Basquete

MUNDIAL

No Mundial, Splitter quer levar jogo coletivo do San Antonio Spurs à Seleção Brasileira

Pivô frisa mentalidade do espírito coletivo em detrimento dos desejos individuais

postado em 22/07/2014 10:40

Gazeta Press

Gáspar Nóbrega/CBB

Campeão da NBA com o San Antonio Spurs, o pivô Tiago Splitter acredita que a Seleção Brasileira deve adotar o espírito de jogo coletivo de seu time para a disputa do Campeonato Mundial masculino de basquete. A franquia do Texas conquistou a liga norte-americana derrotando na final o Miami Heat, das estrelas LeBron James, Chris Bosh e Dwyane Wade.

O confronto foi uma reedição da decisão da temporada passada da NBA, vencida pelo Heat no sétimo jogo da série. Neste ano, o San Antonio Spurs conseguiu impor seu jogo sobre a estrelada franquia da Flórida e levou o título já na quinta partida depois de sete anos de fila.

“Quero trazer essa mentalidade de a gente jogar como um grupo, esquecer o eu e jogar por nós. Espero poder ajudar um pouco e acho que todo mundo é consciente de que esta é a única forma de se formar uma Seleção vitoriosa”, disse Tiago Splitter, que atuou em 59 partidas pelos Spurs.

A ideia é a mesma do técnico Rubén Magnano, que está à frente da Seleção desde 2010. O argentino, campeão olímpico com seu país em Atenas-2004, usará todo o mês de agosto para preparar o Brasil para o Mundial da Espanha e pretende intensificar o trabalho na criação de um espírito coletivo.

“Nós temos jogadores sumamente altruístas. Eles conhecem de basquete, são muito solidários e sabem bem o que significa jogar como equipe”, analisou o treinador argentino, que levou ao Brasil à quinta colocação do torneio dos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

A Seleção Brasileira começou a treinar para o Mundial da Espanha, realizado entre 30 de agosto e 14 de setembro, nesta segunda-feira em São Paulo, onde fará quase toda sua preparação com dois treinos diários. Na programação do time nacional há torneios amistosos com Argentina, Angola, México, Lituânia, Eslovênia e Irã, além de uma partida contra os Estados Unidos, em Chicago.

O primeiro compromisso da equipe nesta fase de preparação é um triangular contra Argentina e Angola, entre 31 de julho e 2 de agosto no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

Tags: brasil spurs mundial basquete splitter