Cruzeiro

CRUZEIRO

Incertezas e esperanças: Mano completa 2 meses de trabalho no Cruzeiro em momento turbulento

Zona de rebaixamento da Série A e chance de troféu na Copa do Brasil: técnico alcança sessenta dias na Toca da Raposa II e vê instabilidade tomar conta da equipe

postado em 27/09/2016 10:00 / atualizado em 26/09/2016 19:39

Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press
Mano Menezes completa nesta terça-feira dois meses de trabalho desde que retornou ao Cruzeiro. Apresentado em 27 de julho na Toca da Raposa II, o treinador já chegou prevendo caminho complicado para tirar o clube da situação incômoda na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. A projeção foi confirmada com sessenta dias de trabalho e a volta ao Z4 depois da derrota por 2 a 1 para o Flamengo, no Espírito Santo, que passou a gerar incertezas sobre a permanência do clube na Série A. Por outro lado, a campanha invicta na Copa do Brasil, com triunfos convincentes principalmente sobre o Botafogo, trazem algum alento ao torcedor celeste. 

Desde o início do trabalho, foram sessenta dias de instabilidade. Nos primeiros jogos, crescimento vertiginoso e sequência firme de vitórias contra adversários frágeis como Figueirense, Santa Cruz e América, além da goleada sobre o Botafogo na Copa do Brasil. A derrota contra o mesmo alvinegro carioca, desta vez pelo Brasileirão, marcou o início de uma derrocada. Um ponto em doze disputados contra Botafogo, São Paulo, Atlético e Flamengo.

“O Cruzeiro é uma equipe instável no Campeonato Brasileiro de 2016. Essa é a trajetória da temporada. Nós avançamos um pouco, conquistamos alguns resultados positivos, porém não resolvemos tudo que tínhamos de resolver. Temos que reconhecer também que do outro lado tinha o vice-líder do campeonato, que faz grande campanha”, disse. “Não fomos inferiores a eles, basta olharem o scout do jogo. Acontece que se o time não pontua, fica uma imagem ruim. Mas vamos retomar. Contra o Grêmio voltaremos a jogar pelo Brasileiro e a equipe pode confiar nisso”, complementou.

Diferentemente de Paulo Bento, Mano pôde contar com quase todo elenco desde o primeiro momento de trabalho. Além disso, encontrou Ramón Ábila já com alguma adaptação ao futebol brasileiro e Rafael Sobis em condições físicas melhores do que seu antecessor. Realizou mudanças pontuais no time titular, colocando Manoel e Ariel Cabral entre os 11 principais e viu o time crescer de produção com as mudanças realizadas.

Nos 13 jogos que disputou, por Série A e Copa do Brasil, Mano acumula seis vitórias, três empates e quatro derrotas – 21 pontos conquistados em 39 disputados e aproveitamento de 53,85%. Veja, nos números abaixo, a trajetória detalhada de Mano Menezes desde que retornou ao Cruzeiro, há exatos dois meses.

Todos os jogos desde que Mano retornou ao Cruzeiro

Santos 2 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 4 x 2 Internacional
Corinthians 1 x 1 Cruzeiro
Cruzeiro 2 x 2 Coritiba
Figueirense 1 x 2 Cruzeiro
Cruzeiro 2 x 0 Santa Cruz
Botafogo 2 x 5 Cruzeiro (Copa do Brasil)
América 0 x 2 Cruzeiro
Cruzeiro 0 x 2 Botafogo
São Paulo 1 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 1 x 1 Atlético
Cruzeiro 1 x 0 Botafogo (Copa do Brasil)
Flamengo 2 x 1 Cruzeiro

Geral
13 jogos: 6 vitórias, 3 empates e 4 derrotas
39 pontos disputados, 21 pontos conquistados
Aproveitamento é de 53,85%

Copa do Brasil
2 jogos: 2 vitórias
6 pontos disputados, 6 pontos conquistados
Aproveitamento de 100%

Campeonato Brasileiro
11 jogos: 4 vitórias, 3 empates e 4 derrotas
33 pontos disputados, 15 pontos conquistados
Aproveitamento de 45,45%

Tags: copadobrasil seria cruzeiro Mano Menezes