Cruzeiro

CRUZEIRO

Cruzeiro terá sequência no Mineirão para 'definir vida' no Brasileiro e força extra na Copa do Brasil

Se vencer os três jogos em casa nas próximas quatro rodadas, clube poderá ganhar confiança para a partida de volta contra o Corinthians pelo torneio eliminatório

postado em 29/09/2016 07:20 / atualizado em 29/09/2016 02:42

Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

O Cruzeiro saiu em desvantagem no duelo contra o Corinthians pelas quartas de final da Copa do Brasil, mas o gol anotado fora de casa na derrota dessa quarta-feira por 2 a 1, no Itaquerão, deixou aberta a briga por vaga nas semifinais. Antes do confronto de volta, marcado para o dia 19 de outubro, às 21h45, no Mineirão, o clube celeste terá sequência de quatro partidas no Campeonato Brasileiro, competição em que ocupa o 17º lugar, com 30 pontos. Existe uma interdependência entre as participações do time no torneio eliminatório e na elite nacional. Se a recuperação na Série A ocorrer nas próximas rodadas, a tranquilidade para tentar o pentacampeonato na Copa do Brasil aumentará. Caso contrário, a prioridade total será pela permanência na Primeira Divisão.

Três dos quatro próximos jogos do Cruzeiro no Brasileiro acontecerão no Mineirão, sendo dois em sequência. No sábado, às 18h30, o adversário é o Grêmio, pela 28ª rodada. Já em 8 de outubro (também no sábado), às 21h, a equipe pegará a Ponte Preta. O duelo do dia 13 (quinta-feira), às 19h30, contra o Palmeiras, ocorrerá na Fonte Luminosa, em Araraquara-SP. No domingo, 16/10, às 17h, a Raposa retornará ao Gigante da Pampulha para receber a Chapecoense, pela 31ª rodada.

É no “calor da torcida” que o Cruzeiro buscará respirar no Brasileiro. Até aqui, o rendimento como mandante é o pior da competição: 35,9% de aproveitamento, com três vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Sob o comando do técnico Mano Menezes, o percentual sobe para 53,3% (duas vitórias, dois empates e uma derrota), mas ainda fica aquém do esperado. Em contrapartida, a média de público estrelada na Série A é de 25.172 pagantes, abaixo apenas do líder Palmeiras (32.809) e do Corinthians (31.964).

O Departamento de Matemática da UFMG calcula que um time que chegar a 46 pontos tem apenas 4,3% de probabilidade de ser rebaixado à Série B. Portanto, se o Cruzeiro fizer o dever de casa, alcançará 39 e terá mais 21 pontos em disputa (7 jogos) para somar no mínimo sete. Desta forma, o time entrará “leve” para o segundo jogo diante do Corinthians pela Copa do Brasil e com boas condições de inverter a ligeira superioridade construída pelo clube paulista em Itaquera.

Sequência de jogos do Cruzeiro no Brasileiro

01/10 – Cruzeiro x Grêmio – 18h30 (Mineirão)
08/10 – Cruzeiro x Ponte Preta – 21h (Mineirão)
13/10 – Palmeiras x Cruzeiro – 19h30 (Fonte Luminosa)
16/10 – Cruzeiro x Chapecoense – 17h (Mineirão)

Jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil

19/10 – Cruzeiro x Corinthians – 21h45 (Mineirão)

* Por ter feito gol fora de casa, o Cruzeiro jogará contra o Corinthians dependendo de vitória por 1 a 0 para avançar às semifinais da Copa do Brasil. Triunfo celeste por 2 a 1 leva a decisão para os pênaltis. O clube paulista só se classificará com derrota se marcar pelo menos dois gols em Belo Horizonte.

Tags: mineirão raposa cruzeiro interiormg futnacional copadobrasil seriea