Basquete

SELEÇÃO BRASILEIRA

Seleção Brasileira estreia no Pré-Olímpico diante do Uruguai, algoz na Copa América

A primeira rodada ainda terá confrontos entre República Dominicana e México

postado em 30/03/2015 14:50

AFP PHOTO
A Seleção Brasileira de Basquete conheceu seu adversário na estreia no Pré-Olímpico das Américas de Monterrey, no México. No dia 25 de agosto, os brasileiros iniciam a competição diante do Uruguai, algozes da equipe verde-amarela na terceira rodada da fase de grupos da Copa América 2013.

O tropeço por 79 a 73, juntamente com derrotas para Porto Rico, Canadá e Jamaica, culminou na eliminação do Brasil ainda na primeira fase da competição e teria deixado os brasileiros de fora da Copa do Mundo da Espanha 2014, não fosse o convite da Federação Internacional de Basquete (Fiba) para a equipe disputar o torneio. Até 2013, os brasileiros estavam invictos em duelos com uruguaios. As equipes voltaram a se enfrentar no ano passado, na disputa do bronze do Campeonato Sul-Americano na Venezuela, em que o Brasil foi com o time B e venceu por 66 a 61.

Além de Brasil e Uruguai, a primeira rodada do Pré-Olímpico terá confrontos entre República Dominicana e México, Cuba e Venezuela. Argentina e Porto Rico completam a rodada. Na sequência, os comandados de Rubén Magnano enfrentam os dominicanos no dia 26 de julho, os mexicanos no dia 27 e encerram a fase de grupos diante dos panamenses no dia 29.

A competição vai até o dia 6 de setembro e garante duas vagas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Os times que ficarem do terceiro ao quinto lugar ainda terão a chance de buscar a vaga no Pré-Olímpico Mundial, no ano que vem. Os Estados Unidos, atuais campeões mundiais, já têm vaga garantida, e o Brasil, como país-sede, aguarda decisão da Fiba para saber se receberá ou não convite para participar dos Jogos sem depender do Pré-Olímpico. A previsão é que a entidade dê uma resposta até junho.