Cruzeiro

CRUZEIRO

Técnico do Cruzeiro, Mano Menezes recebe medalha da Inconfidência em Ouro Preto

"Me sinto muito contente, muito orgulhoso", disse cruzeirense após cerimônia

postado em 21/04/2017 15:11 / atualizado em 21/04/2017 16:28

Marcelo Sant'anna/Imprensa MG
Antes de comandar o treino do Cruzeiro nesta sexta-feira, na Toca da Raposa II, Mano Menezes recebeu uma homenagem para lá de especial em Ouro Preto, no interior de Minas Gerais. O comandante celeste foi agraciado com a medalha da Inconfidência, maior honraria concedida pelo Estado. O governador Fernando Pimentel foi o responsável por colocar a medalha no peito do treinador, que comemorou o reconhecimento.

“Me sinto muito contente, muito orgulhoso em receber essa honraria que foi dada a tantas personalidades tão grandes, que servem como uma referência. Você olhar para trás, ver nas pessoas que fizeram algo pelo país e pelo mundo, como é o caso do Nelson Mandela, que tentaram mudar o momento que a gente vive hoje”, disse. De acordo com o governo do estado, 134 dos 170 homenageados compareceram à cerimônia.

Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck, a medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha – a que Mano recebeu –, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Foram 40 agraciados com a Grande Medalha, 58 com a Medalha de Honra e 72 com a Medalha da Inconfidência. Entre os homenageados deste ano estão governadores, parlamentares, magistrados, artistas, professores, militares, juristas, médicos, advogados, gestores públicos, historiadores, religiosos e empresários.

O Grande Colar foi entregue, in memoriam, a Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, representado na solenidade pelo embaixador da África do Sul no Brasil, Ntshikiwane Joseph Mashimbye. Mandela foi um ativista na luta contra o apartheid, regime que segregava os negros, a quem não era reconhecida a maioria dos direitos políticos, econômicos e sociais, na África do Sul. Preso durante 27 anos, sua libertação foi objeto de intensa campanha internacional. Tornou-se, em 1994, o primeiro presidente negro da história de seu país.

Marcelo Sant'anna/Imprensa MG

Tags: Medalha da Inconfidência Fernando Pimentel cruzeiro