Cruzeiro

COPA DO BRASIL

Com apoio de multidão na arquibancada, Cruzeiro faz jogo do ano contra o Grêmio

Raposa precisa vencer o Tricolor por dois gols de diferença para avançar

postado em 23/08/2017 06:00 / atualizado em 23/08/2017 00:27

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

São 90 minutos que valem a temporada. A frase resume bem o discurso dos jogadores e do treinador do Cruzeiro para a partida contra o  Grêmio, nesta quarta-feira, às 21h45, no Mineirão, pela volta da semifinal da Copa do Brasil. Depois de fracassar no Campeonato Mineiro e na Copa Sul-Americana, além de ver o Campeonato Brasileiro cada vez mais próximo do Corinthians, a Raposa tem na competição mata-mata a sua última chance de título importante em 2017, ano que marca a despedida do presidente Gilvan de Pinho Tavares  da presidência do clube.

O Cruzeiro precisa vencer o Grêmio por dois gols de diferença; vitória por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Para tentar reverter a vantagem gremista, o time celeste vai contar com o apoio do torcedor. A Raposa divulgou que 50.085 cruzeirenses estão garantidos no confronto. Restam apenas ingressos do setor “Roxo Superior” (R$ 100). A Minas Arena também negocia tíquetes.

Mas vencer o Tricolor gaúcho mesmo que pelo placar mínimo é tarefa inglória. Nesta temporada, sempre que jogou com sua formação principal longe de sua arena, o Grêmio não perdeu uma partida sequer por 1 a 0 – resultado que levaria as semifinais para a disputa por pênaltis – ou dois gols de diferença. A equipe do técnico Renato Gaúcho até foi derrotada, mas por placares que lhe garantiriam o passaporte à decisão. Isso aconteceu diante de Caxias (2 a 1, pelo Campeonato Gaúcho) e Deportes Iquique-CHL (2 a 1, pela fase de grupos da Copa Libertadores).

O técnico Mano Menezes fechou o treino dessa terça-feira e não divulgou o time que vai mandar a campo. Antes da atividade, os jogadores receberam apoio da torcida, que foi à Toca da Raposa demonstrar confiança na vaga. Em relação à última partida contra o Grêmio (1 a 0), na Arena, o Cruzeiro deve ter uma novidade: Hudson na vaga de Lucas Silva. A escalação de Lucas Romero na lateral direita ainda é incerta. O argentino sentiu dores no tornozelo após o primeiro duelo contra o Tricolor no Sul, mas deve ser escalado. Ezequiel assume a posição caso Romero não tenha condições.



Para arrancar a classificação no Mineirão, os jogadores do Cruzeiro sabem que precisam se doar ao máximo. “A gente tem que dar um pouco a mais do que estamos dando. É um jogo grande para fazer o que vínhamos fazendo no comum, no normal. Temos de fazer coisas diferentes para surpreender o adversário. Igual você falou, o chute de fora da área pode pegar desprevenido o time deles. Nosso time tem chutado pouco de fora da área. Acho que contra o Sport nós arriscamos um chute com o Thiago, no travessão. Contra o Grêmio foi um chute meu no segundo tempo. É uma opção que podemos arriscar mais, pois temos jogadores com condições de finalização de fora da área. É uma coisa boa que a gente pode tentar nesse jogo para surpreender o adversário”, afirmou o lateral-esquerdo Diogo Barbosa.



Grêmio


Assim como Mano Menezes, Renato Gaúcho também preferiu fazer mistério. O time gaúcho pode ter duas novidades. O zagueiro Bressan deve ficar com a vaga de Pedro Geromel, lesionado. Já Maicon, recuperado de contusão, também pode pintar no time. Ele briga com Arthur por uma vaga no meio. Apesar de ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, o técnico Renato Gaúcho disse que seu time não vai jogar pensando na vantagem construída.

“A gente tem que esquecer a pequena vantagem que a gente tem. O jogo está em aberto tanto para o Grêmio quanto para o Cruzeiro. Vai com certeza ser um grande jogo com muitas emoções. O Grêmio vai jogar da mesma forma que jogou nas competições independente do adversário e do campeonato que tem disputado. O Grêmio tem o seu modo de jogar, vamos jogar tomando os nossos cuidados, mas vamos no Mineirão para buscar a classificação”, destacou Renato Gaúcho.





CRUZEIRO X GRÊMIO


Cruzeiro
Fábio; Lucas Romero (Ezequiel), Leo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique e Hudson (Lucas Silva); Robinho, Thiago Neves e Alisson; Rafael Sobis (Raniel)
Técnico: Mano Menezes

Grêmio
Marcelo Grohe; Edílson, Bressan, Kannemann e Cortez; Arthur (Maicon), Michel, Ramiro, Luan e Pedro Rocha; Lucas Barrios.
Técnico: Renato Portaluppi

Motivo: jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil
Data: quarta-feira, 23 de agosto
Horário: 21h45 (de Brasília)
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA/RJ)
Auxiliares: Rodrigo Henrique Correa (FIFA/RJ) e Thiago Henrique Farinha (CBF/RJ)

Tags: Copa do Brasil multidão arquibancada torcida apoio copadobrasil gremiors grêmio cruzeiro