Basquete

NBA

A dois passos da final

Thiago Splitter pode se tornar o segundo brasileiro a chegar a final da NBA

postado em 25/05/2013 08:22 / atualizado em 25/05/2013 08:28

Ronald Martinez/Getty Images/AFP
O pivô brasileiro Tiago Splitter entra em quadra hoje com a chance de ficar ainda mais próximo de se tornar o segundo brasileiro a disputar uma decisão da NBA, a liga profissional norte-americana de basquete. Com a vantagem de 2 a 0 na série melhor de sete jogos, o seu time, San Antonio Spurs, enfrenta o Memphis Grizzlies, às 22h (de Brasília), pelas finais da Conferência Oeste. Caso vença, o Spurs fica a um jogo de chegar à quinta decisão de sua história – a primeira desde que o catarinense chegou ao Texas, em 2010.

O único brasileiro a jogar a finalíssima da maior liga de basquete do mundo foi Anderson Varejão, pelo Cleveland Cavaliers, na temporada 2006/2007. Mas o capixaba não teve muita sorte. Diante justamente do San Antonio Spurs, o Cavs perdeu por 4 a 0, em época que contava ainda com o astro LeBron James, hoje no Miami Heat.

Splitter faz uma boa temporada, apesar das lesões. Depois de dois anos tentando convencer o técnico Gregg Popovich de suas qualidades, ganhou a confiança do treinador e é o pivô titular, dominando o garrafão ao lado de Tim Duncan. Em sua terceira temporada, tem médias de 10,3 pontos e 6,4 rebotes por jogo, seus melhores números na carreira. Nos playoffs, caiu de rendimento depois de uma entorse no tornozelo durante a série contra o Los Angeles Lakers. Mas retornou nas semifinais, quando ajudou o Spurs a despachar o Golden State Warriors. Na vitória sobre o Memphis Grizzlies, por 93 a 89, quarta-feira, ele marcou 14 pontos e pegou quatro rebotes.

DUPLA VITORIOSA Eliminar o surpreendente Memphis Grizzlies e chegar a mais uma decisão é considerado crucial para a história do próprio Spurs, que chegou à NBA em 1976 com a fusão da liga com a extinta ABA. Especula-se que o técnico Gregg Poppovich e o ala-pivô Tim Duncan possam se aposentar caso os texanos conquistem o pentacampeonato. Poppovich assumiu o time em 1996 e Duncan na temporada seguinte. Os dois são os únicos que estiveram nas quatro conquistas, em 1999, 2003, 2005 e 2007. Curiosamente, a equipe nunca perdeu nas decisões a que chegou.

O vencedor da série entre Spurs e Grizzlies enfrenta Miami Heat, que luta pelo bicampeonato consecutivo, ou Indiana Pacers, que eliminou o favorito New York Knicks.