Basquete

BASQUETE

Para manter a bola em alta

Presidente da Federação Mineira de Basketball, Álvaro Cotta Teixeira da Costa, apresentou plano de gestão para o quadriênio 2013/2016

postado em 22/05/2013 11:20 / atualizado em 22/05/2013 11:25

Marcos Vieira/EM/D.A Press
Disseminar o esporte, capacitar os profissionais envolvidos e elevar o nível técnico dos atletas, investindo, sobretudo, nas categorias de base. Com esses três pilares, o presidente da Federação Mineira de Basketball (FMB), Álvaro Cotta Teixeira da Costa, apresentou nessa terça-feira, no Espaço Cultural do Estado de Minas, o plano de gestão para o quadriênio 2013/2016. O objetivo é que os programas da entidade – como os festivais de minibasquete e os campeonatos das categorias sub-13 a sub-19 – ajudem na formação e desenvolvimento técnico de mais de 6 mil atletas até 2016.

“Quanto maior nossa base, melhor será nosso desenvolvimento até a profissionalização. Nós temos atletas mineiros em praticamente todos os times do NBB, espalhados pelo Brasil, na Europa e até na NBA, com o Fab Melo (Boston Celtics), que treinou no Olympico. Minas Gerais tem potencial para identificar e trabalhar talento”, explicou Álvaro Cotta, que pretende expandir o esporte no interior, a começar por dois pólos importantes: o Triângulo e o Sul do estado. “O crescimento vai passar, obrigatoriamente, pelo interior de Minas Gerais. Não dá para crescer apenas pensando na região metropolitana”, ressalta.

Uma das metas é expandir as categorias sub-13 e sub-14, consideradas as portas de entrada para o esporte. A meta é passar de 22 equipes, inscritas no último campeonato, para 68 times em quatro anos. Para isso, a Federação conta com o apoio dos principais clubes formadores da capital – diretores de Ginástico, Mackenzie, Minas, Olympico e Santo Agostinho estiveram presentes ontem –, e dos governos estadual e municipal. “Já temos convênios assinados, como o mini-basquete, que a secretaria ajudou. Todos os torneios que a federação organizar terão a participação da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, a medida da nossa possibilidade”, afirmou o secretário da pasta, Eros Biondini

Para o diretor-executivo do Estado de Minas, Geraldo Teixeira da Costa Neto, o basquete mineiro tem tudo para fortalecer ainda mais. “Minas Gerais tem que aproveitar este momento de fortalecimento do basquete brasileiro, com retorno à Olimpíada e com o NBB. A FMB apresentou um projeto consistente, significativo, que os Diários Associados faz questão de apoiar”, explicou.

SELEÇÃO DE NOVOS

A preocupação em renovar o basquete brasileiro para o ciclo Rio’2016 teve outro importante passo importante ontem. O técnico Rubén Magnano convocou a Seleção Brasileira de Novos, que participará de um período de treinamento e do Torneio Internacional na França. Entre os convocados, o único representante de time mineiro é o pivô Leonardo Wasziewicz, finalista do NBB com o Uberlândia. O pivô Cristiano Felício, ex-Minas e atualmente na Universidade de Oregon também foi lembrado, assim como seu ex-companheiro de equipe, o armador Cauê Borges (hoje, em Franca).