Cruzeiro

CRUZEIRO

Com um jogo no Cruzeiro, parceria se mostra promissora e promete trabalho aos rivais

No Flu, Thiago Neves e Rafael Sobis juntos tiveram aproveitamento de 61,4%

postado em 26/02/2017 10:15 / atualizado em 26/02/2017 09:42

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
Foi apenas um jogo – e contra um adversário que não ofereceu grande resistência –, mas o entrosamento apresentado entre Rafael Sobis e Thiago Neves contra o São Francisco-PA deixou a torcida do Cruzeiro animada. Afinal, o atacante marcou quatro gols, dois deles depois de assistências do armador e um depois que o goleiro paraense não segurou chute do camisa 30.

O rápido entendimento entre eles no compromisso pela Copa do Brasil é fruto não só da qualidade, mas também do conhecimento que um tem do outro. Eles jogaram juntos por um ano e meio no Fluminense, onde foram campeões brasileiro e carioca em 2012, formando boa dupla de titulares em 19 oportunidades, nas quais o tricolor obteve 61,4% de aproveitamento (Veja quadro nesta página.). Se incluídos os jogos em que atuaram lado a lado, mas que ao menos um deles não foi titular, o aproveitamento também foi bom, ficando em 58,06%.

Rafael Sobis comemorou a volta da velha parceria. “Quatro anos depois estamos juntos outra vez”, escreveu ele, ao postar foto em que comemora gol com Thiago Neves.

Talvez esteja pressentindo que terá ainda mais chances de fazer gols. Em 2012 e 2013, nos duelos em que esteve ao menos um minuto ao lado de Thiago Neves, ele marcou cinco gols. Agora, em uma única partida, foram quatro, deixando os torcedores esperançosos de que a dupla dará muita alegria na temporada.

“O Thiago Neves é canhoto e é mais difícil marcar um canhoto, até em outros esportes. E ele tem qualidade, além de ser um cara muito bom de grupo, que ajuda muito. Esperamos que continue assim, do que foi na quarta-feira para melhor”, elogia Rafael Sobis, o cicerone do companheiro nas primeiras semanas em Belo Horizonte, dando carona para os treinos e mostrando o clube.

Para que a fase goleadora perdure, ele vem se aplicando nos treinos e até mesmo nas folgas. Afinal, no ano passado, depois de marcar três gols nos 4 a 2 sobre o Internacional, em 4 de agosto, no Independência, só voltou a balançar as redes em 6 de novembro, em outro 4 a 2, mas sobre o Fluminense, no Mineirão.

Se a última vez em que marcou três vezes está fresca na memória, o jogador não tem certeza se já havia feito quatro gols em um só jogo. O importante, de qualquer forma, foi ajudar o Cruzeiro a sair com a vitória e com a classificação à terceira fase da Copa do Brasil. “Talvez tenha nos Emirados Árabes Unidos (onde defendeu o Al-Jazira). Mas é raro mesmo”, diz o camisa 7, que já soma nove gols em 2017 e que quer se manter como protagonista. “Quero seguir marcando. Quando não der, espero ajudar de outras maneiras.”

EM FORMA


A próxima chance de marcar será contra a Caldense, quinta-feira, no Mineirão, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. Para não decepcionar, ele procurou não se descuidar mesmo durante a folga de carnaval. “Temos de descansar, mas mantendo a forma, pois recuperar quatro dias depois é difícil.”


DUPLA DINÂMICA


AMBOS COMO TITULARES
2012

16 jogos
8 vitórias
4 empates
4 derrotas
58,33% de aproveitamento
21 gols marcados
16 gols sofridos
2 gols de Rafael Sobis
1 gol de Thiago Neves

2013
3 jogos juntos como titulares
2 vitórias
1 empate
0 derrota
77,7% de aproveitamento
7 gols marcados
2 gols sofridos
0 gol de Rafael Sobis
0 gol de Thiago Neves

TOTAL
19 jogos juntos como titulares
10 vitórias
5 empates
4 derrotas
61,4% de aproveitamento
28 gols marcados
18 gols sofridos
2 gols de Rafael Sobis
1 gol de Thiago Neves


COM AO MENOS UM DELES ENTRANDO NO DECORRER DA PARTIDA
2012
25 jogos juntos
12 vitórias
8 empates
5 derrotas
58,66% de aproveitamento
35 gols marcados
25 gols sofridos
3 gols de Rafael Sobis
4 gols de Thiago Neves

2013
6 jogos juntos
3 vitórias
1 empate
2 derrotas
55,5% de aproveitamento
23 gols marcados
7 gols sofridos
2 gols de Rafael Sobis
1 gol de Thiago Neves

TOTAL
31 jogos juntos
15 vitórias
9 empates
7 derrotas
58,06% de aproveitamento
58 gols marcados
32 gols sofridos
5 gols de Rafael Sobis
5 gols de Thiago Neves

Tags: cruzeiroec seriea nacional mineiro2017 interiormg