Basquete

Jogos Olímpicos

Varejão garante estar recuperado e pronto para defender Seleção Brasileira

Ala do Cleveland Cavaliers trabalha para chegar bem à apresentação no dia 10 de junho

postado em 21/05/2012 20:14 / atualizado em 21/05/2012 20:25

REUTERS/Aaron Josefczyk
O técnico Rubén Magnano nunca escondeu sua preocupação com Anderson Varejão. O ala/pivô, sempre disponível para atender aos chamados da seleção brasileira de basquete, passou por momentos difíceis nos dois últimos anos. Com lesões e cirurgia, não pôde disputar o Pré-Olímpico de Mar del Plata, no ano passado, e mal jogou em 2012. Mas o jogador do Cleveland Cavaliers afirma estar recuperado de seu último problema - uma fratura na mão direita, sofrida em fevereiro - e trabalha para chegar bem à apresentação do time do Brasil, no dia 10 de junho.

No esforço para recuperar o tempo perdido por causa da lesão, Varejão escalou até a namorada Marcelle para entrar em quadra. "A gente fez uns três treinos juntos. Ela me ajuda nos rebotes, passa algumas bolas", contou o jogador, ao falar sobre a amada, que não é atleta. "Na verdade, ela nunca jogou, mas para passar uma bola também não é nada de tão difícil assim, né?", brincou.

Varejão até tentou participar dos últimos jogos do Cavaliers na temporada regular da NBA, mas as dores não permitiram. Liberado pela equipe, ele já está no Brasil há três semanas e garante que essa dificuldade foi superada. "Eu já estou fazendo um trabalho físico e com bola, então acho que vai dar para chegar bem na apresentação", disse o ala/pivô, que está no Rio e conta com um programa de treinos preparado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e é auxiliado pelo fisioterapeuta Henrique Jatobá, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Nos próximos dias, um auxiliar técnico de seu time na liga norte-americana chega ao País para ajudá-lo nos treinamentos.

Animado com a sua primeira participação olímpica, Varejão avalia que o Brasil vai com um grupo forte para Londres. "Teremos força máxima, e isso vai nos ajudar a brigar por uma medalha, tenho certeza. No que depender de mim, darei o máximo para chegar ao pódio", avisou. Ele também nega que o Cavaliers tem tentado pressioná-lo para não se apresentar à seleção - a informação foi dada por Magnano. "Ouvi que publicaram isso aqui, mas nunca ninguém falou nada para mim. Não tive nenhum problema e, se eu estou totalmente recuperado, não há motivos para que o clube tente me coibir de jogar a Olimpíada."

Tags: londres2012