Perrella tentará voltar ao cargo, mas não deve ter o apoio do atual mandatário, que quer um novo quadro para o futuro do clube estrelado. Perrella comandou o Cruzeiro em um período de muitas glórias, entre os anos de 1995 e 2011 – somando também o mandato em que foi vice do irmão, Alvimar. Neste período, o clube conquistou 22 títulos. O mais importante foi a Libertadores de 1997, a última grande conquista internacional do Cruzeiro.

Por outro lado, Perrella deixou o clube sob fortes críticas. Muitos torcedores se queixavam da política de vendas de jogadores e das escolhas equivocadas para cargo de grande responsabilidade, caso do ex-diretor de futebol Dimas Fonseca. No ano de despedida de Perrella, em 2011, muitos torcedores protestaram contra o ex-dirigente, que quase rebaixou o clube para a Série B. A Raposa se safou da queda na última rodada, com goleada sobre o Atlético, por 6 a 1, na Arena do Jacaré.

Perrella atualmente é senador por Minas Gerais. Seu mandato termina no fim de 2018. Ele, porém, já disse, em áudios vazados na internet, que está cansado de política e com saudade do Cruzeiro. Por meio de suas redes sociais, dialoga com torcedores e faz campanha abertamente.