Cruzeiro

CRUZEIRO

Substituto de Fábio, Rafael mostra que não há motivo para preocupação com meta do Cruzeiro

Com atuações seguras, goleiro não dá brechas para torcida sentir saudade do capitão

postado em 25/10/2016 11:00 / atualizado em 25/10/2016 11:52

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Quando o Cruzeiro anunciou, em agosto, que o goleiro Fábio teria de se submeter a cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho direito, ficando longe dos gramados por oito meses, muitos torcedores ficaram receosos. Mas, desde que assumiu a titularidade, Rafael mostrou que não havia motivos para preocupação. Com atuações seguras, ele ajudou o time o a ficar quatro jogos seguidos sem sofrer gols, o que ainda não havia ocorrido nesta temporada, além de ter sido vazado apenas duas vezes nos últimos seis jogos.

Agora, com os companheiros, o goleiro se prepara para mais um desafio no ano: as semifinais da Copa do Brasil, contra o Grêmio, cujo jogo de ida será nesta quarta-feira, às 21h45, no Mineirão. O momento não poderia ser melhor, pois o prata da casa vem de boa atuação contra o Vitória, quando pegou pênalti e ajudou a Raposa a voltar de Salvador com importantes três pontos no Campeonato Brasileiro.

“Fico feliz em ajudar a equipe”, diz Rafael, que tem 27 anos e há oito estreou como profissional do Cruzeiro. Só nesta temporada já foram três pênaltis defendidos. Em alguns casos, como diante do São Paulo, não deu para evitar a derrota, mas ao menos impediu que o revés fosse pior. Em outras, como no domingo, foi fundamental para que a equipe somasse pontos que a deixam em situação um pouco melhor.

O bom desempenho é fruto de treinos puxados no dia a dia. E também de muito estudo, como ocorreu diante do Vitória. “Sabia como o Cárdenas costuma bater as penalidades. Muitos jogadores estão cobrando no meio, com força, arriscando menos, até pela situação em que alguns times se encontram. Esperei um pouco para definir e graças a Deus fui feliz”, explica Rafael, que finalmente vem tendo a sequência tão esperada desde que se profissionalizou.

Ele acredita que o Cruzeiro chega muito forte às semifinais da Copa do Brasil, que já virou prioridade, como ficou provado com a escalação de time misto no domingo. “Temos jogado muito bem e isso dá esperança à torcida e aos próprios jogadores. Confiamos no nosso trabalho e sabíamos que era questão de tempo os resultados voltarem a acontecer”, comenta.

Apoio O arqueiro se mostra muito feliz com o incentivo da torcida neste momento decisivo. Até ontem, quando começou a venda física, estavam esgotados os ingressos para os setores Amarelo e Laranja. “Nosso torcedor sempre comparece. Tanto que o Cruzeiro tem uma das melhores médias de público entre os clubes brasileiros”, ressalta Rafael. Outra demonstração de apoio foi dado ontem à tarde, quando a delegação foi recebida por cerca de 200 torcedores no desembarque em Confins.

FECHANDO O GOL
As defesas de Rafael no tiro livre de 9,15m


Data   
          Placar/Adversário         Competição        Cobrador
4/9/2011        1 x 1 Palmeiras (F)      Brasileiro           Marcos Assunção
9/3/2016        2 x 1 Atlético-PR (C)     Primeira Liga     Nikão
15/9/2016      0 x 1 São Paulo (F)       Brasileiro          Chávez
23/10/2016    1 x 0 Vitória (F)            Brasileiro          Cárdenas

Tags: cruzeiro fabio interiormg seriea rafael