Cruzeiro

CRUZEIRO

Presidente Gilvan confirma Klauss Câmara como novo diretor de futebol do Cruzeiro

Diretor estava no comando das categorias de base do Cruzeiro

postado em 22/01/2017 11:15 / atualizado em 22/01/2017 16:11

Marcos Vieira/EM D.A Press

O presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, confirmou neste domingo, na Toca da Raposa II, que Klauss Câmara, até então diretor das categorias de base do clube, é o novo diretor executivo de futebol do profissional. O cargo estava vazio desde a saída de Thiago Scuro, na primeira quinzena de dezembro.

Em conversa informal com a reportagem, antes do jogo-treino entre Cruzeiro e Araxá, Gilvan explicou que a decisão estava tomada, e Klauss Câmara, de 36 anos, será apresentado em entrevista coletiva nos próximos dias. Minutos depois, ao site do clube, o presidente falou das razões que o levaram a optar por esse profissional.

"Ele já vinha exercendo essa função e agora de fato e de direito. Conversamos com ele e o oficializamos como novo diretor de futebol profissional do Cruzeiro. Ficou muito feliz e falou que era o sonho da vida dele. A partir de hoje, o Klauss já está exercendo definitivamente o cargo. É um profissional muito competente, já passou por vários outros clubes, como Figueirense, Atlético-PR e Fluminense, e no Cruzeiro prestou um grande serviço na base. Agora, com a oficialização do Klauss Camara como diretor de futebol profissional, vamos atrás de um diretor para a base", disse Gilvan.

Recentemente, Klauss ganhou notoriedade por ter sido responsável pela contratação de Thiago Neves nos Emirados Árabes. Ele viajou a Abu Dhabi e Dubai no começo do mês para acertar detalhes do contrato com o armador, principal aquisição da temporada. Câmara ainda teve participação da negociação de renovação do contrato de Robinho e da cessão de Gabriel Xavier ao Vitória.

Antes de pensar na promoção de Klauss para dirigir o departamento de futebol, o Cruzeiro tentou a contratação de Alexandre Mattos, que já havia dado sua palavra para renovar com o Palmeiras, e Erasmo Damiani, diretor das categorias de base da Seleção Brasileira, que optou por continuar o projeto na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Klauss comandará o futebol profissional juntamente com o vice-presidente Bruno Vicintin e o gerente Tinga. Em entrevista ao site oficial, o executivo comemorou a promoção. "É uma satisfação muito grande, a realização de um grande sonho. Estou muito motivado, com muita vontade de trabalhar e demonstrar meu trabalho agora aqui na Toca II. O torcedor pode esperar um profissional que se capacitou e buscou muito para estar onde estou hoje. Não vai faltar empenho, dedicação e esforço da minha parte para poder fazer do Cruzeiro um clube de excelência e grande como sempre foi”, disse Klauss. 

 

Rafael Arruda/EM/D. A Press

Carreira ligada ao Cruzeiro

 

A história profissional de Klauss é diretamente ligada ao Cruzeiro. O dirigente começou no clube como atleta da base, em 1991. Deixou a Toca I para jogar futebol de salão, mas desistiu de atuar em 2000 e foi estudar gestão esportiva em Florianópolis.

“Eu tenho uma identificação muito grande com o Cruzeiro. O Cruzeiro faz parte da minha vida desde o início. Eu me lembro como se fosse hoje eu chegando com o meu pai, com a bolsa debaixo do braço, o sonho de ser jogador, onde eu iniciei, nas categorias de base do clube. Depois eu trabalhei aqui em uma segunda oportunidade e desde 2014 é a terceira oportunidade que eu tenho de poder estar trabalhando e servindo ao Cruzeiro", lembrou Klauss ao site oficial do Cruzeiro.

Especializado em marketing esportivo, ele chegou ao Figueirense em 2006 e participou da gestão que revelou Roberto Firmino, hoje na Seleção Brasileira. Em 2010, coordenou a captação no Atlético Paranaense no período em que o clube formou o zagueiro Manoel e Uillian Correia, hoje atletas do Cruzeiro.

Klauss voltou à Toca da Raposa II para também gerir a captação de talentos, em 2010. Convidado pelo Fluminense, ele deixou Belo Horizonte no ano seguinte para coordenar categorias inferiores nas Laranjeiras. Convocado por Bruno Vicintin, voltou ao Cruzeiro em junho de 2014 para gerir o departamento celeste.

Com experiência vasta no futebol de base,  o gestor chegou a ter a promoção estudada pela alta cúpula celeste em setembro de 2015, quando o então diretor de futebol Isaías Tinoco foi demitido do cargo. O clube, no entanto, manteve o dirigente na base e contratou Thiago Scuro, que permaneceu na função por um ano e três meses.

Divulgação/Cruzeiro

Tags: klauss camara diretor de futebol mercadobola cruzeiro base profissional