Basquete

NBA

Com show de Harden, Rockets vence Warriors e ganha sobrevida na final da Conferência Oeste

Com 45 pontos, barbudo evita eliminação precoce do Houston Rockets

postado em 26/05/2015 09:01 / atualizado em 26/05/2015 09:08

Ronald Martinez/AFP

Necessitando de apenas mais uma vitória para avançar a final da NBA e se sagrar campeão da Conferência Oeste depois de 40 anos, o Golden State Warriors teve seu sonho adiado nesta segunda-feira pelo Houston Rockets. Em jogo disputado em solo texano, no Toyota Center, o time da casa bateu os californianos pelo placar de 128 a 115, alcançando seu primeiro triunfo na série melhor de sete partidas, deixando a chave em 3 a 1 a favor do elenco de Oakland.

O grande responsável pela vitória do Houston Rockets foi James Harden, cestinha do duelo, com 45 pontos. Também pela equipe do Texas, Dwight Howard foi um dos destaques, alcançando um duplo-duplo (14 pontos e 12 rebotes). No Golden State Warriors, Klay Thompson, Stephen Curry e Draymond Green se destaram com 24, 23 e 21 pontos, respectivamente. Membro do elenco californiano, o brasileiro Leandrinho Barbosa teve um bom desempenho, com 12 pontos.

Mas o jogo não teve apenas jogadas espetaculares. O lance que assustou os espectadores da partida aconteceu no segundo quarto. MVP da temporada, Stephen Curry disputou bola com Trevor Ariza, mas acabou subindo demais e caiu por cima do adversário. O atleta do Golden State teve uma queda de mal jeito, batendo a nuca no chão. Após o atendimento, o jogador deixou a quadra e fez testes para ver se poderia retornar ao confronto. Na metade do terceiro período, o astro dos Warriors conseguir voltar ao encontro.

Mesmo perdendo, o Golden State segue liderando a série com folga (3 a 1), precisando de mais uma vitória para avançar à decisão da NBA. A vaga dos californianos na final pode ser confirmada na quarta-feira, quando as equipes duelam na Oracle Arena, em Oakland, casa dos Warriors.

O jogo – Liderando a série por 3 a 0, o Golden State Warriors teve um péssimo início de partida. Logo nos primeiros minutos, o Houston Rockets abriu 12 a 0 sobre os californianos, que tentavam reagir com as cestas de Stephen Curry. Contando com ótimas performances de Josh Smith e James Harden, a franquia do Texas construiu uma vantagem de 23 pontos.

Precisando reagir, o Golden State Warriors voltou bem no segundo quarto. Em sua busca pela reabilitação na partida, os californianos perderam Stephen Curry, que deixou a etapa após cair de nuca. Mesmo sem o MVP da temporada, o elenco de Oakland chegou a incomodar o Houston Rockets com as bolas de três de Klay Thompson, ficando 10 pontos atrás dos texanos ao final do cronômetro.

Já com Stephen Curry de volta, o Golden State Warriors não conseguiu manter a boa performance no terceiro quarto. Com o MVP mal na partida, os californianos apostaram em Draymond Grenn e Andre Iguodala, mas os texanos retornaram bem para o período. Contando com um James Harden inspirado, o Houston Rockets praticou assegurou a sua vitória ao ir para a etapa final com uma vantagem de 15 pontos.

Precisando de uma exibição excepcional para virar o marcador, o Golden State Warriors retornou muito bem no último período. A equipe californiana acertou quatro chutes de três seguidos nos primeiros minutos da partida, encostando no placar. Só que James Harden chamou a responsabilidade e liderou as jogadas ofensivas do Houston Rockets, decretando a vitória dos texanos por 128 a 115.

Tags: nba