Cruzeiro

CRUZEIRO

Cruzeiro deve adotar novo estilo de jogo, depois das mudanças forçadas na equipe

Contusões e convocações forçam Mano a alterar forma de atuar do time

postado em 26/03/2017 10:52 / atualizado em 26/03/2017 10:48

Ramon Lisboa/EM/D.A Press
As mudanças forçadas em virtude de contusões dos titulares e da convocação de De Arrascaeta para a Seleção Uruguaia obrigarão o Cruzeiro a adotar novo estilo de jogo para encarar o Uberlândia nesta segunda-feira, às 20h, no Parque do Sabiá, pela nona rodada do Campeonato Mineiro. Com a entrada do argentino Ábila no ataque, Rafael Sobis, pela primeira vez, jogará pelos lados do campo, tendo a necessidade de se readaptar o mais rápido possível para que a equipe não caia de produção.

Nos primeiros jogos de 2017, Sóbis atuou como autêntico centroavante e teve êxito nas finalizações: foram oito gols em 12 jogos, sendo cinco na Copa do Brasil. O jogador se mostrou bastante adaptado à função, sobretudo por atuar mais próximo à meta adversária e ter mais liberdade para movimentação. Agora, terá a função de recomposição no sistema defensivo, além de ser peça fundamental nos contra-ataques celestes.

Mano Menezes lamenta que a equipe tenha de ser mudada, mas acredita que a nova formação surtirá efeito: “Veja como é a situação do técnico... Há uma situação e, para solucioná-la, você pode mexer em até três lugares. Isso pode balançar um pouco o entrosamento que a equipe tem e não podemos perder. Ao mesmo tempo, você quer dar oportunidade a um jogador goleador que é o Ábila. Nesses casos, talvez seja mais coerente colocá-lo. Vamos ver como a equipe se comporta. Se Deus quiser, vamos acertar na escolha”.

Rafael Sobis mudará de característica porque Robinho, um dos pilares da equipe em 2017, sofreu lesão muscular e não tem data prevista para retorno. Já a entrada de Ábila é uma aposta do treinador para melhorar o aproveitamento das finalizações, pois o time celeste sofreu críticas por desperdiçar muitas oportunidades no último jogo dos titulares, o empate com o Tombense, por 1 a 1, no Mineirão. Em jogos oficiais e amistosos, o argentino tem sete gols em 11 partidas pelo Cruzeiro na temporada. A partida em Uberlândia será a 40ª do camisa 9 defendendo a Raposa. Ele balançou as redes 19 vezes no total.

Embora a equipe esteja invicta na temporada, Mano pede comprometimento dos jogadores para não deixar o nível cair. Conquistar a liderança do Campeonato Mineiro ficou um pouco mais difícil para o time celeste, que está a quatro pontos do Atlético, mas o objetivo do treinador é vencer os três últimos jogos desta fase – depois do Uberlândia, a equipe faz clássico com o Atlético e enfrenta o Democrata-GV, ambos no Mineirão. “Não podemos nos acomodar e achar que tudo está correndo bem. Temos que aprimorar em cada trabalho. Uma atividade está sendo feita pra gente tirar o melhor proveito no jogo, usando a capacidade técnica que os jogadores têm”, afirma o treinador.

HUDSON

Além de Ábila, quem entra no time titular é o volante Hudson, substituto de Henrique, outro vetado pelo departamento médico. O ex-são paulino formará o meio-campo com Ariel Cabral, Alisson e Thiago Neves. Assim como Arrascaeta, o zagueiro Caicedo está jogando as Eliminatórias pela Seleção Equatoriana, e a zaga será formada por Leo e Manoel.

Tags: cruzeiroec seriea nacional mineiro2017 interiormg